filmeu

Disciplina Guionismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC insere-se no âmbito da comunicação audiovisual e pretende aprofundar o domínio criativo na área. É uma disciplina laboratorial em que os estudantes realizam a pesquisa e o desenvolvimento das suas ideias, partilham-nas e discutem-nas coletivamente. Pretende-se dar conhecimento das linguagens de diferentes géneros da produção artística audiovisual e cinematográfica do panorama contemporâneo. Os guiões desenhados na UC poderão ser uma base de trabalho para a UC de Projeto de Criação Audiovisual no semestre seguinte, onde se preconiza a realização de duas curtas: ficção e documentário, a ser apresentadas no âmbito do Multiplex.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I- ESTUDO DOS GÉNEROS NARRATIVOS NO AUDIOVISUAL O experimental na imagem movimento A imagem movimento enquanto experiência sensorial A Ficção: géneros e dramaturgia Não ficção: modos do documentário e filmar ?o real? Modelos da narrativa publicitária Estratégias do Videoclipe Cinema de vanguarda e pós-narrativo II - O DESENVOLVIMENTO E A ESCRITA Processos de construção e conceptualização de conteúdos Guião para Arte-Multimédia Guião para Publicidade, Vídeo Institucional e Videoclipe: Dossier de Ficção O Guião para Ficção Dossier de documentário O Guião para Documentário
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC visa fomentar a criatividade no âmbito do desenvolvimento e escrita de guiões e da pesquisa de projeto. Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento de um vasto leque de géneros audiovisuais e respetivas linguagens. Objetiva-se, ainda, que sejam capazes de desenvolver concetual e narrativamente um projeto para cada um desses géneros.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Promoção de metodologias ativas através da discussão criativa dos projetos e de exercícios práticos. Metodologias expositivas e interrogativas através do visionamento e análise de clipes de vídeo em aula Incentivo à escrita colaborativa com ferramentas online, como plataformas de escrita específica para guiões (e.g., Celtx, WriterDuet, etc.), para que os estudantes trabalhem juntos em tempo real no desenvolvimento da escrita. Para isso, criar-se-á grupos de trabalho onde os estudantes possam desenvolver guiões em tempo real, com feedback de colegas e professores. Apresentação dos guiões finais em modo de pitching a profissionais da indústria do cinema (argumentistas, realizadores e produtores), numa sessão aberta no final do ano, na Universidade Lusófona- Centro Universitário do Porto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, J. (1972). Ways of seeing. Penguin Books. Field, S. (2005). Screenplay: The foundations of screenwriting. Delta. McKee, R. (1997). Story: Substance, structure, style, and the principles of screenwriting. HarperCollins. London, B. (2021). Video/Art: The First Fifty Years Nogueira, L. (2013). Géneros cinematográficos . LabCom Books. Nichols, B. (2012). Introdução ao documentário . Papirus. Rabiger, M. (2014). Developing story ideas (3rd ed.). Routledge. Rabiger, M., & Hurbis-Cherrier, M. (2020). Directing the documentary (7th ed.). Routledge. Rees, A. L. (2011). A history of experimental film and video: From the canonical avant-garde to contemporary Uroskie, A.V. (2014). Between the Black Box and the White Cube: Expanded Cinema and Postwar Art Vogler, C. (2015). A Jornada do escritor: Estrutura mítica para escritores. Record. Winston, B. (2008). Claiming the real: The documentary film revisited. BFI Publishing.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios