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Disciplina Teorias e Modelos da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    - apresentar o campo epistemológico das ciências da comunicação e fornecer um panorama das teorias da comunicação desenvolvidas ao longo do séc. XX;
    - transmitir a importância da cidade, dos seus elementos arquitetónicos, dos seus transportes e media como fenómeno comunicativo estruturador da experiência contemporânea;
    -  identificar e caraterizar as técnicas do corpo e as suas representações mediáticas que contribuem para a transformação da aparência, da gestualidade e do consumo no mundo atual;
    -  expor o funcionamento material dos media, nas suas dimensões informacionais e publicitárias, e o seu impacto na vida quotidiana;
    - explorar as dinâmicas sociais e culturais de inclusão-exclusão e de hegemonia-periferia na cobertura mediática;

    - aprofundar as táticas de resistência de subculturas e outras minorias, no quadro de uma ordem global e dominante;

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.    Da comunicação aos seus modelos: visões teóricas e perspectiva histórica
    II.    A cidade como laboratório social
    III.    O corpo, o quotidiano e a gestualidade
    IV.    Os media, a cultura e o consumo
    V.    As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural
    VI.    As minorias, as subculturas e as políticas de resistência

  • Objetivos

    Objetivos

    -    delimitar o campo de conhecimento das ciências da comunicação e distinguir as perspetivas da Mass Communication Research, da Escola de Frankfurt, da Escola de Chicago, dos Cultural Studies e do pensamento contemporâneo francês;
    -    enquadrar o papel das metrópoles no frenesim comunicativo quotidiano, através de abordagens históricas como as de Simmel e Benjamin e compreender a formação da ecologia urbana no pensamento da Escola de Chicago;
    -    cartografar as formas do corpo no quotidiano, resultantes da teatralidade social (Goffman, 1993), da aparência cultivada pelos media e pela sociedade do consumo (Baudrillard, 1981), e do corpo pós-humano, hibridado com a técnica (Le Breton, 2006);
    -    caraterizar os média segundo uma perspetiva crítica assente na Escola de Frankfurt, na tradição dos estudos culturais e no pensamento contemporâneo francês;
    -    compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de grupos sociais nos media

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustrem os temas em discussão. Regime de avaliação contínua de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona.

    Adicionalmente, promover-se-á, por um lado, uma metodologia ativa, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem, enquanto que a professora assume, idem, uma função mediadora e, por outro, uma abordagem heurística.


    No primeiro cenário, procura-se a união entre a tecnologia e a educação, visto que mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (estudos, exercícios e pesquisas). Por conseguinte, promove-se a aprendizagem do conteúdo de forma autónoma.

    Exemplos: i) pré-leituras e apresentação em aulas, de forma a complementar os conteúdos expostos pelas docentes; ii) desenvolvimento de trabalho prático com reflexão teórica como vídeo-ensaio e entrega de relatório.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Benjamin, W. (2012). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d¿Água.
    • Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Lisboa: Celta.
    • Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d¿Água.
    • Morin, E (1997) - Cultura de Massa no Século XX - O Espírito do Tempo - Vol 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
    • Wolf, M. (1999) Teorias da Comunicação. 5ª Edião. Editorial Presença. Lisboa.

     

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