-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC perspetiva-se explorar contributos do Design como agente de mudança social através de projetos práticos desenvolvidos em contextos reais. Os projetos são criados em articulação com instituições do 3º setor e visam responder a desafios societais emergentes. Nesta UC privilegia-se o trabalho colaborativo e incentiva-se o raciocínio crítico e o pensamento sistémico; a experimentação e a resolução dinâmica de problemas pela identificação, formulação e resolução metodológica destes; a criatividade e a curiosidade intelectual na procura de soluções inovadoras; o desenvolvimento de competências interpessoais e de colaboração de modo a promover o intercâmbio de ideias e a partilha de ideais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7250
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Contributos do design para a inovação social. Metodologias de design thinking, valorizando o design como ferramenta de investigação. Métodos de design participativo para potenciar diálogo, partilha de informação e colaboração no processo criativo entre designers, público-alvo e stakeholders. Os conteúdos programáticos dividem-se em 4 blocos relacionados com as fases do processo projetual, adotando-se uma abordagem iterativa em função das necessidades decorrentes do processo: • definição do problema — a investigação através de métodos mistos (recolha e análise de informação documental, entrevistas, estudos de caso, análises SWOT...); • idealização — estudo de formas de abordagem ao projeto, como pode ser materializado; • prototipagem — construção de cultural probes para fomentar processos colaborativos com o público-alvo; protótipos para testes de usabilidade; • produção e entrega — produção de um modelo, comunicação do projeto e entrega ao cliente
-
Objetivos
Objetivos
Evidenciar a importância da inovação social enquanto campo de aplicação fundamental para a área de design. Promover uma prática do design socialmente consciente, valorizando a dimensão ética e sustentável do design em práticas orientadas para necessidades humanas. Mapear formas de intervenção na área do design para dar respostas a necessidades humanas específicas, através da realização de projetos em contextos reais. Promover hábitos de investigação em design e a articulação de metodologias do design em projetos de I&D. Explorar e articular metodologias e práticas de design participativo que viabilizem um trabalho próximo e em colaboração com a comunidade. Fomentar o trabalho em equipas e conteúdos multidisciplinares.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC é de caráter laboratorial. Os discentes podem desenvolver os projetos de forma individual ou em grupo, privilegiando-se a cooperação entre pares. No início do semestre, é feita a apresentação da instituição parceira e do projeto de I&D, seguida de um briefing. É definida a metodologia de trabalho dividida em 4 fases (definição do problema, idealização, prototipagem, produção e entrega) e estabelecida uma calendarização para conclusão e apresentação de resultados destas fases. Cada fase é acompanhada pelo docente, que introduz métodos específicos de investigação, experimentação e validação adaptados ao contexto e às necessidades dos projetos. São combinadas metodologias de design thinking, design participativo e práticas de investigação através do design. No final do semestre, é feita uma apresentação dos projetos à entidade parceira seguida de uma reflexão conjunta (discentes, docente e cliente) sobre o impacto social das propostas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coleman, R., Clarkson, J., Dong, H., & Cassim, J. (2007). Design for inclusivity: A practical guide to accessible, innovative and user-centred design. Gower. Costa, A. (2019). Demência — Desdramatizada e colorida. Prime Books. Ku, B., & Lupton, E. (2022). Health design thinking: Creating products and services for better health. Cooper Hewitt. Norman, D. A. (2023). Design for a better world: Meaningful, sustainable, humanity centered. The MIT Press. Sanders, E., & Stappers, P. (2023). Convivial Toolbox: generative research for the front end of design (6th edition). The Netherlands: Bis Publishers.
-
Avaliação
Avaliação
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação distribui-se por vários momentos correspondentes às diferentes fases de apresentação de resultados:
- Apresentação intercalar de resultados do processo de investigação e potenciais ideias a desenvolver: 10%
- Apresentação intercalar sobre processo de idealização — estado da arte, artefacto(s) que se pretende(m) desenvolver, respetivos benefícios para o público-alvo e características que devem apresentar; cronograma das fases de desenvolvimento do projeto: 15%
- Apresentação intercalar de resultados do projeto de design — artefactos em desenvolvimento, estudo de materiais a incluir, métodos de produção e identificação de práticas sustentáveis: 15%
- Resultados obtidos: 60%
Atendendo ao carácter eminentemente laboratorial desta UC, é obrigatório o acompanhamento em avaliação contínua, não existindo Exame de Recurso. Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas implica a reprovação à UC (à exceção de discentes com estatuto especial, conforme regulamento da universidade), os quais devem articular com a docente cronograma adaptado à situação apresentada em estatuto.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




