-
Apresentação
Apresentação
Compreender a interface enquanto mediadora da comunicac¿a¿o e a sua componente emocional que molda a forma como nos relacionamos com ela e atrave¿s dela. Aprofundar conhecimento no desenho interfaces para media digitais. Identificar e aplicar diferentes abordagens ao design de interfaces atual e as diferentes dimenso¿es que esta pode ter, assim como padro¿es e princi¿pios de design. Desenvolver a capacidade de criar documentos de design detalhado de interfaces com o objetivo de serem entregues a equipas de desenvolvimento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-17089
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Design emocional II. As dimensões da Interface: Design visual, Design da arquitetura da informação, Design de interação. III. Padrões e Princípios de design IV. Sistemas de design V. Design responsivo
-
Objetivos
Objetivos
Compreensa¿o e desenvolvimento da componente emocional da interface. Conhecimento das especificidades do design para media digitais nas suas diferentes dimenso¿es Desenho de interfaces responsivas Documentac¿a¿o do design de interfaces atrave¿s de sistemas de design.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular sãao apresentados problemas de design cuja resolução implica uma participação ativa dos estudantes na procura de soluções suportados pela componente teórica e pelo acompanhameto semanal do docente. Combina-se uma metodologia de project-oriented learning e aprendizado ativo num processo iterativo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O¿Reilly Media, Inc. Hoober, S., & Berkman, E. (2012). Designing Mobile Interfaces (Second.). O¿Reilly Media, Inc. Kholmatova, A. (2017). Design Systems. Annals of the CIRP (Vol. 46). Smashing Magazine. Moggridge, B., & Atkinson, B. (2007). Designing interactions. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Nahai, N. (2012). Webs Of Influence: The psychology of online persuasion (First.). Pearson. Neil, T. (2014). Mobile Design Pattern Gallery: UI Patterns for Smartphone Apps (Second.). O¿Reilly Media, Inc. Norman, D. (2004). Emotional Design. New York: Basic Books New York. Saffer, D. (2013). Microinteractions. (M. Treseler, Ed.) (First Edit.). O¿Reilly Media, Inc. Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design. O¿Reilly Media, Inc . Walter, A. (2011). Designing for emotion. (K. Stevens, Ed.). New York, NY: Jeffrey Zeldman.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não