filmeu
Imagem formacao defeito 1

Formação Modular Certificada Organização dos Edifícios, Instalações e Redes Técnicas

Porto
A Universidade Lusófona do Porto, através do Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), participa no modelo de formação modular, tendo por base os percursos de educação e formação de adultos previstos no Catálogo Nacional de Qualificações... Ler mais

Partilhar

Email

Horas0h
  • Apresentação

    Apresentação

    A Universidade Lusófona do Porto, através do Civil Protection and Risk Analysis Group (RAGroup Portugal), participa no modelo de formação modular, tendo por base os percursos de educação e formação de adultos previstos no Catálogo Nacional de Qualificações, ao oferecer um naipe alargado de cursos de formação profissional de curta duração incluídos no Referencial de Formação de Técnico/a de Proteção Civil, código 861264, do Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Superior I. P. Nesse referencial, o presente curso corresponde UFCD n.º 3734 ¿ Organização dos edifícios, instalações e redes técnicas, possui a duração de 50 horas e atribui 4,5 pontos de crédito, certificados e acumuláveis, nos termos da Portaria n.º 47/2017, de 1 de fevereiro, que regula o Sistema Nacional de Créditos do Ensino e Formação Profissionais. Os formandos que concluam a ação com aproveitamento recebem um certificado emitido via Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho. O curso serve especialmente o exigido pela Portaria n.º 354/2019, de 7 de outubro, em matéria de formação dos atuais e futuros Técnicos e colaboradores dos SMPC (mínimo de 100 horas reunidas a partir de UFCD pertencentes ao citado Referencial de Formação), e aos Técnicos de Proteção Civil e colaboradores das Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) e outros agentes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os formandos de conhecimentos e competência essenciais para: - Identificar os elementos inerentes à estrutura e organização de edifícios e respetivas funções. - Identificar e caracterizar as redes dos diferentes circuitos de alimentação e saneamento básico.
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Organização dos Edifícios, Instalações e Redes Técnicas (UFCD) 0 ects
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Este curso modular está integrado nos Cursos de Formação: - Técnico/a de Proteção Civil (Referencial de Formação 861264). - Outros referenciais de formação que integrem a presente UFCD.
  • Observações

    Observações

    Conteúdos 1. Abertura e apresentação do curso. 2. Organização e disposição construtiva dos edifícios - Tipos e características - Localização e implantação - Estrutura resistente - Elementos de compartimentação - Elementos de acessibilidade entre pisos - Vias de evacuação - Função dos elementos de construção 3. Materiais utilizados na construção - Resistência ao fogo 4. Rede de energia elétrica - Conceitos e grandezas elétricas - Produção, transporte e distribuição - Instalações de utilização - Efeitos fisiológicos da corrente elétrica - Práticas com o equipamento de segurança para atuação na presença de energia elétrica - Limpeza, inspeção e manutenção do equipamento de segurança 5. Rede de água - Rede pública de abastecimento - Rede geral de distribuição - Rede de distribuição predial - Redes, tomadas e mananciais de água - Práticas de corte de água com as chaves adequadas - Práticas de utilização de hidrantes 6. Rede de gás - Gases de petróleo liquefeito - Gás natural - Fuga de gás em edifícios - Fuga de gás na via pública, com e sem incêndio 7. Rede de saneamento básico - Águas pluviais - Esgotos industriais e domésticos - Tratamento de resíduos sólidos e líquidos 8. Preparação física 9. Avaliação (avaliação teórico-prática).
  • Metodologia de Avaliação

    Metodologia de Avaliação

    Os critérios de avaliação formativa são, nomeadamente: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e assiduidade. Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90% da carga horária total por cada UFCD.

Centro Universitário

Porto | Fac.Ciênc.Naturais,Engª e Tecnol.
INSCREVER-ME

Direção do Curso

Artur Fernandes Costa

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios