filmeu

Disciplina Negócios, Diplomacia Económica e Marketing Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC analisa os aspetos relevantes da economia internacional e do ecossistema de negócios num contexto internacional balizado pela globalização e por fatores de imprevisibilidade e complexidade crescentes, nomeadamente em matéria de geopolítica e geoeconomia. São igualmente abordados aspetos relevantes associados aos novos desenvolvimentos tecnológicos e à inovação, vulgo indústria 4.0, assim como os desenvolvimentos associados à sustentabilidade que que condicionam os negócios e a ação externa das empresas e de outras partes interessadas. São igualmente desenvolvidos temas com caráter instrumental, tais como a gestão estratégica,  o marketing internacional e a diplomacia económica (competitive intelligence e business intelligence).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O ambiente internacional de negócios:

    • Geoeconomia; ecossistema tecnológico; desafios societais; transição ecológica

    2.Estratégia internacional:

    • Investimento internacional; cadeias globais de valor; perspetivas sobre os mercados globais e regionais; internacionalização empresarial

    3. Marketing internacional:

    •  Plano de Marketing internacional; marketing digital

    4.Gestão do risco:

    •  Risco-país; imagem-país; riscos globais

    5.Inteligência Económica e Diplomacia Económica:

    •  Conceitos; atores; instrumentos; novas fronteiras da diplomacia económica: o Estado, as empresas e a diplomacia comercial.

    6.Estudo de casos e apresentação de trabalhos:

    • Preparação e apresentação dos trabalhos
  • Objetivos

    Objetivos

    • Conhecer o enquadramento, as tendências e as principais linhas de força do ambiente internacional de negócios;
    • Equacionar os principais desenvolvimentos no ecossistema tecnológico e a nível da sustentabilidade
    • Compreender as diferentes dimensões da estratégia de negócios e a importância do marketing internacional
    • Conhecer as motivações, os fluxos e a natureza do comércio e do investimento internacional;
    • Compreender a importância das redes de conhecimento e de influência nos negócios internacionais;
    • Perceber a importância da diplomacia económica e dos seus atores e instrumentos na ação externa das empresas, dos Estados e outras organizações;
    • Apreender os conceitos e instrumentos básicos de gestão das operações internacionais.
    • Saber instrumentalizar os conceitos e ferramentas apreendidas
    • Desenvolver capacidades de estudo e de investigação autonomamente.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em síntese:

    - Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação;

    -Questões para discussão;

    -Análise de casos;

    - Acompanhamento tutorial

    - As aulas favorecem a avaliação contínua, podendo  ocorrer online/e-learning, via Moodle /Videoconferência/ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.

    Metodologias de avaliação:

    Trabalho final individual (produção e exposição oral)

    Assiduidade e participação

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ·Hill, Charles & Hult, G. (2019). International Business: Competing in the Global Marketplace, 12th Edition, McGraw-Hill, New York, ISBN 978-1-259-92944-1

    ·Freire, Adriano (2020). Estratégia Criação de Valor Sustentável Em Negócios  Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, ISBN: 9789722540759

    ·Oliveira, C. (2020). Marketing pós-digital – Marketing à medida do ser humano, Conjuntura Atual Editora, Coimbra, ISBN 9789896945541

    ·PENG, Mike and Klaus MEYER (2011), International Business, Cengage Learning EMEA, London. ISBN-13 : ISBN: 978-1408019566

    ·Ribeiro, Diogo (2020), Diplomacia Moderna e Relações Económicas Internacionais, Lisbonpress, ISBN: 9789895275083

    ·Sharp, Seena (2016), Competitive Intelligence Advantage: How to Minimize Risk, Avoid Surprises, and Grow Your Business in a Changing World, London,  ISBN: 9780470538654

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    André Magrinho+Ana Nabeto   

    Data: A combinar

    Sala: A combinar

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios