filmeu

Disciplina Planeamento Estratégico e Cenarização

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Estratégia, Caraterísticas da Estratégia, Cultura estratégica e Vantagem competitiva;

    CP2: Planeamento estratégico;

    CP3: Análise do ambiente interno e externo;

    CP4: Análise PEST, PESTLE e SWOT;

    CP5: Matriz BCG, Matriz GE/McKinsey, Metodologia 7-S de McKinsey, Modelo das Cinco Forças de Porter, Balanced Scorecard e AVAC.

    CP6: Etapas Usuais do Planeamento estratégico;

    CP7: Bechmarking,

    CP8: Framework Estratégica e Plano Estratégico;

    CP9: Prospetiva estratégica;

    CP10: Modelo dos cenários.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender a o conceito de Estratégia, Caraterísticas da Estratégia, Cultura estratégica e Vantagem competitiva;

    OA2: Compreender o conceito de Planeamento estratégico;

    OA3: Compreender a importância da Análise do ambiente interno e externo;

    OA4: Compreender a importância da Análise PEST, PESTLE e SWOT;;

    OA5: Compreender a importância da Matriz BCG, Matriiz GE/McKinsey, Metodologia 7-S de McKinsey, Modelo das Cinco Forças de Porter, Balanced Scorecard e AVAC;

    OA6: Compreender as Etapas Usuais do Planeamento estratégico;

    OA7: Compreender o conceito de Benchmarking;

    OA8: Compreender o conceito de Framework Estratégica e Plano Estratégico;

    OA9: Compreender o conceito de prospetiva estratégica;

    OA10: Compreender o conceito do Modelo dos cenários.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à compreensão da matéria ministrada. Nas partes práticas promove-se o debate sobre casos de estudo que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    COOK, Thomas (2018). Enterprise Risk Management in the Global Supply Chain. CRC Press.

    CROUHY, Michel,  GALAI, Dan e MARK, Robert (2014). The Essentials of Risk Management. McGraw-Hill.

    GODFREY, Paul, et al. (2020). Strategic Risk Management: New Tools for Competitive Advantage in an Uncertain Age. Berrett-Koehler Publishers.

    HAKAN, Butuner (2016). Case studies in strategic planning. CRC Press.

    JAKHOTIYA, Girish (2013). Strategic Planning, Execution, and Measurement. Productivity Press.

    KENNY, Graham (2005). Strategic Planning And Performance Management. Elsevier Butterworth-Heinemann. ISBN 0 7506 6383 9.

    RAMÍREZ, Rafael e WILKINSON, Angela  (2016). Strategic Reframing: The Oxford Scenario Planning Approach. Oxford University Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios