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Disciplina Pensamento Crítico e Envolvimento Político

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC PENSAMENTO CRÍTICO E ENVOLVIMENTO POLÍTICO pretende ser um espaço de reflexão, e alarme, sobre a necessidade de dotar a vivência poítica de armas que sigam no sentido oposto à via dos populismo, compreendendo as suas mecânicas.

    Centrado muitas vezes na construção de narrativas, o discurso político pretende levar a população, o eleitor, a escolher determinada opção em detrimento de outras. As lógicas da argumentação percorrem caminhos que nem sempre são os da racionalidade cartesiana nem da ética e da forma moderna de ver a sociedade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Objetivos e introdução:

    - Narrativas, símbolos, percepção, autoridade;

    - O discurso mitológico;

    - Senso comum e cultura popular;

    - A lógica cartesiana e o Cepticismo metodológico;

    - A “crítica”.

     

    2. A construção da Modernidade:

    - Do “Discurso da Servidão Voluntária” (Étienne de La Boétie, 1563) a Foucault;

    - Descartes e o assentimento;

    - O Estado, o monopólio da violência, a busca da segurança;

    - Kant e a relação do sujeito com o mundo; as estruturas a priori; o inato, o que nos condiciona;

    - Hegel e o sentido da História; os heróis e a concretização do devir;

    - Marx e a alienação; o “ópio do povo”.

     

    3. A desconstrução da Modernidade:

    - O Princípio da Incerteza de Heisenberg;

    - A Técnica e a Ciência como ideologia, a visão de Habermas;

    - Witgenshtein: “os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”

    - Um regresso à Pré-Modernidade? As visões de Fukuyama e de Chomsky

  • Objetivos

    Objetivos

    Ao abordar o Pensamento Crítico, pretende-se que o formando fique mais atento e mais capacitado para identificar e trabalhar em quadros onde as narrativas não coincidem necessarimente com a verdade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As sessões de trabalho serão teórico-práticas.

    A avaliação é centrada na realização de um ensaio que tenha como ponto de partida um situação, um caso, que seja trabalhado do ponto de vista da criação da narrative em causa.

    Este trabalho vale 75% da avaliação (50% para a versão escrita, e outro tanto para a sua apresentação e debate em aula), sendo os restantes 25% para a participação em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ennis, Robert H. (2015). Critical Thinking. The Palgrave Handbook of Critical Thinking in Higher Education. [S.l.]: Palgrave Macmillan. 

    Glaser, Edward M. «Defining Critical Thinking». The International Center for the Assessment of Higher Order Thinking (ICAT, US)/Critical Thinking Community. Consultado em 6 de março de 2021

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Paulo Mendes Pinto

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