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Disciplina Desporto Adaptado

  • Apresentação

    Apresentação

    Dar conhecimento aos estudantes das diferentes vertentes do desporto adaptado recreativo, reabilitação e competição. As suas classificações funcionais no âmbito da saúde e desportivo. Proporcionar experiências de contacto com profissionais e atletas na área do desporto adaptado assim como conhecer o funcionamento de instituições com prática desportiva adaptada na área geográfica onde a Univesidade Lusófona - Centro Universitário do Porto está inserida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. CONCEITOS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DESPORTO ADAPTADO

    1. Evolução Internacional e Nacional

    2. Organizações de Desporto Adaptado

    3. Conceito de necessidades educativas especiais (NEE)

    4. Modelo clinico, social e biopsicossocial.

    CP2. ÂMBITO DE INTERVENÇÃO DO DESPORTO ADAPTADO

    1. Educativo, Terapêutico, Recreativo, Competitivo

    CP3. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

    CP4. Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência

    1. Modelo de inclusão em atividades;

    2. Ferramenta STEP

    CP5. INTERVENÇÃO PRÁTICA

    1. Visita a instituições e planeamento de atividades desportivas nas diferentes áreas de intervenção.

    2. Organização e prática de modalidades desportivas adaptadas.

    3. Aulas abertas com elementos da comunidade ligada à prática de desporto adatado: dirigente, treinador, atleta.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente Unidade Curricular tem como objetivos:

    OA1) dar a conhecer ao estudante a realidade do desporto adaptado em Portugal, as suas diferentes áreas de intervenção e valências;

    OA2) dar a conhecer ao estudante o sistemas de classificação funcional;

    OA3) Desenvolver no estudante um pensamento crítico sobre o processo de inclusão na sociedade através da prática desportiva.

    OA4) Dar conhecimento aos estudantes diferentes visões de agentes deportivos ligados ao desporto adaptado (dirigente, treinador, atleta) e proporcionar experiências nas várias instituições com prática desportiva adaptada na área geográfica onde a Universidade Lusófona do Porto está inserida.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Instituto Português do Desporto e Juventude (2021); manual do curso de treinadores de desporto, Grau I, Desporto Adaptado. Disponivel em: https://ipdj.gov.pt/documents/20123/3644128/DESPORTO+ADAPTADO_GI.pdf/1b712b72-ca67-22a7-78a5-c42f353d5818?t=1643215898782

    Instituto Português do Desporto e Juventude (2016); manual do curso de treinadores de desporto, Grau II, Desporto para pessoas com deficiência. Disponivel em: http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauII/GrauII_10_DespDeficiencia.pdf

    Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (2004), Organização Mundial da Saúde, Direção-Geral da Saúde. Disponivel em: https://catalogo.inr.pt/documents/11257/0/CIF+2004

    Categorias funcionais no desporto para pessoas com deficiência: Manual para identificação e capacitação. Activity Alliance. Disponível em: https://fpdd.org/wp-content/uploads/2021/10/CategoriasFuncionais-INTERATIVO.pdf


     

     

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