-
Apresentação
Apresentação
- Esta U.C pretende desenvolver a capacidade dos alunos pensarem um negócio, desenvolverem um modelo de negócio e avaliarem a sua viabilidade financeira.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 6.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2517-4474
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Visão geral da ferramenta para desenvolvimento do Modelo de Negócios
- Métodos de geração de ideias e identificação de oportunidades de negócio. Seleção de ideias para projeto
- Processo de análise do ambiente externo do negócio, do setor e do mercado. Definição de objetivos e da estratégia genérica.
- Desenvolvimento do modelo de negócio.
- A integração das estratégias de produção, de marketing e financeira
- Desenvolvimento do plano de negócios (PN)
- Preparação de apresentação a potenciais investidores.
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de elaborar um projeto empresarial de âmbito da Sustentabilidade e da Economia Circular em todas as suas vertentes, desde a ideia de negócio e a criação de um modelo de negócio, até ao planeamento da sua implementação e crescimento.
- Planear as necessidades de investimento, as formas de o financiar e obter uma avaliação da viabilidade financeira do projeto.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino nesta Unidade Curricular assenta num processo de aprendizagem fazendo (learning by doing). O conhecimento específico para a utilização das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do Plano de Negócio, é introduzido no decorrer das aulas, seguido da sua aplicação pelos alunos.
A avaliação assenta do desenvolvimento de um projeto de empresa ou unidade de negócio, caso se trate de uma grande empresa já existente, e será determinada através dos seguintes elementos:
- Identificação da oportunidade de negócio, análise do mercado e do setor, e desenvolvimento de uma proposta de valor; 25%;
- Desenvolvimento do modelo de negócio: 30%;
- Plano financeiro: 25%;
- Apresentação e discussão: 20%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Osterwalder, Alexander e Pigneur, Yves (2011). Criar Modelos de Negócio, 2ª edição. Lisboa: D.Quixote.
-
Kawasaki, Guy (2015). The Art of the Start 2.0: The Time-Tested, Battle-Hardened Guide for Anyone Starting Anything. Penguin.
-
Barringer (2018), Bruce R., and Ireland, R. Duane. Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures. 6th Edition. Pearson.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não