-
Apresentação
Apresentação
São objetivos programáticos da disciplina compreender a natureza e dimensões constitutivas da “Comunicação Política” enquanto campo de estudo e realidade simbólica e social, incontornável nas sociedades modernas ocidentais; adquirir fundamentos e semântica (“logotécnica”) relativos à conceção, desenvolvimento ou análise de estratégias de propaganda e comunicação política, construção de imagem e “narrativas”, persuasão e influência pública; desenvolver competências básicas inerentes às práticas profissionais nas esferas de atividade da consultoria de comunicação política, do “spin-doctoring”, da assessoria de imprensa e assessoria de imagem. Para tanto, será adotado um modelo teórico-prático de desenvolvimento do programa, com recurso ao estudo de casos nacionais e internacionais relevantes de propaganda e comunicação política, campaign strategies e gestão de comunicação de crise, e ao desenvolvimento de trabalhos de “atelier”.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-1683
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Política, Propaganda e Comunicação Política Estratégias de Comunicação Política e gestão de crises Profissões e práticas da Comunicação Política Da crise da mediação à crise da “verdade” e da democracia Área de Atelier Análise de casos históricos de propaganda, de estratégias de comunicação de campanhas eleitorais, de gestão de crises de imagem Produção de apresentações/relatórios para efeitos de avaliação
-
Objetivos
Objetivos
Fornecer um quadro teórico-prático sobre a natureza, fins e dimensões constitutivas da Comunicação Política, enquanto realidade simbólica e social e como área de especialidade profissional nas democracias ocidentais e nas estruturas de mediatização, participação e influência pública. Dotar os estudantes de um background histórico e cultural sobre os fenómenos da Propaganda e da manipulação e de uma compreensão crítica sobre os riscos contemporâneos da crise das estruturas de mediação no funcionamento das democracias e na formação da opinião pública e consensos políticos Adquirir competências relativas à conceção, desenvolvimento ou análise de estratégias de construção de imagem e “narrativas” políticas, ao exercício da persuasão nos media e influência no espaço público e à gestão de crises reputacionais Descrever práticas profissionais específicas e dominar semântica fundamental da atividade de consultoria de comunicação política, “spin-doctoring”, assessoria de imprensa e de imagem
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Processo de ensino-aprendizagem baseado em estudos de caso. Desenvolvimento de uma área de "Ateliê" para trabalhos práticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BERNAYS, Edward, "Propaganda", Lisboa, Livros Zigurate, 2024. CACCIOTTO, Marco, Marketing Político: como vencer eleições e governar, Coimbra, Conjuntura Actual Editora, 2015. CASTRO, João Pinto, “MyBarackObama: uma ferramenta poderosa de mobilização e acção política”, in Marketing Ombro a Ombro, Texto Editores, Alfragide, 2011. ESCANCIANO, Imelda, Imagen Política – Modelo y Método, Géstion 2000, Barcelona, 2021. PENA, Paulo, Fábrica de Mentiras - Viagem ao mundo das fake news, Objectiva, Lisboa, 2019. PRIOR, Hélder, Mediacracia – Comunicação e Política na era da Mediatização, Media XXI, Porto, 2021. RIBEIRO, Vasco, Opinião Pública e Propaganda - Os Princípios da Comunicação Segundo Ivy Lee, Zigurate, Lisboa, 2025. THOMSON, Oliver, Uma História da Propaganda, Temas & Debates, Lisboa, 2000.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não