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Disciplina Direção de Fotografia I

  • Apresentação

    Apresentação

    Uma imagem vale mais que mil palavras! Não esquecer que Cinema, Vídeo, Documentário é imagem em movimento. A imagem é luz. Fotografar é escrever com a luz. Essa mesma luz que é um fenómeno que intriga cientistas há muito tempo, e mesmo hoje em dia não há um consenso sobre sua verdadeira natureza. Os próprios gregos já haviam indagado a seu respeito, chegando a duas conclusões, por vezes conflituantes, que dividiam as opiniões dos estudiosos. Nesta cadeira sem esquecer o lado técnico, o lado pratico o lado da realização e da criação de um ambiente de luminosidade, iremos mergulhar sobre as propriedades e as características da luz, e descobrir o porque reagir de uma forma tecnicamente – perceber o motivo dessa escolha de opções. Justificar o porque da técnica estar ao nosso serviço dessa forma. Iremos então enumerar algumas características da luz, descobertas ao longo destes milénios de estudos sobre a sua natureza.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ao longo do semestre haverá exercícios semanais/quinzenais meramente técnicos a incidir fundamentalmente na imagem/ fotografia/ enquadramentos. O conteúdo programático desta disciplina propõe-se a criar uma consciência ao aluno, de que independente dos meios ao dispor, existem sempre diversas maneiras de criar uma ambiência artificial num projeto multimédia. Dar a conhecer que a vertente “artística” de um projeto audiovisual tem de ser concebida logo que surge uma ideia e que passo a passo a fotografia tem de ser estudada até obter o resultado pretendido. Cenografia: Iluminação pontual (junto com o quadro definido) vai iluminar cirurgicamente o que se pretende mostrar ao espectador. Trabalhar em conjunto com os alunos, a necessidade tomar opções que mantenha a integridade da obra para algo além de um mero quadro, de modo a contribuir para trabalhar a arte que faz com que o cinema se distinga de qualquer outra obra audiovisual.
  • Objetivos

    Objetivos

    Mostrar aos estudantes a extrema importância da fotografia e da iluminação num projeto audiovisual. Entender que qualquer projeto audiovisual tem a luz e a fotografia como aliado. Compreender e articular e a conjugar os vários dispositivos de modo a obter a fotografia adequada ao projeto a desenvolver: Trabalhar vários projetos de diferentes índoles e de texturas diferentes Adequar os projetos desde a pós-produção a masterização final de forma diferente, dependendo do projeto Trabalhar a luz de forma mais “artista”, de forma mais “cénica”, e de forma mais “objetiva e clara” Trabalhar em equipa. Definir funções Trabalhar com Prazos. Estabelecer Cronogramas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADAMS, Ansel (1976) Camera and Lens, New York Graphic Society, Boston, CLARKE, Charles G (1999) What is a Director of Photography? American Cinematographer, ASC Press, CA, EUA, 2ª Edição, MANNONI, Laurent (2003) A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: Editora SENAC, MARTIN, Marcel. (1993) A linguagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Lda, MILLERSON, Gerald. (1991) Lighting for Television and Film. 3 ed. Londres: Library of Congress Cataloguing in Publication Data, MOURA, Edgar. (1999) 50 Anos luz, camera e acção. São Paulo: Editora SENAC, RYAN, Rod (1993) American Cinematographer Manual, ASC Press, CA, EUA, 7ª Edição, SAMUELSON, David, (1986) Motion Picture Camera & Lighting Equipment, Butterworth-Heinemann, EUA, 2nd edition SANTOS, Joel (2010) Luz, Exposição, Composição, Equipamento e Dicas para fotografar em Portugal, Editora Centro Atlântico
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

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