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Disciplina Sociologia do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular (UC) Sociologia do Desporto e das Atividades Físicas enquadra-se no 1º ciclo do curso de Educação Física e Desporto. Tem como objetivo transmitir os principais conceitos e teorias da sociologia com aplicabilidade ao universo do desporto. Pretende-se que os estudantes analisem alguns aspetos essenciais da experiência desportiva à luz da sociologia. O desenvolvimento de um olhar atento sobre a realidade desportiva enquanto facto social, permitirá estimular nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre diversas dimensões sociais do universo desportivo. Ao longo desta UC pretende-se também que os alunos identifiquem de que forma a sociologia se aplica enquanto ciência e a importância do desporto para o estudo da sociedade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo Programático (CP) I. Sociologia do Desporto

    1. Das origens ao estado actual da sociologia do desporto.

    2. Objetos de estudo.

    3. Conceitos fundamentais.

    PCII. Significado social do desporto.

    1. O desporto como fenómeno social.

    2. Agentes sociais desportivos.

    3. Representações sociais do esporte - Esporte e inclusão

    PCIII. Abordagem sociológica do desporto.

    1. Doping.

    2. Fãs, fanatismo e vandalismo.

    3. Desporto espetáculo.

    4. Desporto e meios de comunicação social.

    5. O desporto na sociedade de consumo.

    6. Desporto, política e nacionalismo.

    7. Inclusão social através do desporto.

    8. Histórias de vida de heróis desportivos.

    9. Desporto e racismo.

    10. Desporto e género.

    CPIV. TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos de aprendizagem (OA):

    OA1) Dar a conhecer os principais conceitos e teorias da sociologia com aplicabilidade ao universo do desporto.

    OA2) Promover nos alunos um olhar sob a realidade desportiva enquanto fato social.

    OA 3) Encorajar os alunos a refletirem sobre o seu próprio conhecimento e experiência empírica do desporto e das atividades físicas, particularmente na sua vertente sociológica.

    OA4) Analisar alguns aspetos essenciais da experiência desportiva à luz do olhar sociológico, como: o doping; o hooliganismo; o espetáculo; o desporto e os media; o desporto e racismo; o desporto e o género.

    OA5) Estimular nos alunos a capacidade de desenhar um projeto de investigação em ciências sociais, com base tanto na realidade empírica como nas aprendizagens teóricas, sobre o desporto.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Sala de aula invertida (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades baseadas no jogo (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7), Construção de projetos (ME8).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Giddens, A. (2013). Sociologia (9ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
    Delaney, T. e Madigan, T. (2021). The Sociology of Sports: An Introduction, 3d ed.

    Jefferson (NC): McFarland & Coakley, J. (2016). Sports in Society: Issues and Controversies (12th edition). New York: Mc GrawHill
    Campenhoudt, L. V., & Quivy, R. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva

    Rosa, V. (2017). Desporto e Sociedade. Lisboa: Bubok.

INSCRIÇÃO AVULSO
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