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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dotar os estudantes de conhecimentos que articulam o campo dos media e as culturas
cívicas, com enfoque nos novos media digitais, mas sem esquecer as multiplataformas e a
implementação da ação no quotidiano. Este conhecimento deve ser profundamente teórico e também
alicerçado em progressos científicos recentes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1963-22473
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Contexto histórico recente
- Transformação do século XX: da ação política tradicional à emergência da ação cívica dos cidadãos
- Reconceptualizações na viragem para o século XXI
- Modelo de Peter Dahlgren: conhecimento, valores, confiança, espaços, práticas e identidades.
2. Culturas cívicas e internet
- Novos ativismos
- Rituais cívicos
- Democracia e mundos virtuais
- Formas de deliberação?
- Cultura participatória
- Participação e o político
- Promoção da cultura de produção e engajamento dos cidadãos
3. Horizontalidade da internet?
- "Digital devide" e ativismo cívico
- On/off: ação cívica em circuito da vida
4. Ativismos, mudança e desenvolvimento
- Participação como um projeto de mudança
- A voz de diferentes geografias
- Ativismo e cultura cívica para a mudança
5. Media, ativismos e culturas cívicas
- Perspetivas, dilemas e (des)ilusões
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de:
Compreender a fundamentação histórica recente que implica a ação cívica em movimento entre
uma conceptualização mais convencional e uma mais alargada.
Compreender a relevância do pensamento sobre as culturas cívicas, a Internet e os meios
digitais, que criaram possibilidades de ação cívica por emanação dos cidadãos.
Compreender e problematizar conhecimentos sobre as possibilidades reais da Internet, que
muitas vezes desafiam a sua horizontalidade.
Compreender e identificar perspetivas aprofundadas de ação, como os ativismos, a
conceptualização da mudança e do desenvolvimento, todas de relevância em todo o contexto de
ação cívica mais aprofundada.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula Invertida.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almond, G. A., & Verba, S. (1989). The Civic Culture - Political Attitudes and Democracy in Five Nations
. Newbury Park, Londres e Nova Deli: Sage Publications.
Brites, M. J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação
. Covilhã: LabCom Books.
Dahlberg, L. (2001). The internet and the democratic discourse: Exploring the prospects of online
deliberative forums extending the public sphere. Information, Communication & Society, 4 (4), 615¿633.
Dahlgren, P. (2009). Media and Political Engagement: Citizens, Communication, and Democracy
. Camb.: Cambridge U. Press.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide . N. Iorque e Londres: N.
York University Press
Mouffe, C. (2005). On the Political (Thinking in Action) . Londres e Nova Iorque: Routledge.
Tufte, T. (2017). Communication and social change: A citizen perspective . Cambri., UK: Polity Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não