filmeu

Disciplina Gestão de Conhecimento Intercultural e Globalização

  • Apresentação

    Apresentação

    - Neste mundo global, de grande mobilidade e da internacionalização das empresas, há que saber lidar,
    no âmbito da cultura organizacional, com o aspeto da interculturalidade. Esta área, como muitas outras
    (ética, ambiente, stakeholders etc.), fazem parte da su- Neste mundo global, de grande mobilidade e da internacionalização das empresas, há que saber lidar,
    no âmbito da cultura organizacional, com o aspeto da interculturalidade. Esta área, como muitas outras
    (ética, ambiente, stakeholders etc.), fazem parte da sustentabilidade das organizações.
    -- No término desta UC os discentes deverão conhecer e aplicar os conceitos desta área de
    Gestão de Recuros Humanos e o seu peso na Gestão Responsabilidade Social e o seu impato na
    sustentabilidade orgnizacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à cultura humana
    Diversidade cultural
    A internacionalização e o aspeto cultural
    Cultura de empresa e aculturação
    Cultura e Civilização: dois conceitos
    O aspeto simbólico das representações culturais
    Conceito de Egocentrismo e Etnocentrismo
    Relativismo moral e ética
    Ética organizacional
    Ética do trabalhador
    Gestão intercultural no âmbito da globalização
    Gestão do comportamento organizacional
    Gestão de grupos de trabalho multiculturais
    Liderança e comportamento assertivo
    Conflitos interculturais
    Gestão de conflitos
    Importância da comunicação na resolução de conflitos
    Gestão e globalização
    Sistema aberto: constrangimentos
    Gestão da informação: fornecedores, consumidores, concorrência, opinião pública (Intranet e extranet)
    Cultura empreendedora
    Marketing
    Modelos explicativos: o comportamento dos consumidores
    Explicação sociológica do comportamento dos consumidores: grupo de pertença e grupo de referência - a imagem social
    A informação para a tomada de decisão
    Gestão de carreiras

  • Objetivos

    Objetivos

    - Compreender e utilizar os conceitos e as inerentes teorias à Gestão de Conhecimento Intercultural e
    Globalização.
    - É pedido aos alunos a elaboração de trabalhos práticos para conhecer esta temática nas empresas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão preferencialmente online/e-learning, via Moodle/Videoconferência/ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.

    Aulas expositivas de participação e intervenção.
    - Apresentação de casos práticos com base nas normas estabelecidas
    - Avaliação contínua:
    - A frequência é obrigatória bem como a participação ativa é valorizada.
    - Para além de pequenos trabalhos os alunos deverão apresentar, logo de início das aulas, com base no tema dado pelo professor, o Projeto (com estrutura metodológica e cronograma).
    Este trabalho terá, por parte do professor, acompanhamento permanente até ao seu término e apresentação oral e discussão do mesmo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAKER, David A. (2007). Administração Estratégica de Marcado. 7ª Edição. Porto Alegre: Boolman.
    BRETON, Philippe. PROULX, Serge. (2000). A Explosão da Comunicação. 2ª Edição. Lisboa: Bizâncio.
    CANDAU, Joël, (2013). Antropologia da Memória . Lisboa: Instituto PIAGET.
    CEITIL, Mário. (2007). Gestão e Desenvolvimento de Competências. Lisboa: Sílabo.
    COELHO, José Dias, et al. (2012). Repensar a Sociedade da Informação e do Conhecimento no Início do Século XXI: 10 anos de fóruns da Arrábida. Lisboa: Sílabo.
    DIAS, Álvaro Lopes; VARELA, Miguel; COSTA, Losé Lopes. (2013). E xcelência Organizacional.
    bnomics
    DOMINGOS, Leonel Henriques. (2003). A Gestão de Recursos Humanos e o Desenvolvimento Social das Empresas. Lisboa: Edição ISCSP.
    FINURAS, Paulo. (2012). Humanus: Pessoas iguais, culturas diferentes. 2ª Edição. Lisboa: Edições
    Sílabo .
    FINURAS, Paulo. (2011). Gestão Intercultural: pessoas e carreiras na era da globalização. 3ª Edição. Lisboa: Sílabo.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Eduardo Miranda

    Sempre que solicitado pelos alunos.

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios