filmeu

Disciplina História da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe uma leitura crítica da história da comunicação enquanto processo material, conceptual, ontológico e epistemológico. Analisa-se como os diferentes meios — da oralidade à inteligência artificial — transformaram as formas de pensar, perceber e organizar o mundo, moldando estruturas de conhecimento, relações sociais e modos de existência. Inserida no campo das Ciências da Comunicação, esta UC permite compreender as bases históricas, técnicas e simbólicas das práticas comunicacionais, oferecendo ferramentas para pensar criticamente os media enquanto artefactos culturais e agentes de construção social da realidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos teóricos de uma história da comunicação 2. Oralidade 3. Escrita e Livro: do alfabeto ao códice 4. Imprensa: de Gutenberg a Lutero 5. Fotografia 6. Cinema 7. Rádio e Televisão 8. Computador e Internet 9. Inteligência Artificial e Comunicação Automatizada
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e enquadrar, através dos dispositivos técnicos que os determinaram, os principais paradigmas da história da comunicação (verbal e não verbal) e da produção de conhecimento; Promover capacidades de análise e de reflexão sobre as relações mútuas entre a produção cultural de significado e a evolução das materialidades técnicas que pré-determinam essa produção; Problematizar a contemporaneidade enquanto época cuja condição tecnológica é decisivamendeterminada por meios de registo, transmissão e processamento automático de comunicação e de informação. Avaliar criticamente o papel das novas tecnologias emergentes, especialmente da inteligência artificial generativa, na transformação dos processos
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia desta unidade curricular integra os princípios estratégicos da Universidade Lusófona para 2025-2030, promovendo um ensino inovador, centrado no estudante e orientado para a construção de competências transversais e críticas. Através da exposição e discussão crítica dos conteúdos programáticos, fundamentada em textos selecionados e estudos de caso, estimula-se uma compreensão profunda e contextualizada. Análise Crítica de Fontes Primárias: uso de documentos, notícias e arquivos para interpretação crítica; Metodologias Digitais e Plataformas Interativas: uso de fóruns, quizzes, mapas interativos e storytelling digital; Aprendizagem Experiencial e Visitas de Campo: visitas virtuais ou presenciais a museus, arquivos e centros de média; Inclusão de Perspectivas Interseccionais e Diversas: abordagem dos conteúdos valorizando múltiplas vozes e experiências sociais (e.g.: cinema indígena, etc.); Narrativas Multimodais e Storytelling: vídeo-ensaio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bory, P., Natale, S., & Trudel, D. (2021). Artificial intelligence: Reframing thinking machines within the history of media and communication. De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110740202-006 Chartier, R. (1997). A Ordem dos Livros. Vega. Contreras, S. P. (1999). El Periodismo De Los Nuevos Medios: El Cine, El Magazine Y La Radio. In Gómez Mompart, J. L. & Marín Otto, E. (Eds.), Síntesis Historia Del Periodismo Universal. Jenkins, H. (2009). Convergence Culture. New York University Press. Kittler, F. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press. McLuhan, M. (1972). A Galáxia de Gutenberg. Universidade de São Paulo. Quinn, S., & Filak, V. (2005). Convergent Journalism: An introduction, Writing and Producing Across Media. Focal Press. Valéry, P. (2005). A conquista da ubiquidade. Revista de Comunicação e Linguagens, 34/35. Relógio d'Água.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A lecionação da unidade curricular de História da Comunicação é dividida entre duas docentes: Prof. Vanessa Ribeiro-Rodrigues (70%) e Prof. Maria José Ferreira (30%), com avaliação conjunta, de acordo com o Regulamento da Universidade Lusófona.

    A UC é de avaliação é contínua (AC)  todos os elementos de ponderação infra detalhados têm carácter obrigatório. A ausência de algum elemento implica a reprovação à UC de História da Comunicação, passando de imediato para Exame de época de recurso.

    Com efeito, sendo esta UC de AC, os estudantes devem, igualmente, observar as regras de assiduidade do Regulamento, que prevê um máximo de 30% de faltas, incidindo no total de horas lecionadas, por docente (Prof. Vanessa Ribeiro-Rodrigues = 42 horas + Prof. Maria José Ferreira = 18 horas).

    O não cumprimento da assiduidade implica a reprovação à UC, salvaguardando casos específicos, a ser analisados pontualmente, como é o enquadramento dos Trabalhadores Estudantes. A soma dos trabalhos/avaliação de cada docente totaliza 100% da avaliação que é, assim, ponderada conjuntamente.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Sessões com Professora Vanessa Ribeiro-Rodrigues (avaliação de 70%)

    10 aulas (42 horas)

    TOTAL: 70%

    1) Participação em aulas e envolvimento construtivo nas sessões

    Ao longo do semestre

    20%

    2) Relatório crítico final individual que relacione as sessões: exposição teórica,
    aulas abertas, visitas de estudos. (submissão Moodle)
     A definir com estudantes 20%
    3) Trabalho de grupo (vídeo-ensaio) com entrega de relatório individual reflexivo que
    cruze a teoria com a prática. (Submissão Moodle e apresentação oral em aula dia 19/12)
    19 de dezembro 2025 30%

    Sessões com Professora Maria José Ferreira (avaliação de 30%)

    4 aulas (18 horas) TOTAL: 30%
    1) Participação em aulas e envolvimento construtivo nas sessões

    Ao longo do semestre

    10%

    2) Teste de avaliação  A definir com estudantes 20%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios