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Apresentação
Apresentação
A UC "Gestão Integrada de Comunicação" insere-se na área da Comunicação Estratégica e pretende dotar os alunos de competências que lhes permitam desenvolver um olhar estratégico aplicado ao planeamento e elaboração de estratégias de comunicação integrada, utilizando, de forma articulada, diferentes ferramentas de comunicação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-1-22563
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve introdução histórica ao planeamento estratégico em comunicação.A transformação digital e às novas tendências (redes sociais, IA, omnicanalidade). 2. Breve referência à marca institucional, missão, visão, valores e propósito da organização. 2.1. Processos de diagnóstico de situação: Introdução ao social listening e observação de tendências digitais 2.2. Decisões estratégicas em comunicação: públicos estratégicos e comunicação 3. Plano Operacional e a experiência do utilizador e jornada do cliente como elementos da comunicação. 3.1. Redes sociais emergentes (ex.: TikTok, podcasts).Influencer marketing e parcerias com comunidades.
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Objetivos
Objetivos
No final do programa os estudantes deverão saber elaborar um diagnóstico preliminar ao plano de comunicação e a partir deste gerar estratégias de comunicação organizacional, alinhadas com as estratégias da organização e sua cultura Saberão fazer análise de melhores práticas em organizações pares, sujeitas aos mesmos tipos de desafios comunicacionais. Terão desenvolvido espírito crítico quanto às oportunidades de comunicação a criar ou explorar no momentum comunicacional. Saberão identificar os melhores touch points dos stakeholders considerados em plano de comunicação e selecionar as ferramentas de comunicação organizacional mais adequadas para atingir os objetivos de comunicação. Serão capazes de gerir uma estratégia de comunicação a longo prazo ou desenvolver ações pontuais com os vários stakeholders internos e externos, media incluídos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Exposição teórica - exposição do docente com participação crítica e interativa dos discente. - Demonstração e interrogação - suportadas em contextos online e offline, serão demonstradas a actualidade e utilidade das matérias em contextos próximos dos reais, incentivando os alunos a pesquisar e analisar, a procurar alternativas e ideias inovadoras. - Aprendizagem colaborativa e baseada em resolução de casos reais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, J., & Rasquilha, L. (2021). Gestão da comunicação. Lisboa: Lidel Duarte, J. A. M., & Bicalho, J. (2020). Comunicação estratégica e integrada: A visão de especialistas. Porto: Edições Sílabo Smith, R. D. (2011). Strategic Planning for Public Relations (3rd Ed.), New Jersey: Taylor &Francis. nig, L. A., et al (2013), Excellence in Public Relations and Communication Management, New York: Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não