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Apresentação
Apresentação
A negociação é um processo central para a gestão organizacional, particularmente no que toca aos seus stakeholders. É necessário que haja um ajustamento entre as pessoas, no que às suas competências, habilidades, conhecimentos técnicos, e motivações concerne, e os objetivos estratégicos definidos pela organização, o que consequentemente determinará o seu sucesso através da concretização dos seus objetivos. Neste sentido, esta unidade curricular tem como objetivo facultar aos alunos o desenvolvimento de competências técnicas e raciocínio crítico necessário para que os mesmos sejam capazes de obter uma visão integrada dos principais aspetos que determinam a eficiência e eficácia do processo de negociação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6350-23297
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Noções introdutórias
- Conflito como processo
- O processo de negociação
- Fases do processo de negociação
- Estratégias negociais
- Competências de negociação
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Objetivos
Objetivos
- Compreender o conceito de negociação;
- Compreender e identificar as fases do processo de negociação;
- Compreender e identificar diferentes estratégias de negociação;
- Compreender, identificar e desenvolver competências de negociação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrerão numa metodologia teórico-prática, que se baseia numa breve apresentação do professor sobre as temáticas, seguida da consulta e análise dos alunos das temáticas do programa, com recurso a leituras comentadas, casos de simulação, utilização de casos práticos, exposições teóricas, discussão de textos e trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo.
Pina e Cunha. M., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, (8ª edição). Lisboa: RH Editora.
Pina e Cunha, M., Rego A., Lopes, M.P., & Ceitil, C. (2017). Organizações Positivas: Manual de Trabalho e Formação. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim