-
Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular acenta na vivência e desenvolvimento de competências e conhecimentos em torno de desportos de raquete com tradição no processo de ensino e de aprendizagem em contexto escolar em Portugal (ténis, badminton), assim como novas tendências no âmbito destes desportos (padel).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22944
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) História, evolução e novas tendências dos desportos de raquete 2) Estrutura formal e da estrutura funcional dos desportos de raquete 3) Regras e regulamentos 4) Terminologia específica: conceitos e definições 5) Os principais gestos técnicos: da sua análise à sua execução 6) Componentes críticas dos movimentos, análise e interpretação 7) Dinâmica individual e colectiva 8) Etapas de aprendizagem e desenvolvimento.
-
Objetivos
Objetivos
A presente UC tem como objetivos disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos de base e atualizados na área dos Desportos de Raquetes. Neste sentido pretende-se que os alunos: 1) Compreendam a especificadade dos desportos de raquetes e conhecer a sua evolução; 2) Identifiquem, descrevam e executem os procedimentos tático-técnicos específicos das modalidades; 3) Analisem e interpretem a dinâmica dos pressupostos das modalidades e dos seus procedimentos específicos; 4) Desenvolvam a capacidade de observação.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1); Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2); Resolução de casos práticos (ME3); Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Federação Portuguesa de Badminton (2007). Leis de Jogo; Federação Portuguesa de Ténis (2007) - Regras Oficiais; Linares, M., & Hortelano, M. (1994). Iniciacion al Badminton. Imagem y Deporte. Zaragoza; Flichtbeil, R. (2006). Aprenda Ténis. Editora Civilização. Federação Portuguesa de Badminton (2017). Espaço Técnico. Disponível em: https://fpbadminton.pt/portal/espaco-tecnico/ Martins, R., Dias, G., & Mendes, P. (2017). Ténis: estratégia, percepção e acção. Imprensa da Universidade de Coimbra. Sanches, P. (2018). Padel escolar. Guia prático do professor. EPAL.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Ponderação
Prova escrita
30%
1 avaliação prática (ténis)
35%
2 avaliação prática (padel)
20%
3 avaliação prática (badminton) 15% A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) prova escrita; 2) provas práticas.
A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores) a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica).
Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática laboratorial e/ou teórica, sendo-lhes exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.
Os estudantes que pretendam a melhoria da classificação poderão submeter-se a exame na época de recurso que incidirá sobre a totalidade dos CP.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




