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Apresentação
Apresentação
Comunicação Política é uma unidade curricular do curso de Licenciatura em Comunicação Aplicada, semestral e ministrada no 1º ano. Proporciona a base teórica para o entendimento da relação entre Comunicação e Política. Estimula o sentido crítico sobre a influencia do marketing político na comunicação; sobre a relação entre o jornalismo/opinião pública; sobre os principais desafios da actualidade nos media: desinformação e fake news e, ainda, sobre os conceitos de comunicação, democracia e cidadania.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-1683
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Questões epistemológicas e metodológicas de Política e de Comunicação 2. Comunicação Política: perspetivas, definições e delimitações do campo 3. Comunicação Política e Cultura Política 4. O campo da investigação em Comunicação Política 5. Tecnologização, totalização mediática e privatização do Estado 6. Da Política às Políticas. Problemáticas contemporâneas da Comunicação Política 7. Perspetivas em Comunicação Política.
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Objetivos
Objetivos
Os alunos, no final do semestre, devem estar aptos a: a) Definir e relacionar cientificamente os conceitos de comunicação, poder e política. b) Analisar, de forma critica, o poder e os media. c) Relacionar o marketing e a propaganda nos efeitos políticos da comunicação. d) Compreender o poder e o efeito político-social das redes. e) Elaborar sobre os principais desafios políticos para conter a desinformação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos a utilizar serão essencialmente o expositivo e interrogativo tendo em conta a natureza das matérias. As técnicas pedagógicas a utilizar serão: a técnica da exposição; técnica do ice-breaker; técnica do brainstorming; técnica do estudo de caso; técnica de trabalho de grupo e técnica de debate. A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação/trabalhos com debates.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adler, B & Towne, N. (2002). Comunicação Interpessoal. (9ªEd). Rio de Janeiro: LTC ALMOND, G. A. & Verba, S. (1965). The Civic Culture. Boston, MA: Little, Brown and Company. ARISTÓTELES (2018). Retórica. Lisboa: INCM. Berg, E. (2012).Administração de conflitos: As abordagens práticas para o dia-a-dia. (1ªed) Curitiba: Juruá. CASTELLS, M. (2009). Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Ed. CHOMSKY, N. & HERMAN, E. (2018). Manufacturing Consent – The Political Economy of the Mass Media. London: Vintage Publishing. COOMBS, W. T. & HOLLADAY, S. J. (2010). The Handbook of Crisis Communication. Oxford: 2010 Wiley-Blackwell. CORDÓN, J. M. N. & MARTÍNEZ, T. C. (2020). História da Filosofia. Dos pré-socráticos à filosofia contemporânea. Lisboa: Edições 70.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não