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Disciplina Design de Produtos Multimédia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos conceitos e práticas de Design e desenvolvimento de produtos Multimédia e dotar os alunos de conhecimento sobre o desenho do ponto de vista do conceito, da estrutura e da comunicação visual, de produtos ou serviços multimédia com base em metodologias centradas no utilizador. Pretende também, dotar os estudantes de conhecimentos básico para o desenho de páginas web. Permitirá também ao estudante refletir sobre o impacto do design de produtos multimédia na comunicação e explorar o seu potencial como ferramenta de mudança.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que é e o que pode fazer o design multimédia?
    Paradigmas de interação - perspectiva histórica
    Design fiction, critico e especulativo.

    O que é o Human Computer Interaction (HCI)?
    Metodologias de User Centered Design (UCD)
    Técnicas de análise de utilizadores, Personas e Cenários
    Técnicas de Prototipagem
    Técnicas de Avaliação (utilizadores e peritos)

    O que é a interface?
    Design Visual Princípios de design de interação e navegação.
    Design responsivo. Padroões responsivos para a estrutura, navegação e conteúdos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver as seguintes competências:
    Compreender os paradigmas de interação no desenho de produtos multimédia;
    Conhecer os processos e técnicas de desenho centrado no utilizador;
    Ser capaz de formular questões em torno dos problemas de design apresentados;
    Conhecer estratégias de pesquisa em design;
    Selecionar e interpretar informação obtida através da pesquisas em design;
    Aplicar técnicas de pesquisa e avaliação do processo de design com o objetivo de responder aos problemas de design apresentados;
    Compreender a relação entre o desenho e o desenvolvimento de páginas Web resposivas.
    Explorar o design como ferramenta de mudança projetando futuros possíveis através de narrativas de design especulativo e objetos de design crítico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular são apresentados problemas de design cuja resolução implica uma participação
    ativa dos estudantes na procura de soluções suportados pela componente teórica e pelo
    acompanhameto semanal do docente. Combina-se uma metodologia de project-oriented learning e
    aprendizado ativo num processo iterativo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dunne, A., & Raby, F. (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social Dreaming. The MIT Press.

    Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc.

    Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces . (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O¿Reilly Media, Inc.

    Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). Human¿Computer Interaction (Third Edit). Pearson.

    Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd.

    Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design.O¿Reilly Media, Inc . Wong, R. Y., &

    Khovanskaya, V. (2018). Speculative Design in HCI: From Corporate Imaginations to Critical Orientations. 2, 175?202. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73374-6_10

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