-
Apresentação
Apresentação
Esta UC, da área das Ciências Sociais, tem por objetivo a reflexão crítica sobre algumas das correntes mais importantes do pensamento contemporâneo, inseridas nos seus contextos históricos. O caráter interdisciplinar propicia instrumentos teóricos para uma melhor compreensão da contemporaneidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. A génese do pensamento contemporâneo: da razão clássica à escolástica medieval 2. Humanismo e Racionalismo Moderno: Maquiavel; Descartes; Hobbes; Locke 3. Do Iluminismo ao Liberalismo: Voltaire; Montesquieu; Rousseau 4. Rupturas da Modernidade e nascimento do contemporâneo: Nietzsche; Marx; Freud 5. As guerras e as crises do Progresso: Existencialismo (Sartre; Simone de Beauvoir) 6. A Guerra Fria e os conflitos ideológicos: capitalismo x socialismo 7. A Pós-modernidade: Lyotard; Foucault; Derrida 8. Neoliberalismo e multiculturalismo (Taylor) 9. Globalização e sociedade em rede: Giddens; Castells; Bauman
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver uma atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social; Promover a aquisição de conhecimentos interdisciplinares que permitam aos estudantes entender os desafios e dinâmicas da sociedade atual; Incutir nos estudantes práticas de investigação sobre pensadores contemporâneos, de modo a adquirirem progressivamente uma cultura geral adequada aos desafios desta UC e à aprendizagem ao longo da vida; Identificar teorias que explicam o mundo atual; Aprender a tomar decisões de âmbito social e político; Compreender o contexto de desenvolvimento do pensamento contemporâneo; Desenvolver um trabalho prático e colaborativo, com recurso a investigação orientada, bem como à análise e síntese de artigos científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método é teórico-prático, com recurso a metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas). Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona. A AC é constituída por um teste, um trabalho escrito e de apresentação oral e participação nas aulas. O teste vale 50%, e será realizado no final do semestre. O trabalho tem a valoração total de 40%. (25% apresentação e 15% escrita). Se o trabalho não for entregue na data estipulada será penalizado entre 25% (até 24h) e 50% (de 24h a 72h). O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não obtenha nota positiva na avaliação contínua, pode realizar o exame de Recurso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaral, D. F. (2021). História do Pensamento Político Ocidental. (2ª ed.) Coimbra: Almedina. Brito, M. (2018). As Andanças de Cândido - Introdução ao Pensamento Político do Século XX. (2ª ed.) Coimbra: Almedina Giddens, A. (2019). O mundo na era da globalização. (9ª ed.). Lisboa: Presença. Kilcullen, J. (ed.) (2019). Medieval Political Philosophy. California: Stanford University Press. Miguens, S. (2023). A filosofia contemporânea. Figuras e movimentos. Lisboa: Edições 70. Neves, F. (2007). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Lusófonas. Nay, O. (2016). Histoire des idées politiques. La pensée politique occidentale de l'Antiquité à nos jours. Paris: Armand Colin. Parekh, B. (2018). Pensadores políticos contemporaneos. Madrid: Alianza
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não