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Disciplina Metodologias de Investigação e Participativas

  • Apresentação

    Apresentação

    UC centrada no campo das metodologias e dinâmicas de investigação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1º Introdução ao processo de investigação.

    2 º Investigação-ação no tempo

    - Escola de Chicago (John Dewey, Robert E. Park)

    - Investigação-Ação (Kurt Lewin)

    - Investigação-Ação Participativa (Paulo Freire)

    - Estudos etnográficos

    3º Etapas de um projeto de investigação.

    - Conceptualização da pesquisa

    - Conceção metodológica

    - Conceção empírica

    4º Métodos e técnicas de investigação

    - Entrevista

    - Grupos de Foco

    - Observação direta e participante

    5.º Técnicas de análise

    - Análise de Conteúdo e Análise de Discurso (verbal e visual)

    - Análise documental

    6º Ética da investigação e ética da ação

    - Investigador e comunidades

    - Particularidades dos Estudos longitudinais

    7º Estilos, normas e bases de dados científicas

    - Pesquisa, escrita e divulgação científica

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o estudante seja capaz de:

    Compreender e conhecer diferentes metodologias, incluindo as participativas, que podem ser aplicadas em distintos contextos sociais e usando diversas ferramentas para trabalhar com populações;

    Pensar a ciência com um olhar crítico sobre os processos de implantação e discutir as questões éticas particulares que se podem colocar quando a investigação se intrusa no espectro social, envolvendo-se diretamente com crianças, jovens, adultos e idosos. Na sociedade atual é ainda de vital importância a ligação existente entre as metodologias participativas e as novas tecnologias, as novas expressões jornalísticas e a educação ao longo da vida, em diferentes espaços de aprendizagem e de cidadania;

    Identificar marcos históricos, conceitos e autores que contribuíram para a evolução do campo de investigação, facilitando no espaço contemporâneo a sua maior visibilidade e aplicabilidade ao conjunto social.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas pelos vários docentes metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, nomeadamente metodologias ativas que colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem. Paralelamente, haverá recurso à STEAM, ou seja, ao uso de uma abordagem interdisciplinar para a apreensão de várias matérias lecionadas. É ainda de destacar o ensino hibrido, sobretudo pelo recurso a convidados em vários formatos que terão uma intervenção muito importante nas aulas e permitirão que os estudantes contactem com diversas temáticas e contextos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cammarota, J. & Fine, M (Eds) (2008). Revolutionizing education: Youth participatory action research in motion. Nova Iorque: Routledge.

    Freire, P. (1967). A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

    Kindon, S., Pain, R. & Kesby, M. (Eds) (2007). Participatory action research, approaches and methods. Connecting people, participation and place. Londres e Nova Iorque: Routledge.

    Lewin, K. (1946). Action research and minority problems. Journal of Social Issues, 2, 34¿46.

    Mathieu, D. & Brites, M.J. (2015). Expanding the Reach of the Interview in Audience and Reception Research: The Performative and Participatory Models of Interview. In F. Zeller, C. Ponte & B. O¿Neill (Eds.), Revitalising Audience Research: Innovations in European Audience Research (pp. 44-61). Routledge book séries: Nova Iorque e Oxon.

    Reason, P. & Bradbury-Huan, H. (Eds) (2008). The SAGE Handbook of Action Research¿ Participative Inquiry and Practice. Londres, Thousand Oaks, Nova Deli e Singa.

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