filmeu

Disciplina Técnicas de Comunicação e Apresentação

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Técnicas de Comunicação serão abordados meios e tipos de comunicação e realizada uma abordagem às diferentes técnicas utilizadas com vista a uma comunicação eficaz. Explorar-se-ão também os diferentes meios de apresentação e escolha das técnicas mais eficazes consoante o meio a comunicar. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Técnicas de Comunicação
      1. Meios e tipos de comunicação.
      2. Abordagem às diferentes técnicas utilizadas com vista a uma comunicação eficaz.
      3. Exploração de diferentes meios de apresentação e escolha das técnicas mais eficazes consoante o meio. 
    2. Técnicas de Apresentação
      1. Exercícios direcionados para a apresentação de trabalhos e/ou projetos.
      2. Estratégias para uma comunicação impactante. 
    3. Técnicas de Comunicação e Apresentação
      1. Exercícios focados no desenvolvimento de competências comunicativas com foco na voz e dicção.
      2. Trabalho com diferentes sonoridades e utilização do microfone.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes deverão desenvolver competências comunicativas no estudante, com especial foco na linguagem, dicção e voz e visando uma aplicabilidade prática no dia a dia. Do ponto de vista profissional e social, uma comunicação eficiente tem um impacto positivo nos resultados das empresas e equipas de trabalho.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliação será integrada na unidade curricular de seminário e projeto, em que os estudantes realizam um projeto final de candidatura a um evento.

    A nota dada é constituída por:

    - Processos, cuja avaliação inclui Pontualidade, Assiduidade e Participação nas aulas, e que corresponde a 40% da nota final;

    - Apresentação final, cuja avaliação inclui expressão oral, expressão vocal, expressão visual, controlo do tempo, suporte visual e domínio do assunto, e que corresponde a 60% da nota final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Carrera, F. (2012). Comunicar 2.0 – A Arte de Bem Comunicar no Século XXI. Edições Sílabo, Lisboa.
    • Rego, A. E Cunha, M. (2010). Liderança Positiva. 2ª ed. Edições Sílabo, Lisboa.
    • Ribeiro, L. (2013). Comunicação Global, A magia da Influência. Pergaminho, Lisboa.

     

    Referências eletrónicas / Electronic references

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios