filmeu

Disciplina Direção de Atores

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objectivos:
    1-Proporcionar uma visão dos diferentes modos de interpretação em cinema e televisão ao longo da história.
    2-Veicular distintas metodologias de direcção de actores na sua relação com a imagem audiovisual
    3-Explorar a relação entre o realizador e o actor no casting, nos ensaios e na rodagem.
    4-Aprofundar a capacidade de dirigir actores através de jogos, exercícios e ensaios.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1.  O trabalho do ator de teatro, de cinema e de televisão.
    2.  A criação da personagem: caraterísticas, backstory, pesquisa.
    3.  O estudo da cena: objectivos, acção, diálogo, subtexto, tempo e ritmo.
    4.  A composição da cena: o movimento e a mise-en-scéne.
    5.  O trabalho com actores não profissionais e crianças.
    6.  Casting e técnicas de audições.
    7.  Leituras, jogos e ensaios.
    8. O formalismo de Meyerhold e a tipagem de Eisenstein. O naturalismo de Griffith e o realismo de Renoir. Os modelos de Robert Bresson.Stanislavki e a memória afectiva. O Actors Studio e o Método.John Cassavetes e a improvisação.
      1.  
  • Objetivos

    Objetivos

    No fim desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
    -Compreender e pôr em prática as várias etapas do processo de direcção de actores
    -Utilizar diferentes técnicas e metodologias de direcção de actores para audiovisual
    -Identificar e compreender as distintas abordagens ao actor ao longo da história do cinema

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente

    pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate

    com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adler, Stella - The Technique of Acting, Bantam, 1990.

    • Gil,  Inês  -A Sombra do Caçador: do Storyboard à Direcção de Actores, Lisboa, Edições Lusófona, 2002.

    • Nacache, Jacqueline - O Actor de Cinema. Lisboa. Edições Texto & Grafi, 2012.

    • Naremore, James- Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press,  1988.

    • Pudovkin, Vsevolod I. - Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited, 1930. 

    • Sena, Assumpta - O Trabalho do Actor de Cinema, Edição Cine-Clube de Avanca, 2001.

    • Rabiger, Michael - Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press, 2003.

    • Weston, Judith - Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions, 1999. 

       

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios