 
    FCAATI iniciou o ano letivo com mensagem de motivação e espírito académico
Cerimónia marcou boas-vindas aos novos alunos e destacou o papel da comunidade académica
    
      Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    
         
    
         
    
         
    
         
    
         
    
         
    
      
No dia 16 de setembro de 2025, a Faculdade de Comunicação, Artes, Arquitetura e Tecnologias de Informação (FCAATI) da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto assinalou a abertura solene do ano escolar 2025/2026. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Universidade, perante a sala completamente cheia, juntando estudantes, diretores de curso e elementos do corpo técnico-administrativo.
O evento contou com as intervenções do Diretor da Faculdade, Professor Moisés Lemos Martins, da Delegada do Administrador, Dra. Natália Pereira e da Presidente da Associação de Estudantes, a estudante Rita Tomás, que deram as boas-vindas aos novos estudantes e deixaram mensagens de motivação para o percurso académico que agora se inicia.
O Professor Moisés Lemos Martins, salientou o papel da Universidade, utilizando diversas hipérboles para valorizar a função dos estudantes. Recordou a etimologia da palavra alumnus (do latim, “criança nutrida”), sublinhando que o estudante é inicialmente sujeito passivo, alimentado pela família, faculdade e professores. No entanto destacou que a missão é transformar-se num estudante ativo, aquele que estuda, aprofunda, questiona e desenvolve pensamento crítico, afirmando: “Cá estamos todos para levar o barco a termo.”.
A Dra. Natália Pereira completou a mensagem do Diretor da FCAATI, destacando igualmente o papel ativo dos estudantes. Aproveitou ainda para apresentar o Polo nº 3, espaço onde alguns estudantes terão aulas, reforçando a importância de aproveitar os recursos e instalações da Universidade e de não perderem de vista a sua missão académica, assegurando o apoio da instituição para ultrapassar eventuais desafios.
Já Rita Tomás, Presidente da Associação de Estudantes, deu as boas-vindas não só aos novos estudantes, mas também aos estudantes dos seguintes anos. Na sua intervenção, destacou que “Entrar na Universidade é mais do que começar um curso, é começar um projeto de vida. Vão aprender a falhar e a levantar-se, a superar desafios.”. Sublinhou que a Universidade se torna um lugar de transformação, uma verdadeira casa que acaba por deixar saudades, e desejou a todos “um ano de verdadeiras conquistas”, reforçando que a Associação está disponível para apoiar todos os que necessitarem durante o seu percurso universitário.
A sessão de abertura solene da FCAATI, que contou com grande participação e entusiasmo, marcou oficialmente o início das aulas para estes alunos. Foi um momento de partilha e motivação para toda comunidade académica.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófonaCréditos
Imagem
 
Catarina Machado
Edição 
Gabriel Motta

 
             
             
            
 
             
            

