-
Apresentação
Apresentação
Técnicas de Escrita Jornalística é uma unidade curricular teórico-prática que aborda as especificidades do discurso jornalístico (Van Dijk, 1988), a partir dos elementos discursivos de cada género, quer à luz da sua matriz, e.g. estudos narrativos (Seixas, 2009; Peixinho & Araújo, 2017), quer observando as particularidades da escrita contemporânea, sobretudo no contexto da cultura da convergência de onde emergem os cibergéneros (Díaz-Noci, 2004; Sánchez-García & Salaverría, 2019). Além disso, trata-se de uma unidade curricular que incide, de forma introdutória, sobre todo o processo da práxis jornalística (Traquina, 2005): dos critérios de noticiabilidade, ao processo intelectual da comunidade interpretativa do Jornalismo e seus elementos matriciais (Kovach & Rosenstiel, 2004, 2021). Com efeito, partindo, primeiro, de sessões expositivas, os estudantes serão, depois, desafiados a colocar em prática, especialmente, a notícia, a entrevista e a reportagem no #infomedia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-2-22570
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Os estudos narrativos e os géneros jornalísticos (informação vs. opinião) 2. Os elementos do jornalismo, o jornalista e a notícia 3. A notícia: regras e especificidades; critérios de noticiabilidade 4. Escrita jornalística: estilo, ortografia e gramática 5. Entrevista - da técnica à escrita 6. Reportagem: a profundidade de um género por excelência 7. O Jornalismo Narrativo 8. Ecossistema Digital: géneros híbridos, web, redes sociais e IA
-
Objetivos
Objetivos
Com a unidade curricular de Técnicas de Escrita Jornalística pretende-se que os estudantes passem a ser capazes de escrever corretamente de acordo com os critérios jornalísticos e de noticiabilidade, adotando as regras inerentes a cada género e aplicando-as na elaboração de notícias, reportagens e entrevistas de acordo com o público e meios a que se dirigem, de forma correta, seguindo boas práticas ortográficas e gramaticais. As caraterísticas particulares da escrita para a internet e as diferentes formas de divulgação fazem, também, parte desta abordagem de cariz introdutório. Deverão ainda adquirir competências no que concerne às técnicas de recolha de informação e sua aplicação prática.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino para a disciplina de Técnicas de Escrita Jornalística será híbrida e ativa, combinando teoria com prática. Os estudantes utilizarão a plataforma #infomedia para publicar os trabalhos jornalísticos, simulando o funcionamento de uma redação digital. As atividades incluem análise de conteúdo, leitura de livros de jornalismo narrativo, apresentações em duplas de dois trabalhos e redação de três géneros jornalísticos. A aprendizagem será centrada em projetos colaborativos, como a produção de reportagens, perfis e entrevistas, com sessões de feedback coletivo e debates críticos. Estudantes também manterão um diário de bordo para refletir sobre as suas dificuldades e soluções. A avaliação será contínua, considerando a qualidade dos trabalhos publicados, a participação nas atividades práticas e o envolvimento nas discussões. A metodologia visa desenvolver competências técnicas, criativas e críticas, promovendo a responsabilidade na produção jornalística.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coelho, Reis, & Bonixe. (2021). Manual de Reportagem. Labcom. De Fontcuberta, M. (2010). A Notícia, Pistas Para Compreender o Mundo (3ª ed.) Casa das Letras. Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Universidade da Beira Interior. Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto Editora Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2021). The Elements of Journalism (4th edition, revised and updated), Crown Trade Paperback Montant, H.(2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Inquérito. Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo, Quimera. Público (2005). Livro de Estilo (2ª ed.). Público, Comunicação Social, SA. Ribeiro-Rodrigues, V. (2020). Manual de Jornalismo de Investigação. Cadernos de Cidadania n.º4., Sociedade Civil pelo Desenvolvimento. ACEP e Camões - Instituto de Cooperação e da Língua.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não