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Disciplina Desportos de Raquetes

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular acenta na vivência e desenvolvimento de competências e conhecimentos em torno de desportos de raquete com tradição no processo de ensino e de aprendizagem em contexto escolar em Portugal (ténis, badminton), assim como novas tendências no âmbito destes desportos (padel).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) História, evolução e novas tendências dos desportos de raquete

    2) Estrutura formal e da estrutura funcional dos desportos de raquete

    3) Regras e regulamentos

    4) Terminologia específica: conceitos e definições

    5) Os principais gestos técnicos: da sua análise à sua execução

    6) Componentes críticas dos movimentos, análise e interpretação

    7) Dinâmica individual e colectiva

    8) Etapas de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos de base e atualizados na área dos Desportos de Raquetes. Neste sentido pretende-se que os alunos: 1) Compreendam a especificadade dos desportos de raquetes e conhecer a sua evolução; 2) Identifiquem, descrevam e executem os procedimentos tático-técnicos específicos das modalidades; 3) Analisem e interpretem a dinâmica dos pressupostos das modalidades e dos seus procedimentos específicos; 4) Desenvolvam a capacidade de observação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1); Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2); Resolução de casos práticos (ME3); Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Badminton (2007). Leis de Jogo;

    Federação Portuguesa de Ténis (2007) - Regras Oficiais;

    Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (2007) - Regras Oficiais;

    Linares, M., & Hortelano, M. (1994). Iniciacion al Badminton. Imagem y Deporte. Zaragoza;

    Flichtbeil, R. (2006). Aprenda Ténis. Editora Civilização.

    Federação Portuguesa de Badminton (2017). Espaço Técnico. Disponível em: https://fpbadminton.pt/portal/espaco-tecnico/

    Martins, R., Dias, G., & Mendes, P. (2017). Ténis: estratégia, percepção e acção. Imprensa da Universidade de Coimbra. 

    McAfee, R. (2009). Table tennis: steps to success. Human Kinetics.

    Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (2013). O Ténis de Mesa vai à escola. Porto Editora.

    Sanches, P. (2018). Padel escolar. Guia prático do professor. EPAL.

INSCRIÇÃO AVULSO
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