-
Apresentação
Apresentação
A UC Rugby enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivos disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões do Rugby. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC adquiram competências fundamentais para a orientação do ensino do Rugby desde os jogos pré-desportivos até ao jogo formal, adequando os seus conhecimentos aos diferentes níveis de actuação prática. O entendimento das progressões metodológicas de ensino assim como a qualidade técnica dos estudantes é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem do Rugby.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22936
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 - História da modalidade; Leis do jogo; Terminologia e simbologia. CP2 - Técnica individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva). Jogo de evasão; Formações expontâneas (Ruck e Maul); Formações ordenadas (Alinhamento e Scrum); Jogo ao Pé. CP3 - Tática individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva). CP4 - Jogos pré-desportivos; Jogos reduzidos e adaptados (Tag Rugby). CP5 - Jogo formal (7x7). CP6 - Metodologia para o ensino do rugby (Gestão do Exercício; Comunicação e Gestão de Grupo)
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem do Rugby. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) desenvolvam conhecimentos e competências específicas relacionadas com o ensino e o treino do Rugby; OA2) conheçam e apliquem as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas da modalidade; OA3) conheçam e apliquem os princípios do jogo; OA4) desenvolvam conhecimentos relativos à metodologia para o ensino e treino das dominantes táticas e técnicas introduzidas; OA5) adquiram as competências necessárias para o ensino e treino do Rugby em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caderno de Exercícios de Rugby (2012), Associação de Rugby do Norte/Federação Portuguesa de Rugby Luís Vaz e Tomaz Morais (2023), Rugby - Análise do jogo, 1 ed, Sportbook. Rugby Ready book, World Rugby, 2014 edition; Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor (2011), Federação Portuguesa de Rugby; The Laws of the Game of Rugby Union (2014) , International rugby Board (I.R.B.) (2014), Edição traduzida pela Federação Portuguesa de Rugby
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não