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Disciplina Gestão da Manutenção

  • Apresentação

    Apresentação

    Consciencialização sobre importância da gestão da manutenção nas empresas modernas e o seu
    impacto nos bens ou equipamentos, no âmbito das normas e conceitos fundamentais, para o
    desenvolvimento de um processo de gestão da manutenção ao longo do ciclo de vida dos
    equipamentos.
    Permitindo o conhecimento da evolução do conceito de manutenção, nas suas novas vertentes de
    gestão e respetivos desafios de implementação visando a Eficiência e/ou na Eficácia da manutenção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução à Gestão da Manutenção (GM)
    2. Conhecimento dos Equipamentos
    3. Comportamento dos Equipamentos
    4. Custos
    5. Preparação das Ações de Manutenção
    6. Planeamento da Manutenção
    7. A Gestão do Serviço de Manutenção
    8. A Informática na GM
    9. A Gestão de Armazém
    10. Manutenção Lean

  • Objetivos

    Objetivos

    Definir manutenção as diversas tipologias e custos associados;
    Conhecer e analisar os bens ou equipamentos e respetivas problemáticas de manutenção;
    Aclarar normas e conceitos fundamentais em manutenção;
    Desenvolver um processo de gestão da manutenção de equipamentos, instalações e edifícios;
    Desenvolver planos de manutenção, diagnóstico e gestão do ciclo de vida dos equipamentos;
    Compreender a importância do aprovisionamento e gestão do armazém de apoio à manutenção;
    Aperfeiçoar os desempenhos operacionais e financeiros da manutenção;
    Conhecer a evolução do conceito de manutenção e as novas vertentes da sua gestão;
    Conhecer os novos desafios da implementação de conceitos de manutenção centrados na Eficiência
    e/ou na Eficácia, como o Lean e o Six Sigma.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à gestão da manutenção.
    Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente
    apresentados e debatidos.
    Ainda, nas partes práticas, os alunos são colocados perante estudos de situações para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à gestão da manutenção.
    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com o seguinte momento de avaliação: Trabalho de Grupo (TG), até 3 alunos, apresentado em aula 90% (60% para a apresentação e 40% para a discussão) e a assiduidade 10%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ferreira, L. (1998). Uma Introdução à Manutenção. Porto: Publindústria, Edições Técnicas.
    • Cuignet, R. (2006). Gestão da Manutenção. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas.
    • Pinto, J. (2013). Manutenção LEAN. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas.
    • Cabral, J. (2021). Gestão da Manutenção de Equipamentos, Instalações e Edifícios. 4ªEd. Atualizada. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    José Lopes

    20h00 às 21h00

    online

     

     

     

     

     

     

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