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Apresentação
Apresentação
- apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação desenvolvidas ao longo do séc. XX; - transmitir a importância da cidade, dos seus elementos arquitetónicos, dos seus transportes e media como fenómeno comunicativo estruturador da experiência contemporânea; - identificar e caraterizar as técnicas do corpo e as suas representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual; - expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais e publicitárias, e o seu impacto na vida quotidiana; - explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática; - aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante;
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP728-2348
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e perspectiva histórica II. A cidade como laboratório social III. O corpo, o quotidiano e a gestualidade IV. Os media, a cultura e o consumo V. As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural VI. As minorias, as subculturas e as políticas de resistência
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Objetivos
Objetivos
- delimitar o campo de conhecimento das ciências da comunicação e distinguir as perspetivas da Mass Communication Research, da Escola de Frankfurt, da Escola de Chicago, dos Cultural Studies e do pensamento contemporâneo francês; - enquadrar o papel das metrópoles no frenesim comunicativo quotidiano, através de abordagens históricas como as de Simmel e Benjamin e compreender a formação da ecologia urbana no pensamento da Escola de Chicago; - cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006); - caraterizar os média segundo uma perspetiva crítica assente na Escola de Frankfurt, na tradição dos estudos culturais e no pensamento contemporâneo francês; - compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de grupos sociais nos media
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustrem os temas em discussão. Regime de avaliação contínua de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona. Adicionalmente, promover-se-á, por um lado, uma metodologia ativa, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem, enquanto que a professora assume, idem, uma função mediadora e, por outro, uma abordagem heurística. No primeiro cenário, procura-se a união entre a tecnologia e a educação, visto que mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (estudos, exercícios e pesquisas). Por conseguinte, promove-se a aprendizagem do conteúdo de forma autónoma. Exemplos: i) pré-leituras e apresentação em aulas, de forma a complementar os conteúdos expostos pelas docentes; ii) desenvolvimento de trabalho prático com reflexão teórica como vídeo-ensaio e entrega de relatório.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Benjamin, W. (2012). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d¿Água. Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Lisboa: Celta. Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d¿Água. Morin, E (1997) - Cultura de Massa no Século XX - O Espírito do Tempo - Vol 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Wolf, M. (1999) Teorias da Comunicação. 5ª Edião. Editorial Presença. Lisboa.
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Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Participação, envolvimento e interesse nas sessões (avaliação contínua: cada sessão tem uma ponderação) e realização de exercícios dentro e fora da aula.
Sessões
20%
Submissão 1: Entrega da reflexão crítica sobre o livro e filme "1984", ou sobre o livro e filme "Fahrenheit 451"
28/02 (apresentação oral em aula) e 01/03 (submissão Moodle) 10%
Submissão 2: Ensaio/Recensão Crítica (tema a definir) 17/04 (apresentação oral em aula) 19/04 (submissão Moodle) 30% Trabalho de grupo de vídeo-ensaio (25%) com entrega
de relatório reflexivo individual (25%) que cruze a teoria
(submissão Moodle e apresentação oral em
aula)29/05 (apresentação oral em aula) e 31/05 (submissão Moodle)
40%
Dado que a avaliação é contínua, pressupondo exercícios dentro e fora de aula, a frequência das aulas é obrigatória, com respetiva ponderação avaliativa. O máximo de faltas a esta unidade curricular será de 4 (correspondendo a 30% do total das sessões).
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Mobilidade
Mobilidade
Sim




