-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Pedagogia do Desporto enquadra-se no 1º ciclo em Educação Física e Desporto. Tem como objetivo transmitir conhecimentos e trabalhar competências na área da pedagogia do desporto. Pretende-se que os estudantes compreendam o valor da dimensão pedagógica do desporto na educação e formação do ser humano em distintos contextos de prática. O conhecimento de boas práticas na área da pedagogia do desporto será determinante para o desempenho profissional enquanto futuros professores e treinadores desportivos, tanto ao nível do planeamento como ao nível da ação. Ao longo desta UC pretende-se também que os alunos identifiquem formas de educar nos valores, diferentes modelos de educação para a saúde e a importância e educar na e para a equidade, de forma que adquiram competências pedagógicas abrangentes que possam ser aplicadas em diferentes contextos profissionais na área do desporto.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-201
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos básicos da Pedagogia do Desporto. 1.1 O objeto e objetivos da Pedagogia do Desporto. 1.2 O significado pedagógico do desporto; 1.3 A equidade como princípio estruturante da prática pedagógica. 2. A ação pedagógica do educador no desporto. 2.1 Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino. 2.2 O jogo como ferramenta pedagógica. 2.2 Processo de instrução. 2.3 Processo de observação e feedback pedagógico. 2.4 A competência do professor de desporto no processo de ensino aprendizagem. 3. A reflexão das práticas pedagógicas no contexto desportivo. 3.1 Reflexão, prática reflexiva e reflexão crítica. 3.2 Relação entre tipos de questões e níveis de reflexão.
-
Objetivos
Objetivos
1) Adquirir conhecimentos dos conceitos básicos da Pedagogia do Desporto; 2) Compreender o significado pedagógico do desporto; 3) Identificar diversos modelos de educação inclusiva e equitativa; 4) Desenvolver habilidades para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no contexto desportivo; 5) Conhecer ferramentas de reflexão para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e refletir regularmente sobre experiências práticas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem serão utilizadas: desenvolvimento de conteúdos (sessões de informação); análise crítica de textos, vídeos selecionados e de factos do quotidiano (experiências vividas pelos estudantes e/ou pesquisa na comunicação social); simulação de situações pedagógico-didáticas; atividades baseadas no jogo; análise e debate de questões relevantes (identificadas em regime de trabalho de grupo); realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo) e construção de projetos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, E., Ramos, A., Valério, C., Araújo, R., & Mesquita, I. (2024). Diving into Real-World Practicum in Physical Education: Deconstructing and Re-Signifying Pre-Service Teachers Reflections. Education Sciences, 14(1), 11. https://www.mdpi.com/2227-7102/14/1/11 Farias, C., & Mesquita, I. (Eds.). (2022). Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport (1st ed.). Routledge. Pill, S. (Ed.). (2020). Perspectives on Game-Based Coaching (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003007272 Rink, J. (2020). Teaching Physical Education for Learning (8th Edition). St. Louis: Mosby. Silva, P., Botelho-Gomes, P., & Queirós, P. (2017). As atividades físicas e desportivas têm sexo? O género no desporto. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física , (28-29), 53-63.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não