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Disciplina Negociação: Estratégias e Competências

  • Apresentação

    Apresentação

    A negociação é um processo central para a gestão organizacional, particularmente no que toca aos seus stakeholders. É necessário que haja um ajustamento entre as pessoas, no que às suas competências, habilidades, conhecimentos técnicos, e motivações concerne, e os objetivos estratégicos definidos pela organização, o que consequentemente determinará o seu sucesso através da concretização dos seus objetivos. Neste sentido, esta unidade curricular tem como objetivo facultar aos alunos o desenvolvimento de competências técnicas e raciocínio crítico necessário para que os mesmos sejam capazes de obter uma visão integrada dos principais aspetos que determinam a eficiência e eficácia do processo de negociação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Noções introdutórias
    • Conflito como processo
    • O processo de negociação
    • Fases do processo de negociação
    • Estratégias negociais
    • Competências de negociação
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender o conceito de negociação;
    • Compreender e identificar as fases do processo de negociação;
    • Compreender e identificar diferentes estratégias de negociação;
    • Compreender, identificar e desenvolver competências de negociação.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrerão numa metodologia teórico-prática, que se baseia numa breve apresentação do professor sobre as temáticas, seguida da consulta e análise dos alunos das temáticas do programa, com recurso a leituras comentadas, casos de simulação, utilização de casos práticos, exposições teóricas, discussão de textos e trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo.

    Pina e Cunha. M., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, (8ª edição). Lisboa: RH Editora.

    Pina e Cunha, M., Rego A., Lopes, M.P., & Ceitil, C. (2017). Organizações Positivas: Manual de Trabalho e Formação. Lisboa: Edições Sílabo. 

INSCRIÇÃO AVULSO
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