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Disciplina Plano de Negócios

  • Apresentação

    Apresentação

    • Esta U.C pretende desenvolver a capacidade dos alunos pensarem um negócio, desenvolverem um modelo de negócio e avaliarem a sua viabilidade financeira.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Visão geral da ferramenta para desenvolvimento do Modelo de Negócios
    • Métodos de geração de ideias e identificação de oportunidades de negócio. Seleção de ideias para projeto
    • Processo de análise do ambiente externo do negócio, do setor e do mercado. Definição de objetivos e da estratégia genérica.
    • Desenvolvimento do modelo de negócio.
    • A integração das estratégias de produção, de marketing e financeira
    • Desenvolvimento do plano de negócios (PN)
    • Preparação de apresentação a potenciais investidores.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolver a capacidade de elaborar um projeto empresarial de âmbito da Sustentabilidade e da Economia Circular em todas as suas vertentes, desde a ideia de negócio e a criação de um modelo de negócio, até ao planeamento da sua implementação e crescimento.
    • Planear as necessidades de investimento, as formas de o financiar e obter uma avaliação da viabilidade financeira do projeto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino nesta Unidade Curricular assenta num processo de aprendizagem fazendo (learning by doing). O conhecimento específico para a utilização das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do Plano de Negócio, é introduzido no decorrer das aulas, seguido da sua aplicação pelos alunos.

    A avaliação assenta do desenvolvimento de um projeto de empresa ou unidade de negócio, caso se trate de uma grande empresa já existente, e será determinada através dos seguintes elementos:

    • Identificação da oportunidade de negócio, análise do mercado e do setor, e desenvolvimento de uma proposta de valor; 25%;
    • Desenvolvimento do modelo de negócio: 30%;
    • Plano financeiro: 25%;
    • Apresentação e discussão: 20%.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Osterwalder, Alexander e Pigneur, Yves (2011). Criar Modelos de Negócio, 2ª edição. Lisboa: D.Quixote.

    • Kawasaki, Guy (2015). The Art of the Start 2.0: The Time-Tested, Battle-Hardened Guide for Anyone Starting Anything. Penguin.

    • Barringer (2018), Bruce R., and Ireland, R. Duane. Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures. 6th Edition. Pearson.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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