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Disciplina Práticas Simuladas de Operações

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa promover junto dos alunos a aplicação, em contexto de exercício, das competências adquiridas ao nível da gestão e direção de operações de socorro e de operações de proteção civil perante a resposta simulada a diferentes situações de emergência. O aluno desenvolve as seguintes competências específicas:

    1. Capacidade para desempenhar o papel de Comandante num Posto de Comando;
    2. Capacidade para gerir, liderar e comunicar com uma equipa de Posto de Comando;
    3. Capacidade para realizar o planeamento estratégico de uma operação aplicando o processo de decisão operacional;
    4. Capacidade para aplicar processos e sistemas de apoio à tomada de decisão;
    5. Capacidade para comunicar eficazmente com as forças e entidades presentes, assim como com os meios de comunicação social;
    6. Capacidade para implementar uma estrutura de comando e controlo da operação;
    7. Capacidade para efetuar a transferência do comando da operação;
    8. Capacidade para identificar conclusões e recomendações para operações futuras.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Exercícios de Postos de Comando em operações de Proteção Civil.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Aplicar os sistemas, normas e procedimentos de gestão de operações em ocorrências de diferentes tipologias;

    OA2: Empregar os estilos de liderança e comunicação adequados à gestão da equipa do Posto de Comando;

    OA3: Utilizar os princípios de organização e funcionamento de um Estado-Maior no âmbito do processo de tomada de decisão;

    OA4: Empregar sistemas e tecnologias de informação para apoio à tomada de decisão;

    OA5: Elaborar um plano estratégico de ação adequado ao tipo de operação;

    OA6: Implementar uma estratégia de comunicação eficaz com as forças e entidades intervenientes na operação, bem como na relação com os meios de comunicação social;

    OA7: Aplicar as ferramentas de coordenação, comando e controlo da operação;

    OA8: Utilizar os procedimentos corretos para a transferência do comando da operação.

    OA9: Identificar conclusões e recomendações para operações futuras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias utilizadas na UC correspondem a:

    - Método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Técnica de exposição dialogada, em que o formando participa na sessão e comenta;

    - Método interrogativo em que os formandos respondem a questões colocadas pelo formador;

    - Método ativo com recurso à técnica de simulação, nomeadamente com a utilização de um sistema de realidade virtual para a realização de práticas simuladas de resposta a situações de emergência.

    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Avaliação Contínua (presença nas aulas, participação nas aulas e realização de exercícios) (100%); ou um Exame Final (100%) em época de exame.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gomes, A. (2002). Manual de Comando Operacional. Sintra: Escola Nacional de Bombeiros.

    Prosser, T. & Taylor, M. (2019). Fire and Rescue Incident Command: A practical guide to incident ground management. West Sussex: Pavilion Publishing and Media Ltd.

    TSO (2008). Fire Service Operations: Incident Command (3rd ed.). Great Britain: Department for Communities and Local Government.

    Decreto-lei n.º 134/2006, de 25 de julho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-lei n.º 114/2011, de 30 de novembro e pelo Decreto-lei n.º 72/2013, de 31 de maio (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro).

    Despacho n.º 3551/2015, de 9 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Sistema de Gestão de Operações).

    Despacho n.º 3317-A/2018, de 3 de abril, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Revisão do Sistema de Gestão de Operações).

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Vitor Reis

    A coordenar

    Sala virtual

     

     

     

     

     

     

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