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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular propõe uma leitura crítica da história da comunicação enquanto processo material, conceptual, ontológico e epistemológico. Analisa-se como os diferentes meios — da oralidade à inteligência artificial — transformaram as formas de pensar, perceber e organizar o mundo, moldando estruturas de conhecimento, relações sociais e modos de existência. Inserida no campo das Ciências da Comunicação, esta UC permite compreender as bases históricas, técnicas e simbólicas das práticas comunicacionais, oferecendo ferramentas para pensar criticamente os media enquanto artefactos culturais e agentes de construção social da realidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-3761
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos teóricos de uma história da comunicação 2. Oralidade 3. Escrita e Livro: do alfabeto ao códice 4. Imprensa: de Gutenberg a Lutero 5. Fotografia 6. Cinema 7. Rádio e Televisão 8. Computador e Internet 9. Inteligência Artificial e Comunicação Automatizada
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Objetivos
Objetivos
Identificar e enquadrar, através dos dispositivos técnicos que os determinaram, os principais paradigmas da história da comunicação (verbal e não verbal) e da produção de conhecimento; Promover capacidades de análise e de reflexão sobre as relações mútuas entre a produção cultural de significado e a evolução das materialidades técnicas que pré-determinam essa produção; Problematizar a contemporaneidade enquanto época cuja condição tecnológica é decisivamendeterminada por meios de registo, transmissão e processamento automático de comunicação e de informação. Avaliar criticamente o papel das novas tecnologias emergentes, especialmente da inteligência artificial generativa, na transformação dos processos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia desta unidade curricular integra os princípios estratégicos da Universidade Lusófona para 2025-2030, promovendo um ensino inovador, centrado no estudante e orientado para a construção de competências transversais e críticas. Através da exposição e discussão crítica dos conteúdos programáticos, fundamentada em textos selecionados e estudos de caso, estimula-se uma compreensão profunda e contextualizada. Análise Crítica de Fontes Primárias: uso de documentos, notícias e arquivos para interpretação crítica; Metodologias Digitais e Plataformas Interativas: uso de fóruns, quizzes, mapas interativos e storytelling digital; Aprendizagem Experiencial e Visitas de Campo: visitas virtuais ou presenciais a museus, arquivos e centros de média; Inclusão de Perspectivas Interseccionais e Diversas: abordagem dos conteúdos valorizando múltiplas vozes e experiências sociais (e.g.: cinema indígena, etc.); Narrativas Multimodais e Storytelling: vídeo-ensaio.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bory, P., Natale, S., & Trudel, D. (2021). Artificial intelligence: Reframing thinking machines within the history of media and communication. De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110740202-006 Chartier, R. (1997). A Ordem dos Livros. Vega. Contreras, S. P. (1999). El Periodismo De Los Nuevos Medios: El Cine, El Magazine Y La Radio. In Gómez Mompart, J. L. & Marín Otto, E. (Eds.), Síntesis Historia Del Periodismo Universal. Jenkins, H. (2009). Convergence Culture. New York University Press. Kittler, F. (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press. McLuhan, M. (1972). A Galáxia de Gutenberg. Universidade de São Paulo. Quinn, S., & Filak, V. (2005). Convergent Journalism: An introduction, Writing and Producing Across Media. Focal Press. Valéry, P. (2005). A conquista da ubiquidade. Revista de Comunicação e Linguagens, 34/35. Relógio d'Água.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não