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Disciplina Empreendedorismo Social e Redes

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular irá lidar com a mudança social e a forma como as tecnologias sociais estão a moldar esses processos. Partindo de um ponto de vista organizacional, a disciplina procura compreender como o empreendedorismo e a inovação, enquanto aspectos centrais da mudança social, estão profundamente interligados com diferentes média.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - O que é o empreendedorismo social: como enfrentar e definir os problemas sociais e criar valor social?

    2 - O que é o empreendedorismo na área de estudos de media e inovações sociais;

    3 - Como podemos discutir a mudança social hoje em dia? Os papéis dos conceitos de participação e interação;

    4 - O empreendedorismo como um resultado das redes sociais e o motor do seu desenvolvimento;

    5 - Redes e mudança social;

    6 - Redes e inovações;

    7 - Redes e capital social;

    8 - Métodos e estratégias para empreendedorismo

    9 - Questões de Direito: Resolução tecnológica e regulação das plataformas de comunicação. O terceiro setor e a comunicação par.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular irá lidar com a mudança social e a forma como as tecnologias sociais estão a moldar esses processos. Partindo de um ponto de vista organizacional, a disciplina procura compreender como o empreendedorismo e a inovação, enquanto aspectos centrais da mudança social, estão profundamente interligados com diferentes formas de media. Os principais objetivos de aprendizagem são:

    - Compreender o conceito de empreendedorismo social e ser capaz de relacioná-lo com as inovações sociais;

    - Ser capaz de compreender a relação entre as redes sociais e teoria dos media;

    - Ser capaz de formular uma visão crítica das consequências que as redes sociais têm para a sociedade;

    - Ser capaz de compreender como as inovações sociais e o empreendedorismo estão relacionados com diferentes abordagens teóricas, como a teoria do capital social ou a teoria das redes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O Método de ensino será baseado em sessões expositivas seguidas de discussão ao vivo dos textos propostos. A discussão em grupo de estudos de será também incentivada. A avaliação consistirá na elaboração de um artigo científico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abu-Saifan, S. (2012). Social Entrepreneurship: Definition and Boundaries. Technology lnnovation Management Review. February 2012: 22-27.

    Couldry, N. (2012), Media, society, world: social theory and digital media practice, London, Polity

    Latour, B. (2011). Networks, Societies, Spheres: Reflections of an Actor-Network Theorist. International Journal of Communication, 5, Philadelphia, USC Annenberg School for Journalism and Communication, 796¿810.

    Lin, N. (2001). Social Capital: a theory of social structure and action. Cambridge, Cambridge University Press. Gunn, R e Durkin O. (2010). Social Entrepreneurship: A Skills Approach, London, Policy Press

    Mair, J, Robinson. J & Hockerts, K (2006). Social Entrepreneurship, London. Palgrave Macmillan

    Parente, C. (Coord.) (2014). Empreendedorismo Social em Portugal. Universidade do Porto, Faculdade de Letras.

    Rainie, Lee e Wellman B. (2012). Networked: The new social operating system, Massachusetts. The MIT Press.

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