filmeu

Disciplina Direção de Atores

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objectivos: 1-Proporcionar uma visão dos diferentes modos de interpretação em cinema e televisão ao longo da história. 2-Veicular distintas metodologias de direcção de actores na sua relação com a imagem audiovisual 3-Explorar a relação entre o realizador e o actor no casting, nos ensaios e na rodagem. 4-Aprofundar a capacidade de dirigir actores através de jogos, exercícios e ensaios.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos  O trabalho do ator de teatro, de cinema e de televisão.  A criação da personagem: caraterísticas, backstory, pesquisa.  O estudo da cena: objectivos, acção, diálogo, subtexto, tempo e ritmo.  A composição da cena: o movimento e a mise-en-scéne.  O trabalho com actores não profissionais e crianças.  Casting e técnicas de audições.  Leituras, jogos e ensaios. O formalismo de Meyerhold e a tipagem de Eisenstein. O naturalismo de Griffith e o realismo de Renoir. Os modelos de Robert Bresson.Stanislavki e a memória afectiva. O Actors Studio e o Método.John Cassavetes e a improvisação.  
  • Objetivos

    Objetivos

    No fim desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: -Compreender e pôr em prática as várias etapas do processo de direcção de actores -Utilizar diferentes técnicas e metodologias de direcção de actores para audiovisual -Identificar e compreender as distintas abordagens ao actor ao longo da história do cinema  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adler, Stella - The Technique of Acting, Bantam, 1990. Gil,  Inês  -A Sombra do Caçador: do Storyboard à Direcção de Actores, Lisboa, Edições Lusófona, 2002. Nacache, Jacqueline - O Actor de Cinema. Lisboa. Edições Texto & Grafi, 2012. Naremore, James- Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press,  1988. Pudovkin, Vsevolod I. - Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited, 1930.  Sena, Assumpta - O Trabalho do Actor de Cinema, Edição Cine-Clube de Avanca, 2001. Rabiger, Michael - Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press, 2003. Weston, Judith - Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions, 1999.     
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    projecto 1

    dd-mm-yyyy

    15%

    projecto 2

    dd-mm-yyyy

    15%

    projecto 3

     

    15%

                                              projecto 4                                                                                       15%

     

                                Presença, participação e exercício em aula                                                             40 %

     

     

    A apresentação dos projectos requerem o acompanhamento das aulas.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios