filmeu

Disciplina Técnicas de Escrita Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Técnicas de Escrita Jornalística é uma unidade curricular teórico-prática que aborda as especificidades do discurso jornalístico (Van Dijk, 1988), a partir dos elementos discursivos de cada género, quer à luz da sua matriz, e.g. estudos narrativos (Seixas, 2009; Peixinho & Araújo, 2017), quer observando as particularidades da escrita contemporânea, sobretudo no contexto da cultura da convergência de onde emergem os cibergéneros (Díaz-Noci, 2004; Sánchez-García & Salaverría, 2019). Além disso, trata-se de uma unidade curricular que incide, de forma introdutória, sobre todo o processo da práxis jornalística (Traquina, 2005): dos critérios de noticiabilidade, ao processo intelectual da comunidade interpretativa do Jornalismo e seus elementos matriciais (Kovach & Rosenstiel, 2004, 2021). Com efeito, partindo, primeiro, de sessões expositivas, os estudantes serão, depois, desafiados a colocar em prática, especialmente, a notícia, a entrevista e a reportagem no #infomedia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os estudos narrativos e os géneros jornalísticos (informação vs. opinião) 2. Os elementos do jornalismo, o jornalista e a notícia 3. A notícia: regras e especificidades; critérios de noticiabilidade 4. Escrita jornalística: estilo, ortografia e gramática 5. Entrevista - da técnica à escrita 6. Reportagem: a profundidade de um género por excelência 7. O Jornalismo Narrativo 8. Ecossistema Digital: géneros híbridos, web, redes sociais e IA
  • Objetivos

    Objetivos

    Com a unidade curricular de Técnicas de Escrita Jornalística pretende-se que os estudantes passem a ser capazes de escrever corretamente de acordo com os critérios jornalísticos e de noticiabilidade, adotando as regras inerentes a cada género e aplicando-as na elaboração de notícias, reportagens e entrevistas de acordo com o público e meios a que se dirigem, de forma correta, seguindo boas práticas ortográficas e gramaticais. As caraterísticas particulares da escrita para a internet e as diferentes formas de divulgação fazem, também, parte desta abordagem de cariz introdutório. Deverão ainda adquirir competências no que concerne às técnicas de recolha de informação e sua aplicação prática.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de ensino para a disciplina de Técnicas de Escrita Jornalística será híbrida e ativa, combinando teoria com prática. Os estudantes utilizarão a plataforma #infomedia para publicar os trabalhos jornalísticos, simulando o funcionamento de uma redação digital. As atividades incluem análise de conteúdo, leitura de livros de jornalismo narrativo, apresentações em duplas de dois trabalhos e redação de três géneros jornalísticos. A aprendizagem será centrada em projetos colaborativos, como a produção de reportagens, perfis e entrevistas, com sessões de feedback coletivo e debates críticos. Estudantes também manterão um diário de bordo para refletir sobre as suas dificuldades e soluções. A avaliação será contínua, considerando a qualidade dos trabalhos publicados, a participação nas atividades práticas e o envolvimento nas discussões. A metodologia visa desenvolver competências técnicas, criativas e críticas, promovendo a responsabilidade na produção jornalística.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coelho, Reis, & Bonixe. (2021). Manual de Reportagem. Labcom. De Fontcuberta, M. (2010). A Notícia, Pistas Para Compreender o Mundo (3ª ed.) Casa das Letras. Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Universidade da Beira Interior. Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto Editora Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2021). The Elements of Journalism (4th edition, revised and updated), Crown Trade Paperback Montant, H.(2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Inquérito. Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo, Quimera. Público (2005). Livro de Estilo (2ª ed.). Público, Comunicação Social, SA. Ribeiro-Rodrigues, V. (2020). Manual de Jornalismo de Investigação. Cadernos de Cidadania n.º4., Sociedade Civil pelo Desenvolvimento. ACEP e Camões - Instituto de Cooperação e da Língua.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Técnicas de Escrita Jornalística é uma unidade curricular (UC) laboratorial, de cariz prático, dividida entre duas docentes:

     

    • A Professora Vanessa Ribeiro-Rodrigues (regente da unidade curricular) debruçar-se-á sobre a Reportagem, os Elementos do Jornalismo, o Jornalismo Narrativo e o ecossistema digital dos média;
    • A Professora Maria Cláudia Monteiro incidirá sobre os critérios de noticiabilidade e a notícia. 

     

    Funcionamento da UC: Será articulada em modo de sessões expositivas, primeiro, seguidas de prática a tutorias ministradas pelas docentes. A plataforma Moodle servirá como base de trabalho, quer com a disponibilização de livros de apoio, quer com a indicação de exercícios a executar (e submeter). Além disso, a plataforma de ciberjornalismo académico #infomedia servirá de apoio de redação dos textos.

     

    Avaliação, frequência e assiduidade: A avaliação é contínua e a frequência às aulas é obrigatória, tal como previsto no Regulamento da Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (RGA) (Secção II, Art.11º.). Para o efeito, será mantido registo semanal em pauta, com chamada oral no início da sessão.

     

    Pontualidade: A tolerância de atraso ocasional é de 10 minutos. Caso a falta de pontualidade se torne prática dos estudantes, será marcada falta.

     

    Trabalhos Obrigatórios: Por sua vez, todos os trabalhos são, igualmente, de cariz obrigatório. A não entrega de algum dos elementos de avaliação contínua implica a não aprovação e passagem imediata a exame de recurso (ver Secção II. Art.12º do RGA). Dá-se especial relevância aos exercícios práticos levados a cabo durante a atividade letiva, desenvolvidos quer em contexto das sessões presenciais, quer fora da aula. 

     

    Regime de Faltas: O número máximo de faltas corresponde a 30% do total de aulas, ou horas, da unidade curricular, como previsto no RGA (ver o regime de faltas justificadas).

     

    Elementos de Avaliação: Com efeito, a avaliação contínua rege-se pelos seguintes elementos principais:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Assiduidade e pontualidade, cumprimento de tarefas, participação e envolvimento nas tarefas e trabalhos em aula (que podem incluir trabalhos intercalares de análise de géneros jornalísticos; leitura de artigos/livros e apresentação dos conteúdos em aula, com mediação de cada docente).

    Durante todo o semestre

    30%

    Portefólio: Notícia

    A definir com
    os/as
    estudantes

    30%

    Portefólio: Reportagem (Texto e apresentação oral) 15 e 16 de dezembro (por turnos) 40%

    [PT] Dada a natureza prática da unidade curricular, em modo de avaliação contínua, que simula o funcionamento de uma redação, é expectável que os estudantes se envolvam e participem ativamente nas atividades letivas, dentro e fora de aulas, nomeadamente nos exercícios de redação jornalística, análise de conteúdo dos géneros jornalísticos, identificando os seus elementos discursivos, entre outras atividades. Para isso, é fundamental que sejam assíduos e mandatório que sejam pontuais. De forma a evitar distrações desnecessárias e, assim, não perturbar o bom funcionamento das sessões, recomenda-se que o telemóvel permaneça em silêncio e com as notificações desativadas.

    Adicionalmente, é aconselhável que os estudantes tenham um computador pessoal durante as aulas, para o desenvolvimento de exercícios: análise de conteúdo dos géneros jornalísticos e redação no #infomedia.

    [EN] Given the practical nature of the course, in continuous assessment mode, students are expected to be actively involved and participate in teaching activities, both in and out of class, namely in journalistic writing exercises, content analysis of journalistic genres, identifying their discursive elements, among other activities. In order to do this, it is essential that they are regular and punctual. In order to avoid unnecessary distractions and thus not disturb the smooth running of the sessions, it is recommended that cell phones remain on silent and with notifications turned off.

    In addition, it is advisable for students to have a personal computer with them during class, so that they can carry out the exercises: content analysis of journalistic genres and writing in the #infomedia backoffice.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios