filmeu

Disciplina Planeamento e Avaliação da Educação Física

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC, do 1º ciclo, e da área científica de Educação Física e Desporto, aborda o estudo: 1) das particularidades inerentes aos processos de avaliação e planeamento no âmbito das ciências do desporto; 2) dos protocolos de avaliação e controlo de treino; e 3) dos planos e programas curriculares das atividades de enriquecimento curricular (AEC) e do Desporto Escolar. Estes temas são abordados de forma integrada com o processo de avaliação, a gestão de recursos e a colaboração dos diversos agentes públicos intervenientes. A abordagem teórico-prática desta UC estuda os métodos e práticas de planeamento e avaliação, considerando as atividades, os conteúdos e os objetivos destes currículos, tendo em conta os diferentes espectros da profissão do licenciado em desporto. Pretende-se que o aluno, através da pesquisa, do debate, da reflexão crítica e da prática laboratorial, compreenda as especificidades da Educação Física e Desporto, e a sua relação com o processo de ensino.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos (CP) desta UC são:
    1. Conceitos fundamentais, pressupostos e implicações no planeamento e avaliação na educação física e desporto.
    2. Estudo dos programas da Educação Física do 1º ciclo do Ensino Básico, do Desporto Escolar, e das AECs: objetivos, matérias e processos pedagógicos.
    3. Conceitos e tipos de avaliação: valores e critérios; momentos de avaliação; funções: diagnóstica, formativa, sumativa; referências criterial e normativa.
    4. Planeamento e avaliação de projetos. Planeamento nas modalidades desportivas coletivas e individuais.
    5. A avaliação da aptidão física na educação física: o Programa FitEscola e o Modelo Australiano.
    6. O planeamento e a periodização das atividades desportivas no âmbito das AECs e do Desporto Escolar.
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos de aprendizagem (OA) são:
    1. Conhecer e interpretar os programas nacionais de educação física do 1º ciclo do ensino básico, do desporto escolar, e das atividades de enriquecimento curricular (AECs).
    2. Conhecer e interpretar as matérias e os objetivos das atividades físicas e desportivas nos diversos
    programas.
    3. Conhecer, aplicar e interpretar os diversos métodos de avaliação, adequados aos diferentes programas, e para as diferentes componentes da aptidão física na população.
    4. Relacionar os programas e a sua aplicação, considerando o contexto de planeamento, organização e gestão pedagógica.
    5. Analisar criticamente exemplos e problemas identificados em contexto real através de estudos de campo, observação de aulas, e/ou seminários nas aulas, planeados e realizados em pequenos grupos.
    6. Planear e avaliar intervenções no âmbito da UC, quantificando e qualificando o próprio resultado e o dos colegas.
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino (ME) são: Aulas expositivas (ME1);Resolução de casos práticos (ME2);Visualização e discussão de vídeos (ME3);Pesquisa e análise de artigos científicos (ME4);Atividades em pequeno grupo (ME5);Prática simulada com orientação tutorial (ME6);Supervisão e análise em contexto real (ME7).Estas ME integram práticas de inovação pedagógica (PIP-ver observações) que contemplam a elaboração de atividades online de: análise e síntese de artigos ou outros conteúdos/sites com produção de apresentações resumo (PIP1); utilização de ferramentas de criação e aplicação dos CP (PIP2).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Carvalho, L. (1994). Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim da SPEF, (10-11), 135-151.
    • Ferro, N. (2014). O Desporto Escolar em Portugal. Revista Diversidades (45),10-20.
    • Jacinto, J.; Mira, J,. Carvalho, L.; Comédias, J. (2001). Programas Nacionais de Educação Física, atualização. Revisão dos PNEF elaborados por Bom, L. et all/ Ministério da Educação (1989/1991). Acedido em www.dge.min-edu.pt.
    • Melo de Carvalho, A. (2010). Para um desporto verdadeiramente educativo. Gymnasium , 1 (1), 7-28.
    • Bom, L., et allii (1992). A Educação Física no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: DGEBS, Ministério da Educação.
       
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios