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Apresentação
Apresentação
A UC PENSAMENTO CRÍTICO E ENVOLVIMENTO POLÍTICO pretende ser um espaço de reflexão, e alarme, sobre a necessidade de dotar a vivência poítica de armas que sigam no sentido oposto à via dos populismo, compreendendo as suas mecânicas.
Centrado muitas vezes na construção de narrativas, o discurso político pretende levar a população, o eleitor, a escolher determinada opção em detrimento de outras. As lógicas da argumentação percorrem caminhos que nem sempre são os da racionalidade cartesiana nem da ética e da forma moderna de ver a sociedade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2321-23111
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Objetivos e introdução:
- Narrativas, símbolos, percepção, autoridade;
- O discurso mitológico;
- Senso comum e cultura popular;
- A lógica cartesiana e o Cepticismo metodológico;
- A “crítica”.
2. A construção da Modernidade:
- Do “Discurso da Servidão Voluntária” (Étienne de La Boétie, 1563) a Foucault;
- Descartes e o assentimento;
- O Estado, o monopólio da violência, a busca da segurança;
- Kant e a relação do sujeito com o mundo; as estruturas a priori; o inato, o que nos condiciona;
- Hegel e o sentido da História; os heróis e a concretização do devir;
- Marx e a alienação; o “ópio do povo”.
3. A desconstrução da Modernidade:
- O Princípio da Incerteza de Heisenberg;
- A Técnica e a Ciência como ideologia, a visão de Habermas;
- Witgenshtein: “os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”
- Um regresso à Pré-Modernidade? As visões de Fukuyama e de Chomsky
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Objetivos
Objetivos
Ao abordar o Pensamento Crítico, pretende-se que o formando fique mais atento e mais capacitado para identificar e trabalhar em quadros onde as narrativas não coincidem necessarimente com a verdade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões de trabalho serão teórico-práticas.
A avaliação é centrada na realização de um ensaio que tenha como ponto de partida um situação, um caso, que seja trabalhado do ponto de vista da criação da narrative em causa.
Este trabalho vale 75% da avaliação (50% para a versão escrita, e outro tanto para a sua apresentação e debate em aula), sendo os restantes 25% para a participação em aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ennis, Robert H. (2015). Critical Thinking. The Palgrave Handbook of Critical Thinking in Higher Education. [S.l.]: Palgrave Macmillan.
Glaser, Edward M. «Defining Critical Thinking». The International Center for the Assessment of Higher Order Thinking (ICAT, US)/Critical Thinking Community. Consultado em 6 de março de 2021
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Paulo Mendes Pinto
qualquer hora
por email
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Mobilidade
Mobilidade
Sim