filmeu

Disciplina Teorias e Modelos da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    - apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação desenvolvidas ao longo do séc. XX;
    - transmitir a importância da cidade, dos seus elementos arquitetónicos, dos seus transportes e media como fenómeno comunicativo estruturador da experiência contemporânea;
    -  identificar e caraterizar as técnicas do corpo e as suas representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual;
    -  expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais e publicitárias, e o seu impacto na vida quotidiana;
    - explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática;

    - aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante;

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.    Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e perspectiva histórica
    II.    A cidade como laboratório social
    III.    O corpo, o quotidiano e a gestualidade
    IV.    Os media, a cultura e o consumo
    V.    As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural
    VI.    As minorias, as subculturas e as políticas de resistência

  • Objetivos

    Objetivos

    -    delimitar o campo de conhecimento das ciências da comunicação e distinguir as perspetivas da Mass Communication Research, da Escola de Frankfurt, da Escola de Chicago, dos Cultural Studies e do pensamento contemporâneo francês;
    -    enquadrar o papel das metrópoles no frenesim comunicativo quotidiano, através de abordagens históricas como as de Simmel e Benjamin e compreender a formação da ecologia urbana no pensamento da Escola de Chicago;
    -    cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006);
    -    caraterizar os média segundo uma perspetiva crítica assente na Escola de Frankfurt, na tradição dos estudos culturais e no pensamento contemporâneo francês;
    -    compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de grupos sociais nos media

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustrem os temas em discussão. Regime de avaliação contínua de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona.

    Adicionalmente, promover-se-á, por um lado, uma metodologia ativa, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem, enquanto que a professora assume, idem, uma função mediadora e, por outro, uma abordagem heurística.


    No primeiro cenário, procura-se a união entre a tecnologia e a educação, visto que mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (estudos, exercícios e pesquisas). Por conseguinte, promove-se a aprendizagem do conteúdo de forma autónoma.

    Exemplos: i) pré-leituras e apresentação em aulas, de forma a complementar os conteúdos expostos pelas docentes; ii) desenvolvimento de trabalho prático com reflexão teórica como vídeo-ensaio e entrega de relatório.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Benjamin, W. (2012). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d¿Água.
    • Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Lisboa: Celta.
    • Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d¿Água.
    • Morin, E (1997) - Cultura de Massa no Século XX - O Espírito do Tempo - Vol 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
    • Wolf, M. (1999) Teorias da Comunicação. 5ª Edião. Editorial Presença. Lisboa.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios