filmeu
40-anos-codigo-direito-penal-1920

Celebração dos 40 Anos do Código Penal

Resumo de um dia dedicado ao código penal, cheio de emoções e de prestígio para a área do Direito.

14.11.22 - 11h03

Decorreu na passada quarta-feira dia 12 de outubro no Auditório Agostinho da Silva, o colóquio comemorativo dos 40 anos do código penal. O mesmo pôde contar com as figuras mais destacadas nas áreas da judicatura e do direito penal no nosso país. Este colóquio, assinalou os 40 anos do primeiro código em período democrático que tivemos em Portugal e trouxe temas importantes para a esfera do mesmo, nomeadamente, a ideia de um código penal com uma matriz mais liberal.

O evento foi dividido em duas fases, a parte da manhã e a parte da tarde. Na parte da manhã, pudemos contar com ilustres figuras do nosso país, nomeadamente a Excelentíssima Dra. Catarina Sarmento e Castro (Ministra da Justiça), o Excelentíssimo Dr. Professor José de Faria Costa (Diretor da Faculdade de Direito da ULHT / Presidente do CEAD Francisco Suárez), o Excelentíssimo Dr. João Pedro Caupers (Presidente do Tribunal Constitucional) e o Excelentíssimo Dr. Henrique Araújo (Presidente do Supremo Tribunal de Justiça) entre outros nomes assinaláveis.

Da parte da tarde, os oradores com maior destaque foram o Excelentíssimo Dr. Jorge Carlos Fonseca (Ex-Presidente da República de Cabo Verde), o Excelentíssimo Dr. Carlos Alberto Poiares (Vice-Reitor da ULHT) e o Excelentíssimo Dr. Fábio Roberto D¿Avila (Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

O colóquio estendeu-se até às dezoito horas, tendo sido encerrado pelas emotivas declarações do Excelentíssimo Dr. José de Faria Costa, afirmando a importância do mesmo e tendo manifestado o seu agradecimento a todos os presentes e aos mais ilustres convidados que tornaram este evento possível.

Em declarações à equipa de reportagem, o Excelentíssimo Dr. Bruno Moura (Professor na Faculdade de Direito da Universidade Lusófona), proferiu as seguintes declarações ao questioná-las sobre o sucesso deste colóquio.

«Acho que sim, não só do ponto de vista científico e académico em razão das personalidades que reuniu, e do conhecimento que foi aqui acolhido, divulgado, mas sobretudo do ponto de vista institucional, penso que podemos sair orgulhosos da realização desse evento».

Fotografias do Evento

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios