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Apresentação
Apresentação
- apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação desenvolvidas ao longo do séc. XX;
- transmitir a importância da cidade, dos seus elementos arquitetónicos, dos seus transportes e media como fenómeno comunicativo estruturador da experiência contemporânea;
- identificar e caraterizar as técnicas do corpo e as suas representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual;
- expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais e publicitárias, e o seu impacto na vida quotidiana;
- explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática;- aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante;
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP728-2348
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e perspectiva histórica
II. A cidade como laboratório social
III. O corpo, o quotidiano e a gestualidade
IV. Os media, a cultura e o consumo
V. As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural
VI. As minorias, as subculturas e as políticas de resistência
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Objetivos
Objetivos
- delimitar o campo de conhecimento das ciências da comunicação e distinguir as perspetivas da Mass Communication Research, da Escola de Frankfurt, da Escola de Chicago, dos Cultural Studies e do pensamento contemporâneo francês;
- enquadrar o papel das metrópoles no frenesim comunicativo quotidiano, através de abordagens históricas como as de Simmel e Benjamin e compreender a formação da ecologia urbana no pensamento da Escola de Chicago;
- cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006);
- caraterizar os média segundo uma perspetiva crítica assente na Escola de Frankfurt, na tradição dos estudos culturais e no pensamento contemporâneo francês;
- compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de grupos sociais nos media
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustrem os temas em discussão. Regime de avaliação contínua de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona.
Adicionalmente, promover-se-á, por um lado, uma metodologia ativa, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem, enquanto que a professora assume, idem, uma função mediadora e, por outro, uma abordagem heurística.
No primeiro cenário, procura-se a união entre a tecnologia e a educação, visto que mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (estudos, exercícios e pesquisas). Por conseguinte, promove-se a aprendizagem do conteúdo de forma autónoma.Exemplos: i) pré-leituras e apresentação em aulas, de forma a complementar os conteúdos expostos pelas docentes; ii) desenvolvimento de trabalho prático com reflexão teórica como vídeo-ensaio e entrega de relatório.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Benjamin, W. (2012). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d¿Água.
- Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Lisboa: Celta.
- Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d¿Água.
- Morin, E (1997) - Cultura de Massa no Século XX - O Espírito do Tempo - Vol 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
- Wolf, M. (1999) Teorias da Comunicação. 5ª Edião. Editorial Presença. Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não