filmeu

Disciplina Direção de Fotografia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvem-se noções base de Linguagem e Narrativa Cinematográfica de uma perspetiva teórica e prática. Pretende-se expor a forma como funciona a linguagem do cinema e como utilizar as imagens para a construção narrativa, tendo por base diferentes géneros fílmicos. Na perspetiva teórica pretende-se estimular o conhecimento e um olhar crítico. Na perspetiva prática pretende-se aplicar os conhecimentos no desenvolvimento de projetos no semestre anterior em Direção de Fotografia I. A aplicação da linguagem audiovisual no domínio da composição de imagem, estética, movimentos de câmara. Organização e gestão de equipamentos de câmara, iluminação e maquinaria. Iniciação da modelação junto dos alunos de uma organização de uma equipa de filmagens com todos os setores coordenados na filmagem de uma cena interior e exterior.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Pequena Introdução: Do Quadro ao Plano A Gramática do Cinema - Cinematografia Linguagem Cinematográfica – Olhar da Camara O estudo da cena: objetivos, Acão, diálogo - tempo e ritmo Territórios e forças das imagens Ficção, documentário, experimental Noção de género e noção de forma A composição da cena: o movimento e a mise-en-scène Estrutura e características da narrativa Linear: Modo Prático/Cinematografia Estrutura e características da narrativa não linear: Modo Prático/Cinematografia Novos desafios às convecções narrativas, partindo do uso da câmara/lente e iluminação (mais decoração e elementos físicos e visuais)
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade criativa na elaboração de uma peça ficcional ou documental, tendo por base a imagem (direção de fotografia) como componente principal. Guiões vão ser desenvolvidos no primeiro semestre em Escrita de Argumento, e vão chegar até esta UC como base de trabalho para os 4 exercícios que vamos elaborar ao longo do segundo semestre. Desenvolver a cultura estética no domínio da composição, da iluminação e do cenário. Ter capacidade de se integrar numa equipa de filmagens sabendo as suas funções específicas como as dos restantes elementos da equipa e dos diversos departamentos. Compreender a importância do cenário na construção da imagem praticando a sua construção e decoração. Compreender as técnicas de iluminação, as necessidades de produção para as executar e o rigor no desempenho das funções de cada setor.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Antero, J. (2009). Operações de Câmara. Lisboa: Edições Lusófonas. Box, Harry C (1997) - Set Lighting Technician's Handbook -USA- Focal Press Brown, Blain - Lighting - 2sn edition USA - 1992 Dancyger, Ken (2002) - The Technique of Film and Video Editing. Focal Press, USA Gloman, Chuck; Letourneau, Tom. Placing Shadows: Lighting techs for vídeo prod. Boston: Focal Press (2005) Grau, O. (2003) Virtual Art: From Illusion to Immersion, MIT Press Jone, Chris (2010), The Guerilla Film Makers Pocketbook: The Ultimate Guide to Digital Film Making Katz, Steven (1991) Film Directing Shot by Shot Visualizing from Concept to Screen - Michael Wiese Productions
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios