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Disciplina Motivação e Liderança de Equipas

  • Apresentação

    Apresentação

    • Este módulo tem como objetivo compreender o impacto da Motivação e Liderança de Equipas em ambiente organizacional e a influência do líder no comportamento das mesmas, sempre, com o propósito de identificar os seus talentos e extrair o melhor de cada um, contribuindo para o sucesso das organizações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos:

    • Motivação;
    • Teorias da Motivação;
    • Ciclo Motivacional;
    • Motivação de Equipas.

    Conceitos:

    • Liderança;
    • Estilos de Liderança;
    • Gestão e Liderança;
    • Liderança de Equipas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Motivação:

    • Compreender a importância da Motivação e o Ciclo Motivacional;
    • Compreender as principais Teorias da Motivação;
    • Compreender o impacto da Motivação nas Equipas.

    Liderança:

    • Compreender a importância da Liderança;
    • Compreender os Estilos de Liderança;
    • Compreender as principais diferenças entre Gestão e Liderança;
    • Compreender e identificar a Liderança aplicada nas Equipas.

    Geral:

    • Compreender as Vantagens e Desvantagens de trabalhar em Equipa;
    • Compreender o papel preponderante da Liderança na Motivação;
    • Compreender a importância da Comunicação e Gestão de Conflitos em contexto organizacional e das equipas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • As aulas decorrem em modalidade de ensino remoto através da plataforma Colibri/ZOOM com base em materiais de apoio disponibilizados no Moodle; Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação (TIC); Questões e exercícios para discussão; Acompanhamento tutorial. 
    • A avaliação dos discentes é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e com o seguinte momento de avaliação: 90% Trabalho de Grupo em formato PowerPoint Templates (50% apresentação em aula e 40% discussão); Assiduidade (10%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8.ª ed.) Editora RH.
    • Maçães, M. (2017) Liderança, Motivação e Comunicação - Volume V. Biblioteca do Gestor, Actual Editora. 
    • Maçães, M. (2017) Pessoas e Gestão de Equipas - Volume X. Biblioteca do Gestor, Actual Editora. 
    • Reis, F.; Silva, V. (2022) Capital Humano - Temas Para uma Boa Gestão das Organizações. Lisboa: Edições Sílabo, 3º Edição. 

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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