filmeu

Disciplina Seminário I/ Seminário de Investigação, Liderança, Empreendedorismo e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conhecimentos a adquirir nesta UC, inserem-se, principalmente, no âmbito da Estatística e da metodologia de investigação científica que constituem conceitos essenciais para a validação da pesquisa quantitativa e qualitativa. Logo, os procedimentos básicos que a comunidade académica utiliza na recolha, tratamento, interpretação dos dados, bem como, na divulgação da informação científica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     1. Metodologia Científica: como fazer uma investigação e como apresentar um trabalho:
    1.1 Preparação do seminário: debate, avaliação e sugestões;
    1.2. Aplicação dos modelos de investigação;
    1.3. Aplicação dos métodos e técnicas de investigação
    1.4. Instrumentos de recolha de dados;
    1.5. Tratamento e análise de dados;
    1.6. Classificação das variáveis;
    1.7. Conclusões/conclusão;
    1.8. Citações e referências;
    1.9. Normas da ULHT.
    2. Estatística Descritiva:
    2.1. Conceitos Básicos de Estatística;
    2.2. Indicadores genéricos de medida;
    2.3. Classificação de variáveis;
    2.4. Análise descritiva univariada;
    2.5. Análise descritiva bivariada;
    2.6. Análise de observações ao longo do tempo;
    2.7. Regressão linear simples e correlação.
    3. Amostragem
    4. Motivação e Incentivo:
    4.1. Hierarquia das necessidades de Maslow;
    4.2. Ciclo motivacional.
    5. Administração:
    5.1. Teoria de McGregor - x e y.

  • Objetivos

    Objetivos

    Levar os discentes a conhecer e a aplicar, na sua prática académica, o conhecimento científico e respetivos procedimentos.
    Sensibilizar os discentes para a vigilância epistemológica: contenção dos pré-juízos e juízos de valor que possam inviabilizar os objetivos da investigação.
    Desenvolver o sentido crítico na confrontação teórica concernente aos vários autores e/ou paradigmas.
    Treiná-los ao nível da metodologia e na opção dos vários métodos científicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação.
    - Q u e s t õ e s  p a r a  d i s c u s s ã o .
    - A n á l i s e  d e  c a s o s .
    - A c o m p a n h a m e n t o  t u t o r i a l .
    As aulas serão preferencialmente online/e-learning via Moodle /Videoconferência/ ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.
    M e t o d o l o g i a s  d e  a v a l i a ç ã o :
    -Trabalho individual (produção e exposição oral 
    - Assiduidade e participação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • BARAÑANO, Ana Maria, (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
      BENTO, Luís, (2008). Nova Gestão de Recursos Humanos: pessoas, conhecimento, valores, competências, processos e resultados. Lisboa: Edição do Autor.
      COELHO, José Dias (Coord.), (2007). Sociedade da Informação: o percurso português ? dez anos de sociedade da informação análise e perspetivas. Lisboa: Edições Sílabo.
      COSTA, C., (2005). A Cultura como Fator Dinamizador da Economia: os investimentos p o r t u g u e s e s  n o 
    • B r a s i l . L i s b o a : I S C T E .
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

    A pedido dos alunos.

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios