filmeu

Disciplina Desportos de Natureza, Recreação e Lazer

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se com esta UC que os estudantes adquiram competências sobre, não só a história dos desportos de exploração da natureza como da sua aplicabilidade e evolução no tempo. O conhecimento sobre os diferentes regulamentos, as diferentes abordagens de ensino das modalidades, o dominio de técnicas bases torna-se-á uma mais valia na formação dos estudantes, que lhes permitirá, exemplificar e expor os seus conhecimentos aos colegas, corrigir e orientar, planear, executar e gerir uma sessão prática da modalidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - REMO
    1.1. História da modalidade e sua evolução no tempo;
    1.2. Material
    1.3. Segurança
    1.4. Pedagogia do Remo
    1.5. Técnica
    1.6. Afinações
    1.7. Treino do Remo
    1.8. Gestão da Atividade
    1.9. Regulamentos
    1.10. Remo para pessoas com deficiência
    II - ORIENTAÇÃO
    2.1. História da modalidade e sua evolução no tempo;
    2.2. Considerações gerais da modalidade;
    2.3. Mapas de Orientação;
    2.4. Orientação Pedestre: Traçado de percursos
    2.5. Diferentes abordagens da modalidade;
    2.6. Introdução às técnicas de orientação
    2.7.Jogos Didácticos de aprendizagem da Orientação

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Desportos de Natureza, Recreação e Lazer tem como objectivo proporcionar ao aluno conhecimentos e prática sobre modalidades desportivas com características de desporto de competição/lazer únicas onde a destreza física e o contacto com a natureza são um factor predominante.

    Neste sentido pretende-se que os estudantes: 1) Conheçam as diferentes modalidades e a sua evolução no contexto desportivo 2) Experimentem/apliquem os fundamentos de iniciação à prática das modalidades 3) Realizem a gestão de uma sessão de prática desportiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aires, António; Sérgio, Luís e Aires, Tiago (2005); Manual do Traçador de Percursos, FPO

    Concept2 Indoor Rowing Foundation (2020). Instructor’s Manual

    Confederação Brasileira de Remo (2015); Guia de Remo, Manual para Iniciantes. Disponivel em: http://www.remobrasil.com/attachments/article/843/GuiaRemo-Iniciantes.pdf

    Ministério da Educação. (2018) Aprendizagens essenciais - Articulação com o perfil dos alunos. Lisboa: Ministério da Educação

    Note, Volker (2011); Rowing Faster, 2nd edition; Human Kinetics

    Orientação, desporto com pés e cabeça (2011). FPO - Mafra

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios