filmeu

Disciplina Voleibol

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC deve fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino/treino do voleibol em diferentes contextos.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Metodologia para o ensino do voleibol 

    • 1.Caracterização do voleibol como jogo desportivo coletivo
    • 2. Princípios de aprendizagem motora aplicados ao voleibol
    • 3. Princípios de ensino da tática individual e coletiva
    • 4. Construção de exercícios, plano de aula e unidade didática

    II. Estudo da técnica e tática individual fundamental

    • 1. Serviço
    • 2. Manchete
    • 3. Passe
    • 4. Remate
    • 5. Bloco
    • 6. Técnicas defensivas

    III. Estudo da estrutura tática fundamental das diferentes formas de jogo

    • 1. Jogos pré-voleibol
    • 2. Jogos reduzidos (1x1; 2x2; 3x3)
    • 3. Jogo formal (6x6)
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos:

    1) adquiram conhecimentos sobre a história, as regras básicas, as técnicas/táticas (bem como os principais erros cometidos e respetivas formas de correção) e a elaboração de planos de aula/treino e unidades didáticas; adquiram igualmente, do ponto de vista motor, os procedimentos técnicos/táticos que propiciem a sua capacidade de ensinar/demonstrar;

    2) Compreendam os princípios que regem o ensino/aprendizagem dos movimentos desportivos, da tática e de organização didática/metodológica necessários ao ensino do voleibol;

    3) Apliquem adequadamente, em situação de exercício-critério e de jogo reduzido ou formal, os procedimentos técnicos/aprendidos e, em situação de planeamento/intervenção, os conhecimentos adquiridos.   

    4) Adquiram competências de âmbito científico, operacional e transversal (predisposição para a aprendizagem, trabalho em grupo, observação de regras de segurança, respeito pelos outros e pontualidade, comunicação).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão elaboradas situações de prática pedagógica em situação simulada, visando a aprendizagem de competências de observação, conceção e intervenção e resolução de problemas práticos após discussão em pequenos grupos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reynaud, C. (Ed.) (2015). The Volleyball Coaching Bible - volume II. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.

    Hebert, M. (2014). Thinking Volleyball. Champaign, Il: Human Kinetics Publishers.

    Reynaud, C. (2011). Coaching Volleyball. Technical and Tactical skills. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.

    Paolini, M. (2009). Il Nuovo Sistema Pallavolo. Ferriera di Torgiano: Calzetti-Mariucci Editori.

    Kessel, J. (2009). Minivolley. USA Volleyball.

    Martín, J. J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Badalona: Editorial Paidotribo.

    Schmidt, B. (2016). Volleyball - Steps to success. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios