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Apresentação
Apresentação
UC centrada no campo das metodologias e dinâmicas de investigação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1963-15376
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1º Introdução ao processo de investigação.
2 º Investigação-ação no tempo
- Escola de Chicago (John Dewey, Robert E. Park)
- Investigação-Ação (Kurt Lewin)
- Investigação-Ação Participativa (Paulo Freire)
- Estudos etnográficos
3º Etapas de um projeto de investigação.
- Conceptualização da pesquisa
- Conceção metodológica
- Conceção empírica
4º Métodos e técnicas de investigação
- Entrevista
- Grupos de Foco
- Observação direta e participante
5.º Técnicas de análise
- Análise de Conteúdo e Análise de Discurso (verbal e visual)
- Análise documental
6º Ética da investigação e ética da ação
- Investigador e comunidades
- Particularidades dos Estudos longitudinais
7º Estilos, normas e bases de dados científicas
- Pesquisa, escrita e divulgação científica
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o estudante seja capaz de:
Compreender e conhecer diferentes metodologias, incluindo as participativas, que podem ser aplicadas em distintos contextos sociais e usando diversas ferramentas para trabalhar com populações;
Pensar a ciência com um olhar crítico sobre os processos de implantação e discutir as questões éticas particulares que se podem colocar quando a investigação se intrusa no espectro social, envolvendo-se diretamente com crianças, jovens, adultos e idosos. Na sociedade atual é ainda de vital importância a ligação existente entre as metodologias participativas e as novas tecnologias, as novas expressões jornalísticas e a educação ao longo da vida, em diferentes espaços de aprendizagem e de cidadania;
Identificar marcos históricos, conceitos e autores que contribuíram para a evolução do campo de investigação, facilitando no espaço contemporâneo a sua maior visibilidade e aplicabilidade ao conjunto social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas pelos vários docentes metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, nomeadamente metodologias ativas que colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem. Paralelamente, haverá recurso à STEAM, ou seja, ao uso de uma abordagem interdisciplinar para a apreensão de várias matérias lecionadas. É ainda de destacar o ensino hibrido, sobretudo pelo recurso a convidados em vários formatos que terão uma intervenção muito importante nas aulas e permitirão que os estudantes contactem com diversas temáticas e contextos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cammarota, J. & Fine, M (Eds) (2008). Revolutionizing education: Youth participatory action research in motion. Nova Iorque: Routledge.
Freire, P. (1967). A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Kindon, S., Pain, R. & Kesby, M. (Eds) (2007). Participatory action research, approaches and methods. Connecting people, participation and place. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Lewin, K. (1946). Action research and minority problems. Journal of Social Issues, 2, 34¿46.
Mathieu, D. & Brites, M.J. (2015). Expanding the Reach of the Interview in Audience and Reception Research: The Performative and Participatory Models of Interview. In F. Zeller, C. Ponte & B. O¿Neill (Eds.), Revitalising Audience Research: Innovations in European Audience Research (pp. 44-61). Routledge book séries: Nova Iorque e Oxon.
Reason, P. & Bradbury-Huan, H. (Eds) (2008). The SAGE Handbook of Action Research¿ Participative Inquiry and Practice. Londres, Thousand Oaks, Nova Deli e Singa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não