filmeu

Disciplina Sonoplastia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Sonoplastia introduz os alunos ao contexto e às vertentes sonoras no âmbito da comunicação audiovisual objectivando o desenvolvimento de competências técnicas e estéticas e sobretudo da cultura sonora.  Esta UC pretende que os alunos contactem com o som através de uma organização teórica e prática, análise crítica de conteúdos no sentido de desenvolverem a sua estática pessoal e competências de comunicação e interligação de fases e elementos inerentes à produção de artefactos audio visuails na forma de curtas metragens, instalações e pequenas aplicações sonoras. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Evolução histórica da sonoplastia. Narrativa sonora no contexto audiovisual. Som vs Ruído Sons Acúsmáticos/Não acusmáticos Composição Sonora: realista vs criativa Foley Elementos fundamentais do estúdio de som: diagramas de trânsito de sinal, cadeias, elementos constituintes e estruturas de ganho Caracterização de microfones segundo a padrões de direccionalidade e tecnologia associada: Microfones omnidireccionais, cardióides e, figura de 8. Microfones dinâmicos, condensador, fita, PZM. Técnicas de captação: Stereo, pontual, surround Práticas fundamentais de edição e mistura de som Caracterização e operacionalização de uma DAW (Digital Audio Workstation) Edição destrutiva e edição não-destrutiva Processamento: Equalização: equalizadores gráficos e paramétricos, Dinâmica: compressão; gate e expanders, Efeitos: delay; reverb; pitch; convolução, modulação OMF como formato de transferência entre plataformas Operações fundamentais em estúdio: gravação; mistura e masterização.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Introduzir os alunos no âmbito da sonoplastia - Fornecer elementos teóricos e conceptuais - Desenvolver projectos práticos - Realçar as especificidades da sonoplastia para imagem - Desenvolver a sensibilidade auditiva e estética do aluno - Conhecer a terminologia técnica e a nomenclatura específica da area e aplicando-as correctamente e em contexto   No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:   - Solucionar novas propostas partindo de conhecimentos já adquiridos. - Ser capaz de integrar o trabalho específico ao nível do som noutros contextos: cinema; televisão; multimédia; etc. - Ser capaz de analisar conteúdos multimedia em termos sonoros, identificando técnicas, propondo ideias e soluções alternativas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chion, Michel, 1947-. (1994). Audio-vision : sound on screen. New York :Columbia University Press, Demonstrations of auditory scene analysis: The perceptual organization of sound. Audio CD with booklet, 4A. S. Bregman e P. A. Ahad, Department of Psychology, McGill University. Schafer, R. Murray. The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester, Vt.: Destiny Books ;, 19931994. Print. Introdução à Engenharia de Som, Nuno Fonseca, FCA Acústica Musical, Luís Henriques, FCG Designing Sound, Andy FarnellStereo Microphone Techniques, Focal Press  
  • Avaliação

    Avaliação

    As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.

    A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com um peso total de 18 Valores. Os restantes 2 valores destinam-se à avaliação da participação e trabalho em aula por parte dos estudantes. Os estudantes deverão frequentar obrigatoriamente a pelo menos 70% das aulas.

     O Exame de Recurso, com uma duração de 2h e destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, consiste na realização de uma proposta de trabalho prática de complexidade semelhante ao trabalho desenvolvido durante a avaliação contínua, sendo obrigatória a posterior submissão de relatório e apresentação da mesma com um peso total de 20 valores."

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Participação + trabalho em aula

    N/A

    10%

    MiniProj

    N/A

    40%

    ProjF

    N/A

    50%

    Exame Recurso   100%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios