ATENÇÃO: entre os dias 4 e 8 de novembro vão existir condicionamentos no estacionamento no Campus de Lisboa.

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Disciplina Nutrição e Exercício

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC enquadra-se no plano de estudos do 1º Ciclo em Educação Física e Desporto na área da Terapia e Reabilitação. Os conhecimentos e competências adquiridas são fundamentais para a integração em equipas multidisciplinares e para a compreensão do papel da nutrição no desporto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO
    1.Conceitos base
    2. Recomendações nutricionais
    3. Metabolismo energético: Definição e componentes
    4. Gasto energético total
    5. Necessidade energética total
    CP2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS GLÍCIDOS, PROTEÍNAS E LÍPIDOS
    1. Nomenclatura, classificação, propriedades e metabolismo
    2. Fontes alimentares
    3. Papel dos glícidos, proteínas e lípidos no exercício físico
    CP3. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MINERAIS, OLIGOELEMENTOS E VITAMINAS
    1. Nomenclatura, classificação, propriedades e metabolismo
    2. Fontes alimentares
    3. Papel dos minerais, oligoelementos e vitaminas no exercício físico
    CP4. ÁGUA, ELETRÓLITOS E EQUILÍBRIO HIDRO-ELETROLÍTICO
    1. Hidratação: conceitos
    2. Recomendação para a ingestão de água
    3. Hidratação e exercício físico
    CP5. SUPLEMENTOS ALIMENTARES E SUBSTÂNCIAS ERGOGÉNICAS
    1. Definição e classificação
    2. Legislação aplicável
    3. Suplementos alimentares e substâncias ergogénicas aplicados ao exercício físico

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e compreendam os conceitos básicos da nutrição, identificam os constituintes dos alimentos e os suplementos alimentares e seu papel no exercício físico.
    Como objetivos de aprendizagem (OA) definifidos na presente UC os estudantes devem:
    OA1. Compreender os conceitos básicos sobre nutrição, metabolismo, gasto e necessidades energéticas;
    OA2. Compreender e identificar os constituintes nutricionais dos alimentos, as suas funções, propriedades, metabolismo e funções biológicas;
    OA3. Conhecer as recomendações nutricionais de acordo com o sexo, idade e condição;
    OA4. Compreender o papel dos nutrientes no exercício físico;
    OA5. Definir suplementos alimentares e conhecer a legislação subjacente;
    OA6. Identificar os suplementos alimentares e compreender os seus efeitos no exercício físico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Burke L., Deakin V., Minehan M. (2021). Clinical Sports Nutrition (5th Edition). Australia, McGraw-Hill Education.
    • EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary reference values for nutrients: Summary report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 92 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121
    • Insel P. M., Ross D., McMahon K., & Bernstein M. (2016). Nutrition (6th Edition). Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers.
    • Karpinski C & Rosenbloom C.A. (2017). Sports Nutrition: A Handbook for Professionals (6th Edition). Academy of Nutrition and Dietetics.
INSCRIÇÃO AVULSO
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