filmeu

Disciplina Cibercultura

  • Apresentação

    Apresentação

    Procura-se trabalhar a noção de cibercultura como um campo de pensamento sobre a forma como o Humano se relaciona com a técnica ou o artificial e, através dessa relação, projecta as suas esperanças, os seus medos, a sua concepção da História e do futuro ou os limites do que, constantemente, procura estabilizar enquanto real. Neste sentido, a teoria da cibercultura afirma-se também como um campo privilegiado de pensamento sobre a forma como o Humano se concebe e percebe a si próprio.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Cibercultura e Ficção Literatura, cinema e as imagens da técnica: extrapolação e especulação Utopias e Distopias A ficção científica como teoria crítica   2. Materialidades da Comunicação A mediatização técnica da experiência Velocidade e Interfaces O sujeito como produto do design da informação   3. Dimensões do Ciberespaço Espaço técnico (evolução) Espaço metafórico e virtualidade Contra-espaço (cyberpunk) e espaço político   4. O ciborgue enquanto figura cultural A hibridez como paradigma político (Donna Haraway) Orgânico/Inorgânico: crítica dos dualismos A informática da dominação ou a possibilidade do recomeço   5. O Pós-humano Crise da noção clássica de Humano Crítica do trans-humanismo e do bioconservadorismo Novas perspectivas: novo materialismo e meta-humanismo   6. Inteligência Artificial Antecedentes históricos Mitologia do autómato Do Teste de Turing à "aprendizagem das máquinas"   7. O Antropoceno As cidades inteligentes Geo-construtivismo: a Terra como sistema operativo
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer e caracterizar os conceitos que sustentam a teoria da Cibercultura, contextualizando-os em função do seu contexto histórico  - Perceber a noção de Cibercultura enquanto perspectiva cultural na qual se funda um imaginário (ficcional e teórico) sobre os limites da natureza e do humano, sobre a veracidade da percepção do real e sobre um espírito crítico de antecipação, a partir do qual se reflectem as expectativas ou os medos em relação ao progresso técnico - Problematizar a condição tecnológica da contemporaneidade, identificando as transformações e os impactos provocados pelas tecnologias digitais - Reflectir acerca da redefinição da percepção do Humano, da sua sensibilidade, das suas metamorfoses físicas e cognitivas, das suas condições de comunicação e das suas possibilidades de produção da experiência na actualidade.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bell, D.; Kennedy, B. [2000]. The Cybercultures Reader. Routledge.   Benedikt, M. [1991] Cyberespace: First Steps. The MIT Press.   Costa, Pedro Rodrigues [2013]. Entre o Ver e o Olhar: Ecos e Ressonâncias ecrãnicas. Braga: Universidade do Minho (tese de doutoramento)   Dubey, G.; Jouvancourt, P. [2018] Anthropocène et Numérisation du Monde. Paris: Éditions Dehors.   Haraway, D. [1991] Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature. Free Association Books   Hayles, N. K. [1999]. How We Became Posthuman. University of Chicago Press   Levy, P. [1999]. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.    Turing, A; Girard, Jean-Yves [1995] La machine de Turing. Paris: Éditions du Seuil.   Turner, F. [2006] From Counterculture to Cyberculture - Stewart Brand, The Whole Earth Network, and the Rise of Digital Utopianism. University of Chicago Press.
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência escrita 1

    a definir

    35%

    Frequência escrita 2 

    a definir

    35%

    Apresentações de Cibertema em aula

    a definir

    30%

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios