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Apresentação
Apresentação
- Este módulo tem como objetivo compreender o impacto da Motivação e Liderança de Equipas em ambiente organizacional e a influência do líder no comportamento das mesmas, sempre, com o propósito de identificar os seus talentos e extrair o melhor de cada um, contribuindo para o sucesso das organizações.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6068-23767
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos:
- Motivação;
- Teorias da Motivação;
- Ciclo Motivacional;
- Motivação de Equipas.
Conceitos:
- Liderança;
- Estilos de Liderança;
- Gestão e Liderança;
- Liderança de Equipas.
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Objetivos
Objetivos
Motivação:
- Compreender a importância da Motivação e o Ciclo Motivacional;
- Compreender as principais Teorias da Motivação;
- Compreender o impacto da Motivação nas Equipas.
Liderança:
- Compreender a importância da Liderança;
- Compreender os Estilos de Liderança;
- Compreender as principais diferenças entre Gestão e Liderança;
- Compreender e identificar a Liderança aplicada nas Equipas.
Geral:
- Compreender as Vantagens e Desvantagens de trabalhar em Equipa;
- Compreender o papel preponderante da Liderança na Motivação;
- Compreender a importância da Comunicação e Gestão de Conflitos em contexto organizacional e das equipas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- As aulas decorrem em modalidade de ensino remoto através da plataforma Colibri/ZOOM com base em materiais de apoio disponibilizados no Moodle; Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação (TIC); Questões e exercícios para discussão; Acompanhamento tutorial.
- A avaliação dos discentes é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e com o seguinte momento de avaliação: 90% Trabalho de Grupo em formato PowerPoint Templates (50% apresentação em aula e 40% discussão); Assiduidade (10%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8.ª ed.) Editora RH.
- Maçães, M. (2017) Liderança, Motivação e Comunicação - Volume V. Biblioteca do Gestor, Actual Editora.
- Maçães, M. (2017) Pessoas e Gestão de Equipas - Volume X. Biblioteca do Gestor, Actual Editora.
- Reis, F.; Silva, V. (2022) Capital Humano - Temas Para uma Boa Gestão das Organizações. Lisboa: Edições Sílabo, 3º Edição.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Sim