filmeu

Disciplina Sonoplastia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Sonoplastia introduz os alunos ao contexto e às vertentes sonoras no âmbito da comunicação audiovisual objectivando o desenvolvimento de competências técnicas e estéticas e sobretudo da cultura sonora. 

    Esta UC pretende que os alunos contactem com o som através de uma organização teórica e prática, análise crítica de conteúdos no sentido de desenvolverem a sua estática pessoal e competências de comunicação e interligação de fases e elementos inerentes à produção de artefactos audio visuails na forma de curtas metragens, instalações e pequenas aplicações sonoras. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Evolução histórica da sonoplastia.
    • Narrativa sonora no contexto audiovisual.
    • Som vs Ruído
    • Sons Acúsmáticos/Não acusmáticos
    • Composição Sonora: realista vs criativa
    • Foley
    • Elementos fundamentais do estúdio de som: diagramas de trânsito de sinal, cadeias,
    • elementos constituintes e estruturas de ganho
    • Caracterização de microfones segundo a padrões de direccionalidade e tecnologia
    • associada: Microfones omnidireccionais, cardióides e, figura de 8. Microfones
    • dinâmicos, condensador, fita, PZM.
    • Técnicas de captação: Stereo, pontual, surround
    • Práticas fundamentais de edição e mistura de som
    • Caracterização e operacionalização de uma DAW (Digital Audio Workstation)
    • Edição destrutiva e edição não-destrutiva
    • Processamento: Equalização: equalizadores gráficos e paramétricos, Dinâmica:
    • compressão; gate e expanders, Efeitos: delay; reverb; pitch; convolução, modulação
    • OMF como formato de transferência entre plataformas
    • Operações fundamentais em estúdio: gravação; mistura e masterização.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Introduzir os alunos no âmbito da sonoplastia
    - Fornecer elementos teóricos e conceptuais
    - Desenvolver projectos práticos
    - Realçar as especificidades da sonoplastia para imagem
    - Desenvolver a sensibilidade auditiva e estética do aluno
    - Conhecer a terminologia técnica e a nomenclatura específica da area e aplicando-as
    correctamente e em contexto

     

    No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de:

     

    - Solucionar novas propostas partindo de conhecimentos já adquiridos.
    - Ser capaz de integrar o trabalho específico ao nível do som noutros contextos: cinema; televisão; multimédia; etc.

    - Ser capaz de analisar conteúdos multimedia em termos sonoros, identificando técnicas, propondo ideias e soluções alternativas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chion, Michel, 1947-. (1994). Audio-vision : sound on screen. New York :Columbia University Press,

    Demonstrations of auditory scene analysis: The perceptual organization of sound. Audio CD with booklet, 4A. S. Bregman e P. A. Ahad, Department of Psychology, McGill University.

    Schafer, R. Murray. The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester, Vt.: Destiny Books ;, 19931994. Print.

    Introdução à Engenharia de Som, Nuno Fonseca, FCA

    Acústica Musical, Luís Henriques, FCG

    Designing Sound, Andy FarnellStereo Microphone Techniques, Focal Press

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios