filmeu

Disciplina Política de Investimento e Internacionalização da Ciência Empresarial, Bancária e Financeira

  • Apresentação

    Apresentação

    A importância do Comércio Internacional na economia mundial é incontestável. Neste contexto, esta unidade curricular pretende ser um instrumento necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como, ser um instrumento que permita entender as politicas de investimento e os fluxos da internacionalização empresarial, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista prático, bem como dos seus objetivos, implicações e modos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os novos paradigmas do Comércio Internacional
    2. Envolvente internacional dos Negócios
    3. Características de mercado. Diferenças entre internacionalização, mundialização e globalização
    4. Motivações para internacionalização empresarial e modos de entrada nos mercados externos
    5. Modelos de internacionalização
    6. Política de investimento
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimento e informação que permitam a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia, designadamente, através da internacionalização empresarial e das estratégias para essa mesma internacionalização.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise de casos de estudo e de espaços de debate.

    A avaliação será efetuada através de entrega de trabalho escrito sobre tema da unidade curricular, com apresentação oral

    Será tida em consideração para efeitos de avaliação global a assiduidade e a participação dos alunos (que terá uma ponderação em termos de avaliação global).

    Os tempos de contacto, a avaliação contínua e a avaliação de segunda época desta UC poderão ocorrer online/e-learning, via Moodle /Videoconferência/ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AFRICANO, Ana Paula; AFONSO, Óscar; FORTE, Rosa, BASTRO, Francisco B., ALVES, Rui Henrique e Miguel Fonseca (2018) Comércio Internacional Teorias, Políticas e Casos Práticos Editora: Edições Almedina | ISBN: 9789724075600

    ARAÚJO, Cátia; BEAUCAMP, Martin; CARDEAL, Nuno; FARNER, Anders; LANGER, Tim; REIS, Ricardo; ULVIN, Martine Investimento Direto Estrangeiro (2014) (eBook) Editora: Universidade Católica Editora, | ISBN: 9789725404355

    ERISMAN, Porter (2018) Six Billion Shoppers The Companies Winning The Global E-Commerce Boom Editora: Pan MacMillan, | ISBN: 9781509874774

    FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose (2012) Liberdade para Escolher Editora: Lua de Papel, | ISBN: 9789892318424

    JONES, Catherine (2018) China'S Challenge To Liberal Norms The Durability Of International Order Editora: Palgrave Macmillan, | ISBN: 9781137427601

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios