filmeu

Disciplina Filosofia do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

     

    Filosofia dedica-se a problemas transversais a todas as atividades humanas. Carateriza-se pela procura de respostas fundamentadas e claras para as suas perguntas, em áreas sistemáticas interligadas entre si, que assentam em conceitos e formas de argumentar desenvolvidos ao longo da história.. Esta área do saber, contempla uma grande diversidade de escolas e de métodos, que lhe permite colocar novas questões e transformá-las de forma mais aprofundadas e inovadoras. Por essa razão, grande parte das ciências nasceram a partir da Filosofia, que mantém uma intervenção indispensável nas sociedades atuais. Neste contexto, a fundamentação filosófica é necessária na prática desportiva, porque a motricidade humana não é unicamente psicofisiologia do indivíduo, mas expressão concentrada de um itinerário onde está o Homem num todo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    CP1. A Filosofia do Desporto: O que é a filosofia: Diferentes perspetivas

    CP2. O Problema do Conhecimento: O que significa conhecer

    CP3. O corpo como problema filosófico da Educação Física

    CP4. A Estética e a sua importância na pós-modernidade

    a A Estética como um valor na Educação Física

    CP5. Uma visão ética na Filosofia do Desporto

    A Ética desportiva

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Reconhecer as contribuições da filosofia do desporto para um entendimento mais amplo da condição humana e da prática desportiva. Método de Ensino (ME): aulas expositivas e discussões em grupo.

    OA2. Analisar as diferentes abordagens filosóficas de forma a entender a natureza e o propósito do desporto na sociedade, incluindo o papel do corpo, da competição e da realização pessoal.ME: aulas expositivas e discussões em grupo.

    OA3. Compreender a importância da ética e da estética na elaboração do conhecimento e no exercício da atividade profissional. ME: Aulas expositivas e atividades em grupo.

    OA4. Analisar criticamente questões éticas e morais que surgem no ambiente esportivo, como doping, violência, discriminação, entre outros. ME: Aulas expositivas, atividades práticas e discussão coletiva.

    OA5. Analisar a importância da ética na filosofia do desporto. ME: Aulas expositivas, atividades práticas e discussão coletiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Bachelard, G. (2009). A filosofia do Não (6ª ed.) Presença

    Garcia, R., Pereira, A. (2021). Ética e Desporto - Desafios Atuais e Futuros. Almedina

    Mocarzel, R. (Og). (2021). Uma busca pela estética do desporto nos documentos internacionais norteadores do desporto.Appris

    Appris Monteiro, A. (2021). E se Sócrates (o filósofo) fosse professor de Educação Física? WhiteBOOKS

    Salvater, F. (2000). Ética para um jovem. Presença

    Santos, J., Moreira, W. (2020). O corpo em cina: reflexões para a educação escolar. Revista Pensar a Prática, 23. DOI 10.5216/rpp.v23.59483

    Sérgio, M. (2023). Filosofia do Futebol. Não há jogos; há pessoas que jogam. Cultura Editora

    Sobreira, V., Nista-Piccolo, & Moreira, W. (2020). Do corpo à corporeidade. Uma possibilidade educativa. Cadernos de Pesquisa, 23 (3),1- 77.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios