-
Apresentação
Apresentação
A UC analisa os aspetos relevantes da economia internacional e do ecossistema de negócios num contexto internacional balizado pela globalização e por fatores de imprevisibilidade e complexidade crescentes, nomeadamente em matéria de geopolítica e geoeconomia. São igualmente abordados aspetos relevantes associados aos novos desenvolvimentos tecnológicos e à inovação, vulgo indústria 4.0, assim como os desenvolvimentos associados à sustentabilidade que que condicionam os negócios e a ação externa das empresas e de outras partes interessadas. São igualmente desenvolvidos temas com caráter instrumental, tais como a gestão estratégica, o marketing internacional e a diplomacia económica (competitive intelligence e business intelligence).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1268-13453
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O ambiente internacional de negócios:
- Geoeconomia; ecossistema tecnológico; desafios societais; transição ecológica
2.Estratégia internacional:
- Investimento internacional; cadeias globais de valor; perspetivas sobre os mercados globais e regionais; internacionalização empresarial
3. Marketing internacional:
- Plano de Marketing internacional; marketing digital
4.Gestão do risco:
- Risco-país; imagem-país; riscos globais
5.Inteligência Económica e Diplomacia Económica:
- Conceitos; atores; instrumentos; novas fronteiras da diplomacia económica: o Estado, as empresas e a diplomacia comercial.
6.Estudo de casos e apresentação de trabalhos:
- Preparação e apresentação dos trabalhos
-
Objetivos
Objetivos
- Conhecer o enquadramento, as tendências e as principais linhas de força do ambiente internacional de negócios;
- Equacionar os principais desenvolvimentos no ecossistema tecnológico e a nível da sustentabilidade
- Compreender as diferentes dimensões da estratégia de negócios e a importância do marketing internacional
- Conhecer as motivações, os fluxos e a natureza do comércio e do investimento internacional;
- Compreender a importância das redes de conhecimento e de influência nos negócios internacionais;
- Perceber a importância da diplomacia económica e dos seus atores e instrumentos na ação externa das empresas, dos Estados e outras organizações;
- Apreender os conceitos e instrumentos básicos de gestão das operações internacionais.
- Saber instrumentalizar os conceitos e ferramentas apreendidas
- Desenvolver capacidades de estudo e de investigação autonomamente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em síntese:
- Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação;
-Questões para discussão;
-Análise de casos;
- Acompanhamento tutorial
- As aulas favorecem a avaliação contínua, podendo ocorrer online/e-learning, via Moodle /Videoconferência/ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.
Metodologias de avaliação:
Trabalho final individual (produção e exposição oral)
Assiduidade e participação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
·Hill, Charles & Hult, G. (2019). International Business: Competing in the Global Marketplace, 12th Edition, McGraw-Hill, New York, ISBN 978-1-259-92944-1
·Freire, Adriano (2020). Estratégia Criação de Valor Sustentável Em Negócios Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, ISBN: 9789722540759
·Oliveira, C. (2020). Marketing pós-digital – Marketing à medida do ser humano, Conjuntura Atual Editora, Coimbra, ISBN 9789896945541
·PENG, Mike and Klaus MEYER (2011), International Business, Cengage Learning EMEA, London. ISBN-13 : ISBN: 978-1408019566
·Ribeiro, Diogo (2020), Diplomacia Moderna e Relações Económicas Internacionais, Lisbonpress, ISBN: 9789895275083
·Sharp, Seena (2016), Competitive Intelligence Advantage: How to Minimize Risk, Avoid Surprises, and Grow Your Business in a Changing World, London, ISBN: 9780470538654
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
André Magrinho+Ana Nabeto
Data: A combinar
Sala: A combinar
-
Mobilidade
Mobilidade
Não