-
Apresentação
Apresentação
Os conhecimentos a adquirir nesta UC, inserem-se, principalmente, no âmbito da Estatística e da metodologia de investigação científica que constituem conceitos essenciais para a validação da pesquisa quantitativa e qualitativa. Logo, os procedimentos básicos que a comunidade académica utiliza na recolha, tratamento, interpretação dos dados, bem como, na divulgação da informação científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1268-13456
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia Científica: como fazer uma investigação e como apresentar um trabalho:
1.1 Preparação do seminário: debate, avaliação e sugestões;
1.2. Aplicação dos modelos de investigação;
1.3. Aplicação dos métodos e técnicas de investigação
1.4. Instrumentos de recolha de dados;
1.5. Tratamento e análise de dados;
1.6. Classificação das variáveis;
1.7. Conclusões/conclusão;
1.8. Citações e referências;
1.9. Normas da ULHT.
2. Estatística Descritiva:
2.1. Conceitos Básicos de Estatística;
2.2. Indicadores genéricos de medida;
2.3. Classificação de variáveis;
2.4. Análise descritiva univariada;
2.5. Análise descritiva bivariada;
2.6. Análise de observações ao longo do tempo;
2.7. Regressão linear simples e correlação.
3. Amostragem
4. Motivação e Incentivo:
4.1. Hierarquia das necessidades de Maslow;
4.2. Ciclo motivacional.
5. Administração:
5.1. Teoria de McGregor - x e y.
-
Objetivos
Objetivos
Levar os discentes a conhecer e a aplicar, na sua prática académica, o conhecimento científico e respetivos procedimentos.
Sensibilizar os discentes para a vigilância epistemológica: contenção dos pré-juízos e juízos de valor que possam inviabilizar os objetivos da investigação.
Desenvolver o sentido crítico na confrontação teórica concernente aos vários autores e/ou paradigmas.
Treiná-los ao nível da metodologia e na opção dos vários métodos científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação.
- Q u e s t õ e s p a r a d i s c u s s ã o .
- A n á l i s e d e c a s o s .
- A c o m p a n h a m e n t o t u t o r i a l .
As aulas serão preferencialmente online/e-learning via Moodle /Videoconferência/ ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.
M e t o d o l o g i a s d e a v a l i a ç ã o :
-Trabalho individual (produção e exposição oral
- Assiduidade e participação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BARAÑANO, Ana Maria, (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
BENTO, Luís, (2008). Nova Gestão de Recursos Humanos: pessoas, conhecimento, valores, competências, processos e resultados. Lisboa: Edição do Autor.
COELHO, José Dias (Coord.), (2007). Sociedade da Informação: o percurso português ? dez anos de sociedade da informação análise e perspetivas. Lisboa: Edições Sílabo.
COSTA, C., (2005). A Cultura como Fator Dinamizador da Economia: os investimentos p o r t u g u e s e s n o - B r a s i l . L i s b o a : I S C T E .
- BARAÑANO, Ana Maria, (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
A pedido dos alunos.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não