A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Literacia Física e Motora em Crianças e Jovens

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Literacia Física e Motora em Crianças e Jovens integra-se no domínio das Ciências do Desporto e da Educação Física, tendo como campo de ação o desenvolvimento humano, a promoção da saúde e a intervenção pedagógica em contextos escolares e comunitários. O seu foco está na compreensão, avaliação e promoção das competências motoras fundamentais, bem como na criação de contextos de aprendizagem que favoreçam a literacia física como condição essencial para a adoção de estilos de vida ativos e sustentáveis. A sua pertinência no ciclo de estudos decorre do facto de constituir uma base indispensável para a formação de futuros profissionais de Educação Física, oferecendo conhecimentos, ferramentas práticas e experiências que permitem uma intervenção qualificada junto de crianças e jovens em diferentes contextos educativos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento conceptual da literacia física 1.1 Definição, evolução e dimensões fundamentais 2. Modelos e perspetivas de literacia física 2.1 Literacia física associada à saúde, às competências motoras e à experiência pessoal, numa visão holística 3. Desenvolvimento motor infanto-juvenil 3.1 Etapas do desenvolvimento motor 3.2 Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais 4. Fatores influenciadores da literacia física 4.1 Crescimento, maturação e diferenças de género 4.2 O papel da família, da escola e da comunidade 4.3 Barreiras e oportunidades para a prática 5. Avaliação da literacia física 5.1 Princípios, importância e instrumentos/protocolos de avaliação 5.2 Métodos de observação e registo 6. Estratégias de promoção da literacia física 6.1 Práticas pedagógicas, o papel do jogo e experiências diversificadas em diferentes contextos 7. Literacia física e saúde 7.1 Relação com atividade física, sedentarismo, composição corporal e estilos de vida ativos em crianças e jovens
  • Objetivos

    Objetivos

    Competências a desenvolver: Compreender os conceitos fundamentais de literacia física e motora e a sua relevância no desenvolvimento global de crianças e jovens. Identificar e analisar os fatores individuais, sociais e ambientais que influenciam a aquisição e consolidação de competências motoras em idade infantil e juvenil. Conhecer e aplicar técnicas de observação e avaliação das competências motoras em crianças e jovens, recorrendo a instrumentos validados. Planificar e implementar estratégias pedagógicas adequadas à promoção da literacia física em contextos escolares e comunitários dirigidos a estas faixas etárias. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva sobre o papel da literacia física na saúde, bem-estar e estilos de vida ativos ao longo da vida.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC combina aulas teóricas (expositivas) e teórico-práticas, privilegiando metodologias próximas da realidade profissional. Avaliação contínua: dois trabalhos de grupo (observação/avaliação e plano de promoção da literacia física) – 35%; análise crítica de artigos científicos – 25%; e uma frequência escrita – 40%. Classificações <9,5 valores são insuficientes. A assiduidade mínima obrigatória é de 70% do total de aulas. Exame final (recurso): prova escrita (100%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cairney, J., Dudley, D., Kwan, M., Bulten, R., & Kriellaars, D. (2019). Physical literacy, physical activity and health: Toward an evidence-informed conceptual model. Sports Medicine, 49(3), 371–383. https://doi.org/10.1007/s40279-019-01063-3 Edwards, L. C., Bryant, A. S., Keegan, R. J., Morgan, K., & Jones, A. M. (2017). Definitions, foundations and associations of physical literacy: A systematic review. Sports Medicine, 47(1), 113–126. https://doi.org/10.1007/s40279-016-0560-7 García-Hermoso, Antonio (Ed.). Promotion of physical activity and health in the school setting. Springer, 2024. Jean de Dieu, H., & Zhou, K. (2021). Physical literacy assessment tools: a systematic literature review for why, what, who, and how. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 7954. Whitehead, M. (2010). Physical literacy: Throughout the lifecourse. Routledge.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios