filmeu

Disciplina Investigação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito de Investigação Jornalística é aqui entendido num múltiplo sentido: como disciplina pertencente ao que pode ser mais amplamente descrito como grande jornalismo que pode incluir categorias como o jornalismo histórico, o jornalismo de dados ou a grande reportagem, ou como um conjunto particular de práticas e técnicas de pesquisa, seleção e tratamento da informação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Entre 'o que se vê' e 'o que é' 1.1. Os factos ocultos e o imperativo de investigar 1.2. O Jornalismo como condição sine qua non da democracia 1.3. Jornalismo como mediação e fator contemporâneo de diferença 1.4. Os limites da investigação jornalística: constrangimentos institucionais, éticos, deontológicos e legais 1.5. Casos que fizeram história 2. Introdução às metodologias de investigação jornalística 2.1. Investigação jornalística e outras formas de investigação 2.2. A aplicação da estratégia de "estudo de caso" 2.3. Abordagem prática ao processo de investigação jornalística 3. Fontes de informação 3.1. Factos ocultos: do conhecimento inicial à decisão de investigar 3.2. Primeiras fases de verificação: documentos, testemunhos e fontes de informação 3.3. O tratamento da informação, a confirmação e a construção do caso 3.4. O imperativo do contraditório    4. A publicação da investigação 4.1. A decisão de publicar 4.2. A investigação como narrativa jornalística 4.3. Elaboração de uma investigação  
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo é dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da investigação jornalística a um nível elementar de abordagem. No final da execução do programa, os alunos devem possuir as bases necessárias para uma abordagem metodológica crítica a factos que apresentem alguma complexidade explicativa ou conjuntos de informações que necessitem de investigação.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A disciplina de Investigação Jornalística terá como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem dois pilares:  1. Aprofundamento do estudo de caso como estratégia de investigação (o planeamento, a recolha de dados e a análise de dados). 2. Apresentação de trabalhos jornalísticos de investigação publicados com debilidades de conteúdo que devem ser descobertas e analisadas pelos estudantes.   Esta metodologia ativa pretende promover uma melhor assimilação da componente teórica que vai acompanhar o projeto prático de investigação. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burstiner, M. (2017). Investigative Reporting from Premise to Publication: From Premise to Publication. Taylor & Francis. Hahn, O., & Stalph, F. (2018). Digital Investigative Journalism: Data, Visual Analytics and Innovative Methodologies in International Reporting. Springer International Publishing. Houston, B., Horvit, M., Reporters, I., & Eds. (2020). Investigative Reporter's Handbook: A Guide to Documents, Databases, and Techniques. BEDFORD BOOKS. Investigative Journalism. (2021). (H. d. Burgh & P. Lashmar, Eds. 3.ª ed.). Routledge. Mesquita, M. (2004). O quarto equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. MinervaCoimbra. Pilger, J. (2011). Tell Me No Lies: Investigative Journalism and its Triumphs. Random House. Pinto, M. (2007). Casos em que o jornalismo foi notícia. Campo das Letras.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação contínua será composta por três elmentos de avaliação

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Apresentação de um projeto de investigação jornalística inédito e realizado especificamente para a unidade curricular, em grupo

    a agendar

    20%

    Trabalho final de investigação jornalística, realizado em grupo, a publicar no Infomedia após edição do docente

    a agendar

    40%

    Participação assertiva  em aula e avaliação individual de desempenho na tutorias

    Em aulas a agendar no início do semestre

    40%

    Admite-se a possibilidade uma avaliação adicional caso seja necessário aclarar o nível de conhecimento do estudante.

    A entrega de trabalhos além do prazo estipulado só será possível se autorizada pelo docente e implica uma penalização de 25% na classificação do trabalho se entregue até 24h após o prazo indicado e de 50% na classificação do trabalho se entregue entre 24h e 72h após o prazo; não serão aceites trabalhos entregues com atraso superior a 72h.

    Nas instâncias de recurso e especial, a avaliação será feita através de um exame escrito.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios