-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa promover junto dos alunos a aplicação, em contexto de exercício, das competências adquiridas ao nível da gestão e direção de operações de socorro e de operações de proteção civil perante a resposta simulada a diferentes situações de emergência. O aluno desenvolve as seguintes competências específicas:
- Capacidade para desempenhar o papel de Comandante num Posto de Comando;
- Capacidade para gerir, liderar e comunicar com uma equipa de Posto de Comando;
- Capacidade para realizar o planeamento estratégico de uma operação aplicando o processo de decisão operacional;
- Capacidade para aplicar processos e sistemas de apoio à tomada de decisão;
- Capacidade para comunicar eficazmente com as forças e entidades presentes, assim como com os meios de comunicação social;
- Capacidade para implementar uma estrutura de comando e controlo da operação;
- Capacidade para efetuar a transferência do comando da operação;
- Capacidade para identificar conclusões e recomendações para operações futuras.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6064-21890
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Exercícios de Postos de Comando em operações de Proteção Civil.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Aplicar os sistemas, normas e procedimentos de gestão de operações em ocorrências de diferentes tipologias;
OA2: Empregar os estilos de liderança e comunicação adequados à gestão da equipa do Posto de Comando;
OA3: Utilizar os princípios de organização e funcionamento de um Estado-Maior no âmbito do processo de tomada de decisão;
OA4: Empregar sistemas e tecnologias de informação para apoio à tomada de decisão;
OA5: Elaborar um plano estratégico de ação adequado ao tipo de operação;
OA6: Implementar uma estratégia de comunicação eficaz com as forças e entidades intervenientes na operação, bem como na relação com os meios de comunicação social;
OA7: Aplicar as ferramentas de coordenação, comando e controlo da operação;
OA8: Utilizar os procedimentos corretos para a transferência do comando da operação.
OA9: Identificar conclusões e recomendações para operações futuras.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias utilizadas na UC correspondem a:
- Método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Técnica de exposição dialogada, em que o formando participa na sessão e comenta;
- Método interrogativo em que os formandos respondem a questões colocadas pelo formador;
- Método ativo com recurso à técnica de simulação, nomeadamente com a utilização de um sistema de realidade virtual para a realização de práticas simuladas de resposta a situações de emergência.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e realização de exercícios) (100%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gomes, A. (2002). Manual de Comando Operacional. Sintra: Escola Nacional de Bombeiros.
Prosser, T. & Taylor, M. (2019). Fire and Rescue Incident Command: A practical guide to incident ground management. West Sussex: Pavilion Publishing and Media Ltd.
TSO (2008). Fire Service Operations: Incident Command (3rd ed.). Great Britain: Department for Communities and Local Government.
Decreto-lei n.º 134/2006, de 25 de julho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei n.º 114/2011, de 30 de novembro e pelo Decreto-lei n.º 72/2013, de 31 de maio (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro).
Despacho n.º 3551/2015, de 9 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Sistema de Gestão de Operações).
Despacho n.º 3317-A/2018, de 3 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Revisão do Sistema de Gestão de Operações).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Vitor Reis
A coordenar
Sala virtual
-
Mobilidade
Mobilidade
Não