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Apresentação
Apresentação
- Neste mundo global, de grande mobilidade e da internacionalização das empresas, há que saber lidar,
no âmbito da cultura organizacional, com o aspeto da interculturalidade. Esta área, como muitas outras
(ética, ambiente, stakeholders etc.), fazem parte da su- Neste mundo global, de grande mobilidade e da internacionalização das empresas, há que saber lidar,
no âmbito da cultura organizacional, com o aspeto da interculturalidade. Esta área, como muitas outras
(ética, ambiente, stakeholders etc.), fazem parte da sustentabilidade das organizações.
-- No término desta UC os discentes deverão conhecer e aplicar os conceitos desta área de
Gestão de Recuros Humanos e o seu peso na Gestão Responsabilidade Social e o seu impato na
sustentabilidade orgnizacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1268-16440
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à cultura humana
Diversidade cultural
A internacionalização e o aspeto cultural
Cultura de empresa e aculturação
Cultura e Civilização: dois conceitos
O aspeto simbólico das representações culturais
Conceito de Egocentrismo e Etnocentrismo
Relativismo moral e ética
Ética organizacional
Ética do trabalhador
Gestão intercultural no âmbito da globalização
Gestão do comportamento organizacional
Gestão de grupos de trabalho multiculturais
Liderança e comportamento assertivo
Conflitos interculturais
Gestão de conflitos
Importância da comunicação na resolução de conflitos
Gestão e globalização
Sistema aberto: constrangimentos
Gestão da informação: fornecedores, consumidores, concorrência, opinião pública (Intranet e extranet)
Cultura empreendedora
Marketing
Modelos explicativos: o comportamento dos consumidores
Explicação sociológica do comportamento dos consumidores: grupo de pertença e grupo de referência - a imagem social
A informação para a tomada de decisão
Gestão de carreiras
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Objetivos
Objetivos
- Compreender e utilizar os conceitos e as inerentes teorias à Gestão de Conhecimento Intercultural e
Globalização.
- É pedido aos alunos a elaboração de trabalhos práticos para conhecer esta temática nas empresas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão preferencialmente online/e-learning, via Moodle/Videoconferência/ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.
Aulas expositivas de participação e intervenção.
- Apresentação de casos práticos com base nas normas estabelecidas
- Avaliação contínua:
- A frequência é obrigatória bem como a participação ativa é valorizada.
- Para além de pequenos trabalhos os alunos deverão apresentar, logo de início das aulas, com base no tema dado pelo professor, o Projeto (com estrutura metodológica e cronograma).
Este trabalho terá, por parte do professor, acompanhamento permanente até ao seu término e apresentação oral e discussão do mesmo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAKER, David A. (2007). Administração Estratégica de Marcado. 7ª Edição. Porto Alegre: Boolman.
BRETON, Philippe. PROULX, Serge. (2000). A Explosão da Comunicação. 2ª Edição. Lisboa: Bizâncio.
CANDAU, Joël, (2013). Antropologia da Memória . Lisboa: Instituto PIAGET.
CEITIL, Mário. (2007). Gestão e Desenvolvimento de Competências. Lisboa: Sílabo.
COELHO, José Dias, et al. (2012). Repensar a Sociedade da Informação e do Conhecimento no Início do Século XXI: 10 anos de fóruns da Arrábida. Lisboa: Sílabo.
DIAS, Álvaro Lopes; VARELA, Miguel; COSTA, Losé Lopes. (2013). E xcelência Organizacional.
bnomics
DOMINGOS, Leonel Henriques. (2003). A Gestão de Recursos Humanos e o Desenvolvimento Social das Empresas. Lisboa: Edição ISCSP.
FINURAS, Paulo. (2012). Humanus: Pessoas iguais, culturas diferentes. 2ª Edição. Lisboa: Edições
Sílabo .
FINURAS, Paulo. (2011). Gestão Intercultural: pessoas e carreiras na era da globalização. 3ª Edição. Lisboa: Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Eduardo Miranda
Sempre que solicitado pelos alunos.
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Mobilidade
Mobilidade
Não