filmeu
investigadores-destaque-ranking-internacional-1920

Investigadores Lusófona em Destaque Ranking Internacional

5 investigadores da Lusófona fazem parte da lista dos cientistas mais citados a nível mundial.

13.10.22 - 11h25

Foi recentemente disponibilizada pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) uma atualização ao ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, conhecido como "World's Top 2% Scientists list". Dos mais de 100 mil investigadores que aparecem nesta lista de notáveis, 3 pertencem ao COPELABS/DEISI. No total 5 docentes/investigadores da Universidade Lusófona fazem parte da lista (Slavisa Tomic, Dushantha Jayakody, Patrícia Rijo,Marko Beko,Manas Sutradhar).

A base de dados cobre 22 áreas e 176 disciplinas, apresentando uma seleção dos cientistas cujos trabalhos investigação publicados aceleraram o progresso nas suas respetivas áreas, influenciando também a produtividade do trabalho de outros investigadores. A atualização publicada no passado dia 10 de outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas, até agosto de 2022.

À semelhança do que já tinha sido feito anteriormente, os dados foram compilados em duas listas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano).

O estudo conta com a rubrica de grupo de peritos liderado por John Loannidis (Stanford University), a que se juntam Jeroen Baas (Elsevier B.V.) e Kevin W. Boyack (SciTech Strategies) e fornece informações padronizadas sobre citações, h-index, hm índex ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, de forma a combater os abusos de autocitação. Desde então, a publicação é atualizada a cada ano.

Este reconhecimento da elevada qualidade da produção científica e excelência dos investigadores da instituição consolida a posição da Universidade Lusófona no mapa global de excelência em investigação em múltiplas áreas.

O estudo pode ser consultado no site da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios