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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6068-23766
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Estratégia, Caraterísticas da Estratégia, Cultura estratégica e Vantagem competitiva;
CP2: Planeamento estratégico;
CP3: Análise do ambiente interno e externo;
CP4: Análise PEST, PESTLE e SWOT;
CP5: Matriz BCG, Matriz GE/McKinsey, Metodologia 7-S de McKinsey, Modelo das Cinco Forças de Porter, Balanced Scorecard e AVAC.
CP6: Etapas Usuais do Planeamento estratégico;
CP7: Bechmarking,
CP8: Framework Estratégica e Plano Estratégico;
CP9: Prospetiva estratégica;
CP10: Modelo dos cenários.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender a o conceito de Estratégia, Caraterísticas da Estratégia, Cultura estratégica e Vantagem competitiva;
OA2: Compreender o conceito de Planeamento estratégico;
OA3: Compreender a importância da Análise do ambiente interno e externo;
OA4: Compreender a importância da Análise PEST, PESTLE e SWOT;;
OA5: Compreender a importância da Matriz BCG, Matriiz GE/McKinsey, Metodologia 7-S de McKinsey, Modelo das Cinco Forças de Porter, Balanced Scorecard e AVAC;
OA6: Compreender as Etapas Usuais do Planeamento estratégico;
OA7: Compreender o conceito de Benchmarking;
OA8: Compreender o conceito de Framework Estratégica e Plano Estratégico;
OA9: Compreender o conceito de prospetiva estratégica;
OA10: Compreender o conceito do Modelo dos cenários.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à compreensão da matéria ministrada. Nas partes práticas promove-se o debate sobre casos de estudo que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
COOK, Thomas (2018). Enterprise Risk Management in the Global Supply Chain. CRC Press.
CROUHY, Michel, GALAI, Dan e MARK, Robert (2014). The Essentials of Risk Management. McGraw-Hill.
GODFREY, Paul, et al. (2020). Strategic Risk Management: New Tools for Competitive Advantage in an Uncertain Age. Berrett-Koehler Publishers.
HAKAN, Butuner (2016). Case studies in strategic planning. CRC Press.
JAKHOTIYA, Girish (2013). Strategic Planning, Execution, and Measurement. Productivity Press.
KENNY, Graham (2005). Strategic Planning And Performance Management. Elsevier Butterworth-Heinemann. ISBN 0 7506 6383 9.
RAMÍREZ, Rafael e WILKINSON, Angela (2016). Strategic Reframing: The Oxford Scenario Planning Approach. Oxford University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim