filmeu

Disciplina Prescrição e Avaliação de Exercício

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC, do 1º ciclo, e da área científica de Educação Física e Desporto, aborda o estudo: 1) das particularidades inerentes aos processos de avaliação e prescrição de exercício no âmbito das ciências do desporto (saúde, recreação e alto rendimento); 2) dos protocolos de avaliação e controlo de treino nas diferentes áreas; Estes temas são abordados de forma integrada com o processo de avaliação, a gestão de recursos materiais e humanos e a colaboração dos diversos agentes intervenientes (ginásios, clubes, juntas de freguesia/câmaras municipais). A abordagem teórico-prática desta UC explora os métodos e práticas de prescrição de exercício e avaliação da aptidão física, considerando as atividades, os conteúdos e os objetivos dos diferentes espectros da profissão do licenciado em desporto. Pretende-se que o aluno, através da pesquisa, do debate, da reflexão crítica e da exercitação prática, compreenda as especificidades e requisitos dos diferentes cenários de atuação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos fundamentais, pressupostos e implicações na prescrição de exercício e na avaliação da aptidão física no âmbito da saúde, recreação e alto rendimento.
    2. Avaliação da atividade física e da aptidão física e funcional:
      1. Composição corporal
      2. Força muscular
      3. Capacidade e potência aeróbia e anaeróbia
      4. Velocidade
      5. Flexibilidade, agilidade e equilíbrio
    3. Prescrição do Exercício
      1. Resistência aeróbia e anaeróbia
      2. Força
      3. Velocidade
      4. Flexibilidade, agilidade e equilíbrio
  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos de aprendizagem (OA) são:

    1. Conhecer, aplicar e interpretar os diversos métodos de avaliação da aptidão física nos diferentes âmbitos (saúde, recreação e alto rendimento), e para as diferentes componentes da aptidão física nas diferentes populações.

    2. Conhecer, aplicar e interpretar os diversos métodos de prescrição de exercício nos diferentes âmbitos (saúde, recreação e alto rendimento), e para as diferentes componentes da aptidão física nas diferentes populações.

    3. Analisar criticamente exemplos e problemas identificados em contexto real através de estudos de campo, observação de aulas, e/ou seminários nas aulas, planeados e realizados em pequenos grupos.

    4. Planear e avaliar intervenções no âmbito da UC, quantificando e qualificando o próprio resultado e o dos colegas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino (ME) são: Aulas expositivas (ME1);Resolução de casos práticos (ME2);Visualização e discussão de vídeos (ME3);Pesquisa e análise de artigos científicos (ME4);Atividades em pequeno grupo (ME5);Prática simulada com informação de retorno (ME6);Supervisão e análise em contexto real (ME7)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bayles, M. P. (2023). ACSM's exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
    • Powers, S.K., Howley, E.T.; Quindry, J. (2023). Exercise Physiology. Theory and application to fitness and performance (10th ed.). McGraw-Hill Education
    • Stone, M. H., Suchomel, T. J., Hornsby, W. G., Wagle, J. P., & Cunanan, A. J. (2022). Strength and conditioning in sports: from science to practice. Taylor & Francis.
    • Swain, D. P., Brawner, C. A., & American College of Sports Medicine. (2014). ACSM's resource manual for guidelines for exercise testing and prescription. Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios