-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Sonoplastia introduz os alunos ao contexto e às vertentes sonoras no âmbito da comunicação audiovisual objectivando o desenvolvimento de competências técnicas e estéticas e sobretudo da cultura sonora. Esta UC pretende que os alunos contactem com o som através de uma organização teórica e prática, análise crítica de conteúdos no sentido de desenvolverem a sua estática pessoal e competências de comunicação e interligação de fases e elementos inerentes à produção de artefactos audio visuails na forma de curtas metragens, instalações e pequenas aplicações sonoras.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-16957
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Evolução histórica da sonoplastia. Narrativa sonora no contexto audiovisual. Som vs Ruído Sons Acúsmáticos/Não acusmáticos Composição Sonora: realista vs criativa Foley Elementos fundamentais do estúdio de som: diagramas de trânsito de sinal, cadeias, elementos constituintes e estruturas de ganho Caracterização de microfones segundo a padrões de direccionalidade e tecnologia associada: Microfones omnidireccionais, cardióides e, figura de 8. Microfones dinâmicos, condensador, fita, PZM. Técnicas de captação: Stereo, pontual, surround Práticas fundamentais de edição e mistura de som Caracterização e operacionalização de uma DAW (Digital Audio Workstation) Edição destrutiva e edição não-destrutiva Processamento: Equalização: equalizadores gráficos e paramétricos, Dinâmica: compressão; gate e expanders, Efeitos: delay; reverb; pitch; convolução, modulação OMF como formato de transferência entre plataformas Operações fundamentais em estúdio: gravação; mistura e masterização.
-
Objetivos
Objetivos
- Introduzir os alunos no âmbito da sonoplastia - Fornecer elementos teóricos e conceptuais - Desenvolver projectos práticos - Realçar as especificidades da sonoplastia para imagem - Desenvolver a sensibilidade auditiva e estética do aluno - Conhecer a terminologia técnica e a nomenclatura específica da area e aplicando-as correctamente e em contexto No final da frequência desta unidade curricular, o aluno será capaz de: - Solucionar novas propostas partindo de conhecimentos já adquiridos. - Ser capaz de integrar o trabalho específico ao nível do som noutros contextos: cinema; televisão; multimédia; etc. - Ser capaz de analisar conteúdos multimedia em termos sonoros, identificando técnicas, propondo ideias e soluções alternativas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
PBL, trabalhos multidisciplinares
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chion, Michel, 1947-. (1994). Audio-vision : sound on screen. New York :Columbia University Press, Demonstrations of auditory scene analysis: The perceptual organization of sound. Audio CD with booklet, 4A. S. Bregman e P. A. Ahad, Department of Psychology, McGill University. Schafer, R. Murray. The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester, Vt.: Destiny Books ;, 19931994. Print. Introdução à Engenharia de Som, Nuno Fonseca, FCA Acústica Musical, Luís Henriques, FCG Designing Sound, Andy FarnellStereo Microphone Techniques, Focal Press
-
Avaliação
Avaliação
As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.
A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo do semestre resultando numa avaliação de média final ponderada com um peso total de 18 Valores. Os restantes 2 valores destinam-se à avaliação da participação e trabalho em aula por parte dos estudantes. Os estudantes deverão frequentar obrigatoriamente a pelo menos 70% das aulas.
O Exame de Recurso, com uma duração de 2h e destinado aos estudantes com nota negativa (inferior a 10 valores) ou para estudantes que pretendam fazer melhoria de nota, consiste na realização de uma proposta de trabalho prática de complexidade semelhante ao trabalho desenvolvido durante a avaliação contínua, sendo obrigatória a posterior submissão de relatório e apresentação da mesma com um peso total de 20 valores."
Descrição
Data limite
Ponderação
Participação + trabalho em aula
N/A
10%
MiniProj
N/A
40%
ProjF
N/A
50%
Exame Recurso 100%
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




