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Disciplina Economia Política do Comércio Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A importância do Comércio Internacional na economia mundial é irrefutável, com todas as suas implicações e repercussões nas relações sociais e políticas. Neste quadro, esta unidade curricular pretende ser uma ferramenta que permita o entendimento das dinâmicas, dos factos, dos acontecimentos que se encontram na intersecção interdisciplinar entre Economia, Política e Comércio Internacional e que influenciam a conduta do comércio e contribuem para a transformação das estruturas económicas, sociais e políticas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    01 – DISCUSSÃO DE TEMA CONTEMPORÂNEO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

    O PAPEL DA CHINA NO ÂMBITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

    CHINA: CONTEXTO GERAL

    CHINA VS EUA

    CHINA E UNIÃO EUROPEIA

    RCEP - PARCERIA ECONÓMICA REGIONAL EXTENSA (RCEP - REGIONAL COMPREHENSIVE ECONOMIC PARTNERSHIP)

    TPP – ACORDO TRANSPACÍFICO DE COOPERAÇÃO ECONÓMICA (TRANS-PACIFIC PARTNERSHIP)

    ENTRAVES À AFIRMAÇÃO DA CHINA

    BARREIRA LINGUÍSTICA

    REGIME POLÍTICO

    SISTEMA ECONÓMICO HíBRIDO

    MOEDA

    02 - FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

    02.01 – COMÉRCIO INTERNACIONAL

    02.02 – ECONOMIA POLÍTICA

    03– TEORIAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

    03.01 – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÓMICO

    03.02 – CONTEXTO (ECONÓMICO, SOCIAL E POLÍTICO)

    03.03 – FATORES DE PRODUÇÃO

    03.04 – ESCOLA FISIOCTRÁTICA

    03.05 – ADAM SMITH

    03.06 – DAVID RICARDO

    04 – ORGANISMOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

    04.01 – ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

    04.02 – GATT (GENERAL AGREEMENT ON TARIFS AND TRADE / ACORDO GERAL DE TRARIFAS E COMÉRCIO)

    04.03 – WTO / OMC

     

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimento e informação que permitam a capacitação para a avaliação do impacto do processo económico - processo de geração de riqueza e a sua implicação na distribuição e no consumo de bens materiais que atendem às diversas necessidades do ser humano enquadradas e sistematizada na organização social, económica e politica

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise de casos de estudo e de espaços de debate.

    A avaliação será efetuada através de entrega de trabalho escrito sobre tema da unidade curricular, com apresentação oral

    Será tida em consideração para efeitos de avaliação global a participação dos alunos (que terá uma ponderação em termos de avaliação global).

    Os tempos de contacto, a avaliação contínua e a avaliação de segunda época desta UC poderão ocorrer online/e-learning, via Moodle /Videoconferência/ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose (2012) Liberdade para Escolher Editora: Lua de Papel, | ISBN: 9789892318424

    JONES, Catherine (2018) China'S Challenge To Liberal Norms The Durability Of International Order Editora: Palgrave Macmillan, | ISBN: 9781137427601

    KRUGMAN; Paul R. (1992) Geography And Trade Editora: Mit Press Ltd | ISBN: 9780262610865

    LANG, Tim e HINES, Colin (1998) O Novo Protecionismo Protegendo O Futuro Contra O Comércio Livre Editora: Instituto Piaget | ISBN: 9789728407308

    MARTÍNEZ, Soares (2018) Economia Política Editora: Editor: Edições Almedina | ISBN: 9789724040288

    SMITH, Adam (2012) Wealth Of Nations Editora: Wordsworth Editions Ltd | ISBN: 9781840226881

     

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