-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular tem como objetivo desenvolver nos alunos uma consciência sobre o empreendedorismo social de forma a desenvolver negócios ou atividadee ou ferramentas inovadoras para contribuir diretamente no bem-estar a comunidade ou sociedade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 1.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2517-15641
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Responsabilidade social
1.1 Perceção do conceito de responsabilidade social
1.2 Responsabilidade social empresarial
2. Marketing social
3. Empreendedorismo social
3.1 Evolução e caracteristicas do empreendedorismo social
3.2 Tríada do empreendedorismo social
3.3 Pilares do empreendedorimo
3.4 Empreendedorismo social vs empreendedorismo tradicionals
3.5 Perfil do empreendedor social
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender o conceito de responsabilidade social
OA2: Compreender o conceito de marketing social
OA3: Compreender o conceito de empreendedorismo social
OA4: Aplicar o conceito de empreendedorismo social numa empresa ou atividade ou novo negócio
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas sessões teóricas são ministrados os conceitos chave da Unidade Curricular. Nas sessões práticas são analisados estudos de caso.
A avaliação é realizada através de um trabalho individual sobre empreendedorismo social. Ou a realização de um Exame em época de exames.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chahine, T. (2016). Introduction to Social Entrepreneurship (1st Ed.) CRC Press. ISBN 9781498717045.
Kabir, M.N. (2019). Knowledge-Based Social Entrepreneurship: Understanding Knowledge Economy, Innovation, and the Future of Social Entrepreneurship. Palgrave maclillan. ISBN: 978-1-137-34809-8.
Layton, R. & Brinddle, M. (2017). Social Entrepreneurship for Development: A Business Model. Routledge.
Nordic Council of Ministers (2015). Social entrepreneurship and social innovation: Initicatives to promote social entrepreneurship and social innocation in the Nordic countries. Rosendahls-Schultz Grafisk. ISBN 978-92-893-3
Agrawal, A., & Kumar, P. ( 2018). Social entrepreneurship and sustainable businenn models. Haryana: The case of India. Palgrave macmillan. ISBN: 978-3-319-74487-2.
Kummitha, R. (2017). Social entrepreneurship and social inclusion: Processes, practices, and prospects. Palgrave macmillan. ISBN: 978-981-10-1615-8
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carlos Rouco
quarta-feira (15h00-17h30)
C 1.18
-
Mobilidade
Mobilidade
Não