-
Apresentação
Apresentação
A UC insere-se no âmbito da comunicação audiovisual e pretende aprofundar o domínio criativo na área. É uma disciplina laboratorial em que os estudantes realizam a pesquisa e o desenvolvimento das suas ideias, partilham-nas e discutem-nas coletivamente. Pretende-se dar conhecimento das linguagens de diferentes géneros da produção artística audiovisual e cinematográfica do panorama contemporâneo. Os guiões desenhados na UC poderão ser uma base de trabalho para a UC de Projeto de Criação Audiovisual no semestre seguinte, onde se preconiza a realização de duas curtas: ficção e documentário, a ser apresentadas no âmbito do Multiplex.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-4444
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I- ESTUDO DOS GÉNEROS NARRATIVOS NO AUDIOVISUAL O experimental na imagem movimento A imagem movimento enquanto experiência sensorial A Ficção: géneros e dramaturgia Não ficção: modos do documentário e filmar ?o real? Modelos da narrativa publicitária Estratégias do Videoclipe Cinema de vanguarda e pós-narrativo II - O DESENVOLVIMENTO E A ESCRITA Processos de construção e conceptualização de conteúdos Guião para Arte-Multimédia Guião para Publicidade, Vídeo Institucional e Videoclipe: Dossier de Ficção O Guião para Ficção Dossier de documentário O Guião para Documentário
-
Objetivos
Objetivos
A UC visa fomentar a criatividade no âmbito do desenvolvimento e escrita de guiões e da pesquisa de projeto. Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento de um vasto leque de géneros audiovisuais e respetivas linguagens. Objetiva-se, ainda, que sejam capazes de desenvolver concetual e narrativamente um projeto para cada um desses géneros.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Promoção de metodologias ativas através da discussão criativa dos projetos e de exercícios práticos. Metodologias expositivas e interrogativas através do visionamento e análise de clipes de vídeo em aula Incentivo à escrita colaborativa com ferramentas online, como plataformas de escrita específica para guiões (e.g., Celtx, WriterDuet, etc.), para que os estudantes trabalhem juntos em tempo real no desenvolvimento da escrita. Para isso, criar-se-á grupos de trabalho onde os estudantes possam desenvolver guiões em tempo real, com feedback de colegas e professores. Apresentação dos guiões finais em modo de pitching a profissionais da indústria do cinema (argumentistas, realizadores e produtores), numa sessão aberta no final do ano, na Universidade Lusófona- Centro Universitário do Porto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berger, J. (1972). Ways of seeing. Penguin Books. Field, S. (2005). Screenplay: The foundations of screenwriting. Delta. McKee, R. (1997). Story: Substance, structure, style, and the principles of screenwriting. HarperCollins. London, B. (2021). Video/Art: The First Fifty Years Nogueira, L. (2013). Géneros cinematográficos . LabCom Books. Nichols, B. (2012). Introdução ao documentário . Papirus. Rabiger, M. (2014). Developing story ideas (3rd ed.). Routledge. Rabiger, M., & Hurbis-Cherrier, M. (2020). Directing the documentary (7th ed.). Routledge. Rees, A. L. (2011). A history of experimental film and video: From the canonical avant-garde to contemporary Uroskie, A.V. (2014). Between the Black Box and the White Cube: Expanded Cinema and Postwar Art Vogler, C. (2015). A Jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores. Record. Winston, B. (2008). Claiming the real: The documentary film revisited. BFI Publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não