-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa a compreensão crítica das bases filosóficas que sustentam a prática desportiva. O seu campo de ação incide sobre questões epistemológicas, éticas e estéticas, analisando a relação corpo-consciência, os fundamentos do conhecimento e os valores que regulam o desporto na contemporaneidade. A área de atuação integra a reflexão sobre a ética desportiva, a estética enquanto valor educativo e a natureza cultural do desporto. Estes domínios de intervenção são fundamentais para a formação de profissionais críticos, capazes de compreender o fenómeno desportivo para além da técnica, reforçando a sua dimensão humanista e contribuindo para práticas pedagógicas conscientes e socialmente responsáveis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22939
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A Filosofia do Desporto: O que é a filosofia: Diferentes perspetivas CP2. O Problema do Conhecimento: O que significa conhecer CP3. O corpo como problema filosófico da Educação Física CP4. A Estética e a sua importância na pós-modernidade a A Estética como um valor na Educação Física CP5. Uma visão ética na Filosofia do Desporto A Ética desportiva
-
Objetivos
Objetivos
Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Compreender o papel da Filosofia na análise do fenómeno desportivo, reconhecendo diferentes perspetivas filosóficas. ME: Aulas teóricas, discussão orientada e pesquisa bibliográfica. OA2. Analisar o problema do conhecimento e as suas implicações na experiência corporal e prática desportiva. ME: Análise de artigos científicos e reflexão crítica; mapas concetuais OA3. Interpretar conceções filosóficas do corpo e a sua influência na Educação Física. ME: Seminários temáticos e análise de casos; OA4. Avaliar a dimensão estética das práticas corporais na pós-modernidade. ME: Visionamento e discussão de documentários/vídeos e debates. OA5. Discutir princípios éticos no desporto e desenvolver pensamento crítico sobre dilemas morais. ME: Estudo de casos, debates e trabalhos escritos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bachelard, G. (2009). A filosofia do Não (6ª ed.) Presença Garcia, R., Pereira, A. (2021). Ética e Desporto - Desafios Atuais e Futuros. Almedina Mocarzel, R. (Og). (2021). Uma busca pela estética do desporto nos documentos internacionais norteadores do desporto.Appris Appris Monteiro, A. (2021). E se Sócrates (o filósofo) fosse professor de Educação Física? WhiteBOOKS Salvater, F. (2000). Ética para um jovem. Presença Santos, J., Moreira, W. (2020). O corpo em cina: reflexões para a educação escolar. Revista Pensar a Prática, 23. DOI 10.5216/rpp.v23.59483 Sérgio, M. (2023). Filosofia do Futebol. Não há jogos; há pessoas que jogam. Cultura Editora Sobreira, V., Nista-Piccolo, & Moreira, W. (2020). Do corpo à corporeidade. Uma possibilidade educativa. Cadernos de Pesquisa, 23 (3),1- 77.
-
Avaliação
Avaliação
•A avaliação é contínua é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona -CUPorto. Privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados. Trabalho colaborativo em torno de textos sobre a Epistemologia das Ciências Sociais, com a participação ativa e crítica dos estudantes.
•Exercícios realizados ao longo do semestre com o objetivo promover a reflexão argumentativa e fundamentada sobre as temáticas abordadas
• Elaboração/apresentação de trabalhos de pesquisa bibliográfica relacionados com os temas da UC realizados individualmente ou em grupo (o grupo não pode ultrapassar 3 elementos).
•UC funciona em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial. A classificação final resulta: 2 testes escritos (35%+35%), e 1 trabalho de grupo (20%) pelo trabalho, apresentação e discussão) e 10% sobre os exercícios de reflexão argumentativa
•Na avaliação contínua, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes teórica (2 testes escritos) e prática (trabalho individual/ grupo) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%)
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a um exame na época de recurso, mas apenas no caso de terem comparecido a pelo menos um dos dois elementos realizados no âmbito da avaliação contínua
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




